sábado, 28 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 23:01:09
Nice Content News

Trabalhar em casa pode ser uma ótima maneira de equilibrar a vida pessoal e profissional. No entanto, sem um bom planejamento e uma rotina disciplinada, o home office pode se tornar um grande desafio.

Descubra como tornar a sua rotina de trabalho home office para iniciantes mais eficiente.

O que este artigo aborda:

Como fazer uma rotina de trabalho eficiente em casa? 

Uma rotina de trabalho eficiente em casa é essencial para o sucesso do home office. Os profissionais que trabalham em casa precisam de muita disciplina e organização para conseguirem manter o seu padrão de produtividade em alta, mas equilibrado com a saúde física e mental.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a criar uma rotina que funcione no seu dia a dia:

1. Saiba quais são as suas prioridades

Com o trabalho em casa, é fácil ficar distraído com as coisas que você normalmente não faria no escritório. Essas distrações podem afetar sua produtividade, por isso é importante ter um plano para o seu dia de trabalho e saber quais são as suas prioridades. 

Rotina de trabalho home office para iniciantes 
Pin It

Foto: Pexels

Isso significa saber o que você precisa fazer e quando você precisa fazer. Se possível, crie uma lista de tarefas para cada dia e atribua um tempo para cada tarefa. 

2. Crie um espaço de trabalho adequado

Um ambiente de trabalho bem organizado e sem distrações é crucial para a produtividade. 

Reserve um espaço em sua casa que seja somente para o seu trabalho. Se puder, opte por um lugar que tenha boa iluminação natural e ventilação, o que fará uma grande diferença durante as horas do seu dia.

3. Estabeleça horários de trabalho fixos. 

Ter horários fixos para o trabalho irá ajudá-lo a manter o foco e ser mais produtivo. Busque fazer o seu horário coincidir com o horário do escritório principal da sua empresa. 

Isso permitirá tanto que você fique disponível para reuniões online quanto para outras interações com seus colegas de trabalho, estabelecendo laços e vínculos que podem ser importantes para a sua saúde mental e consequente produtividade.

4. Tenha cuidado com a sua postura

Quando você está trabalhando em um ambiente de escritório, é fácil ficar na mesma posição por longos períodos de tempo. No entanto, essa postura pode causar problemas de saúde, como dor nas costas e nos ombros. 

O Ministério do Trabalho estabeleceu parâmetros de adaptação das condições de trabalho ao bem estar do trabalhador pela NR17. Ou seja, o ambiente, a postura, e até mesmo a mobília, não podem ser escolhidos de qualquer maneira. 

Se você trabalha em casa, certifique-se de que sua postura seja correta para evitar esses problemas de saúde. Sente-se em uma superfície firme e ajuste sua cadeira para que suas costas fiquem retas. 

Coloque o monitor em um nível que seja confortável para você, de modo que você não precise esticar o pescoço para ver o que está acontecendo. 

Lembre-se de fazer, ao longo do dia, pequenos movimentos para alongar o corpo e evitar a dor.

5. Tire um tempo para se exercitar

Ficar sentado em uma mesa por longos períodos de tempo pode ser cansativo. Por isso é importante se levantar e se exercitar regularmente. Isso ajudará tanto na sua saúde física quanto mental, além de contribuir para maior energia durante o horário de trabalho.

Por isso, procure tirar um tempo para se exercitar a cada hora ou a cada duas horas. Não precisa se afastar do seu espaço de trabalho – caminhar na sua casa ou no seu pátio já é uma grande ajuda para o seu corpo. 

Entretanto, se você não consegue se levantar com tanta frequência, experimente fazer exercícios sentado na sua cadeira. Você também pode considerar investir em um conjunto de pesos leves para que você possa fazer levantamentos e outros exercícios em casa.

6. Faça pausas regulares durante o dia. 

É importante levar em consideração o seu bem-estar físico e mental quando estiver montando a sua rotina diária de trabalho em casa. 

Portanto, certifique-se de tirar pelo menos 10 minutos de descanso para cada hora de trabalho, para que você possa relaxar e manter a sua produtividade em dia. 

É o mesmo que você provavelmente faria em um escritório: evantar-se da cadeira, pegar um café, conversar com um colega… Lembre-se que isso não significa usar o tempo da pausa para tarefas domésticas, pois o objetivo é justamente descansar rapidamente.

Quais são as vantagens da rotina de trabalho home office?

O home office, ou teletrabalho, tem inúmeros benefícios, tanto para as empresas quanto para os funcionários. 

Conheça algumas das principais vantagens do home office. 

1. Aumento da produtividade

Muitos estudos já demonstram que os colaboradores que trabalham de casa são mais produtivos do que aqueles que cumprem sua jornada em um ambiente tradicional. 

Isso se deve a diversos fatores, como a eliminação de distrações e interrupções, o aumento da flexibilidade e o maior controle sobre o próprio tempo. 

2. Diminuição dos custos

As empresas que adotam o regime de teletrabalho economizam com custos fixos, como aluguel e manutenção de espaço físico, além de reduzirem as despesas com transporte e refeições dos funcionários. 

3. Melhoria do clima organizacional

O home office promove um ambiente de maior autonomia e liberdade, o que pode contribuir para aumentar a satisfação dos funcionários com seu trabalho. 

Além disso, essa modalidade de trabalho é ideal para pessoas que precisam cuidar de familiares ou que enfrentam dificuldades no deslocamento até o local de trabalho. 

4. Maior flexibilidade

Uma das principais vantagens do home office é a flexibilidade quanto ao horário e local de trabalho. Isso permite que os funcionários organizem sua rotina da maneira que melhor lhes atender, conciliando compromissos profissionais e pessoais de forma mais eficiente. 

5. Redução do estresse

Outro benefício do teletrabalho é a redução do estresse gerado pelo deslocamento diário até o escritório e pelas interrupções constantes no ambiente tradicional de trabalho. 

Com o home office, os funcionários podem evitar essas fontes de estresse e ter um dia menos cansativo, permitindo um melhor desempenho no trabalho, além de realizarem pausas que contribuem para a produtividade.

É hora de colocar as dicas em prática

Com um bom planejamento e uma rotina disciplinada, trabalhar em casa pode ser uma ótima maneira de equilibrar a vida pessoal e profissional. 

Isso significa ter um plano para o seu dia de trabalho, saber quais são suas prioridades, manter uma boa postura e se exercitar regularmente. Depois das nossas dicas, é hora de traçar o seu plano para aumentar a produtividade no home office.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de trabalho home office para iniciantes, veja o vídeo do canal Kim Walachai.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse