domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 11:55:04
Nice Content News

Se você tem a necessidade de se locomover pela cidade, se preocupa com o meio ambiente e gosta de estar sempre em movimento, a mobilidade ativa e sustentável pode ser um assunto que vai chamar a sua atenção. Mas você sabe o que essas três coisas têm em comum? 

O conceito de mobilidade ativa se trata justamente do ato de se movimentar utilizando a energia produzida pelo próprio corpo — aquela que fazemos quando andamos de bicicleta, por exemplo. Esse tipo de energia é utilizada desde os primórdios da humanidade, e está inserida diretamente no dia a dia do ser humano.

A utilização das bicicletas traz benefícios não somente para quem as utiliza, mas também para a mobilidade urbana e para o nosso planeta. Além disso, ela também nos auxilia em cuidados com a nossa saúde e ajuda a diminuir o uso de transportes motorizados que emitem grandes quantidades de carbono. Não é o máximo?

Quer saber mais sobre essa maneira de se locomover pela cidade? Confira abaixo neste artigo do Nice Content News que preparamos para vocês com todos os detalhes que você precisa saber!

O que este artigo aborda:

O que é a mobilidade ativa e sustentável?

A mobilidade ativa, como explicamos mais acima, é o ato de se movimentar pela cidade utilizando a energia que é necessariamente feita por meio do corpo humano, ou seja, andar a pé ou de bicicleta. Nela, as pessoas são as protagonistas, deixando de lado os combustíveis fósseis utilizados em meios de transporte.

Apesar dela ser usada no dia a dia, ela ainda não é o principal meio de transporte entre as pessoas. Isso porque as bicicletas são comumente utilizadas como prática esportiva ou até mesmo para o lazer no final de semana. No entanto, ela também tem o seu potencial como meio de transporte a ser utilizado em nossas rotinas.

Esse tipo de locomoção pode trazer grandes benefícios, tanto para quem o utiliza quanto para o meio ambiente. Além disso, ela é capaz de transformar os espaços públicos, já que há mais chances que as pessoas passem por um parque, por exemplo, parem para comer ou tomar um café. E já que estamos falando em benefícios, confira agora como a mobilidade ativa pode ser uma boa opção. 

Quais são os seus principais benefícios? 

Como explicamos acima, um dos principais benefícios que a adoção da mobilidade ativa e sustentável tem para as nossas vidas é a melhora na nossa qualidade de vida. Ao produzir energia com o próprio corpo, você estará realizando uma atividade física que é essencial, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Enquanto você está pedalando, você também está prevenindo diversas condições, como doenças cardíacas e o AVC, por exemplo. Além disso, você também vai estar melhorando os seus ossos, músculos e toda a sua resistência muscular. A bicicleta é um meio de transporte sustentável e confortável, que pode reduzir, também, o estresse e a tensão. 

Em adição a isso, você também vai estar ajudando a sua mente. Se você tem problemas de memória, sono, ansiedade e depressão, por exemplo, adotar a bicicleta como meio de transporte pode ser uma forma de te auxiliar a reduzi-los através do exercício e do contato com novos ambientes e pessoas.

Ao se tratar do meio ambiente, a utilização de bicicletas para se locomover pode auxiliar a reduzir a quantidade de emissão de carbono, se comparado ao uso dos automóveis. Os gases, que são resultado do consumo de gasolina dos carros, ônibus e táxis, cooperam cada vez mais para o acúmulo do efeito estufa na atmosfera.

As bicicletas são eficientes como meio de transporte diário. Para que a mobilidade ativa seja implementada com ainda mais sucesso, é importante o investimento na criação de ciclovias. Enquanto isso, as ruas podem e devem ser utilizadas, tomando os devidos cuidados e utilizando os equipamentos de segurança recomendados, como o capacete, as luzes de sinalização e o espelho retrovisor.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse