sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 21:01:10
Nice Content News

IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que é cobrado todos os anos e destinado para os governos federais e estaduais, é muito importante para o orçamento fiscal do país, por isso, quando o proprietário falta com esse pagamento, o débito entra em dívida ativa.

Agora, como pagar licenciamento na dívida ativa neste caso?

O que este artigo aborda:

Como pagar IPVA na dívida ativa?

É claro que o governo precisa receber os valores para incluir no orçamento fiscal e, por conta disso, facilita os meios de pagar IPVA para que o proprietário consiga regularizar o quanto antes seus débitos e poder voltar a circular com seu veículo.

É muito comum que, quem busca pagar IPVA em SP, vá direto ao Detran ou acesse o site deste órgão, pois ele é responsável por lidar com quase todas as questões relacionadas a débitos veiculares, mas não será nesse site que você conseguirá pagar IPVA inscrito em dívida ativa.

Na página do Detran só vai constar que existe débito em atraso e o usuário será redirecionado ao site da Fazenda. Ao buscar informações no site da Fazenda, o proprietário do veículo encontrará qual a situação do seu automóvel com relação ao IPVA, taxas e DPVAT.

Como pagar licenciamento na dívida ativa em São Paulo?
Pin It

Foto: Pixabay

Quando aparece “débito inscrito em dívida ativa” ao lado do IPVA, o proprietário já sabe que já virou dívida ativa. Neste momento, o site da Fazenda disponibilizará o link www.dividaativa.pge.sp.gov.br, único ambiente virtual onde é possível pagar IPVA que já esteja inscrito nessa situação.

No site da PGE, do link citado acima, o proprietário seguirá as seguintes etapas:

  • Em “Consultas”, digite o Renavam do veículo ou CPF do proprietário;
  • Selecione “débito inscrito a ser quitado”;
  • Clique em “IPVA”liquidar;
  • Gere, imprima e pague a GARE IPVA DÍVIDA ATIVA – guia de recolhimento em caso de débitos inscritos em dívida ativa.

Vale lembrar que esse é o único site que pode gerar um guia de recolhimento para pagar IPVA com débito inscrito em dívida ativa, por isso, não efetue inclusão de dados nem pagamento em qualquer outra plataforma a fim de evitar golpes e prejuízos.

É possível parcelar ou fazer pagamento parcial?

Visando facilitar o recebimento e regularização de todos os veículos, a Procuradoria Geral do Estado permite que seja efetuado o parcelamento do IPVA inscrito na dívida ativa, assim como, o pagamento parcial dos débitos.

Isso é escolhido pela pessoa, no meio do processo instruído acima. A única diferença é que, na hora de clicar em liquidar, o proprietário pode optar pelo parcelamento, escolhendo a forma de pagamento.

Um detalhe muito bacana é a possibilidade de pagar IPVA inscrito em dívida ativa em até 10 vezes, facilitando muito a regularização do nome da pessoa e a situação do veículo junto aos órgãos fiscalizadores.

Por isso, se você possui IPVA atrasado e já inscrito na dívida ativa, acesse o link disponibilizado, veja qual a melhor forma de pagamento e aproveite para ficar em dia com o Fisco.

Por fim, se você quiser saber mais sobre como pagar licenciamento na dívida ativa em São Paulo, veja o vídeo do canal Dívida Zero Cae Galvão.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse