quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 19:39:19
Nice Content News

Antes de mais nada, para entender melhor o que é e o que faz um analista de Backoffice, precisamos perpassar por entender a importância de uma análise detalhada de demandas de uma corporação.

A atuação deste profissional passa por diversas áreas dentro de uma empresa. Ou seja: setores como administração, recursos financeiros, informática e outros, dizem respeito à sua responsabilidade.

Ademais, por se tratar de um profissional capacitado em tecnologia, é possível concluir que o  outsourcing de TI  e o uso de tecnologias que automatizam processos, são essenciais para a realização e coleta destes dados imprescindíveis de uma empresa.

Por isso, se você quer se aprofundar mais no tema e entender a importância e as funções de um analista BackOffice dentro de uma empresa, este é o artigo certo para você. Boa leitura!

O que este artigo aborda:

O que faz um Analista de Backoffice?

Em resumo, um Analista de Backoffice é o profissional responsável por coletar dados. Um exemplo desta atuação perpassa por interpretar situações que não foram sanadas pelo SAC de uma empresa, por exemplo.

Analista de Backoffice trabalhando

Por consequência, podemos concluir que a atuação deste profissional corre pela detecção e resolução de adversidades comuns no dia a dia de uma empresa.

Isso porque, é através da interpretação dos dados fornecidos pelo analista que se torna possível discutir demandas e processos internos em favor da empresa.

Por fim, é necessário entender que este profissional, quando bem utilizado, é capaz de identificar gargalos em processos rotineiros. Esses pequenos detalhes, se não interpretados ou identificados, podem gerar dores de cabeça para os gestores empresariais.

Qual a sua importância?

Convidamos o leitor a imaginar um cenário: suponha que um produto específico esteja em falta dentro de uma empresa que vende este mesmo produto.

O Analista de Backoffice, e esta é apenas uma das demandas que lhe dizem respeito, é o responsável por alertar a equipe para que o comprador não prossiga com a venda.

Por isso, neste cenário, o profissional funciona como um tipo de barreira. Isso porque, através da sua coleta de dados, ele alerta a empresa da falta de um item específico antes que sua aquisição seja feita.

Tais medidas de segurança oferecidas por este profissional evitam cancelamento de compras e, por consequência, o desgosto do cliente pela situação.

Qual o salário do Analista de Backoffice?

Sobretudo, agora que você entende um pouco mais sobre a importância deste profissional em uma corporação, se sentiu atraído por ter esse tipo de ferramenta em favor da sua empresa?

Com a situação de pandemia e a modalidade de home office em evidência no mercado de trabalho, a posição estratégica do analista também tem tendido ao atendimento remoto.

Hoje, prestando serviço para uma empresa, o salário médio recebido por este profissional é de, aproximadamente, R$1.790,00.

No entanto, existem categorias e especializações que podem tornar a remuneração do profissional maior, ou até mesmo com um salário mínimo. No entanto, a dica nestes casos é investir no que for mais capacitado, para obter melhores resultados.

Isso porque sua importância irá se desdobrar diretamente na forma como o consumidor vê a sua empresa. Por isso, não deixe de investir em um bom profissional para evitar qualquer tipo de adversidade.

Qual a diferença entre Backoffice e Front Office?

Antes de mais nada, podemos entender a diferença entre as duas funções se entendermos o significado de cada uma delas.

Enquanto Front Office, se trazido para o português, significa, em tradução literal, escritório de atendimento, BackOffice, em tradução literal, significa escritório de retaguarda.

Sendo assim, podemos entender melhor suas particularidades. Enquanto o Front Office cuida de funções diretamente ligadas a clientes da empresa, o Analista de BackOffice tem um “approach” direcionado a processos internos de uma corporação.

Qual é o papel do Middle Office entre os dois setores?

O middle office, conforme o significado do próprio nome, atua entre o BackOffice e o FrontOffice.

Sendo assim, podemos concluir que o profissional de Middle Office dialoga diretamente com estes setores da seguinte forma: ele se torna responsável pela interpretação dos dados enviados pelo BackOffice, repassando ao FrontOffice.

Por fim, e não menos importante, é por ele que perpassam a ponderação de risco e retorno que uma hipotética ação empresarial poderá trazer para o seu negócio.

Quais as vantagens de contar com um profissional Backoffice?

Sobretudo, sem um profissional para realizar a coleta direta dos dados de uma empresa, não é possível identificar erros no processo e corrigi-los.

Sendo assim, o Analista de BackOffice é essencial na rotina de uma empresa. Por isso, para identificar processos, interpretar dados e tomar decisões baseadas em fatos, é essencial que este profissional esteja presente na sua corporação.

Isto posto, se você identifica alguma falha de processo no resultado final da metodologia de uma venda da sua empresa, por exemplo, mas não consegue apontá-la de forma precisa, este profissional fará o necessário para corrigir e entender a raiz do problema.

Por fim, analisar todas as etapas operacionais dentro de uma transação e também dentro de uma empresa, conforme supracitado, é imprescindível para o crescimento e adequação ao novo cenário de transformação digital que vivemos.

Conclusão

Entender profissionais como o Analista de BackOffice como desnecessários é uma péssima alternativa para empresas que querem caminhar lado a lado com um sistema moderno e automatizado.

Isso porque todas as etapas de um procedimento são passíveis de interpretação e melhora. Por consequência, o melhor a se fazer é garantir um profissional capacitado para exercer essa função.

Por fim, vale ressaltar que identificar erros desde a sua raiz impacta, inclusive, no feedback final do seu cliente. Por isso, se você quer agradá-lo, apostar neste profissional é a melhor pedida.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Aprenda a como cuidar dos pés quando for viajar

Aprenda a como cuidar dos pés quando for viajar

4 peças para levar em uma viagem para a praia

4 peças para levar em uma viagem para a praia

10 ideias de lustres e pendentes para sua sala de estar

10 ideias de lustres e pendentes para sua sala de estar

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

6 ideias de drinks para servir no casamento

6 ideias de drinks para servir no casamento

Corpo saudável: Benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Corpo saudável: Benefícios dos exercícios físicos para a saúde