Nice Content News

Está querendo saber qual é o valor de um bonsai? Fato é que essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas, haja vista que é normal querer saber quanto se deve investir. Até mesmo porque essa é uma forma melhor de se organizar financeiramente.

Não há como negar que o bonsai é uma obra de arte viva. Afinal de contas, algumas dessas árvores possuem mais de cem anos de idade. É uma raridade e de uma beleza inestimável. Por isso, é normal que você pense que elas são caras.

Mas será que é mesmo assim? Afinal de contas, levando em consideração o mercado atual, com cada vez mais preços competitivos, é normal você se perguntar se é possível encontrar outras opções, que tenham um valor mais acessível.

Então, dentro desse contexto, uma das grandes dúvidas é sobre como avaliar o preço de um Bonsai. Quanto será que ele vale ou mesmo o que seria um preço justo por ele? Diante de tantas opções, dúvidas como essas estão se tornando cada vez mais comuns.

Por isso, no artigo de hoje, por intermédio dos próximos parágrafos, iremos falar um pouco mais sobre o verdadeiro valor de um bonsai. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que este artigo aborda:

Vaso com um bonsai
Vaso com um bonsai
Pin It

O preço de uma árvore de Bonsai: o que se deve olhar

A verdade é que os preços de uma árvore bonsai podem variar muito de acordo com a loja que você vai, o que é normal, haja vista que esse é o livre mercado. No entanto, também pode variar de acordo com cada país também.

As árvores mais baratas, que custam por volta de R$50,00, estão disponíveis em centros de jardinagens ao redor de todo o mundo. No entanto, em relação à disponibilidade de árvores que tenham maior qualidade, é muito mais limitada.

Agora, as árvores de altíssima qualidade, que são as mais antigas e que foram mantidas por gerações, muitas das vezes no Japão, são muito mais raras. Inclusive, muitas delas têm uma severa restrição de importação.

E isso acontece porque o fluxo dessas árvores de qualidade do Japão para os Estados Unidos e Europa é bem limitado. Grande parte das espécies de árvores devem ser de raiz nua, além de ficar em quarentena por diversos meses ou até anos.

O plantio de raiz nua, no entanto, é de alto risco para as árvores velhas, haja vista que apenas algumas espécies é que são capazes de suportar isso. Então, a regra é bem simples. Com disponibilidade limitada, os preços são maiores.

Contudo, vamos focar primeiro no material um pouco mais barato, mas que contenha uma qualidade média. Pode-se afirmar que o preço de um bonsai varia de acordo com vários fatores, sendo o maior deles a idade e o seu desenho.

Idade e histórico

Na grande maioria das vezes, as árvores de bonsai são consideradas velhas, caras e impossíveis de se manter vivas.

Mas, a fim de simplificar um pouco mais as coisas, o que podemos dizer é que, quanto mais maduro for um bonsai, mais caro ele é.

Mesmo porque, todas as árvores mais caras que se tem conhecimento, todas elas são mais velhas e foram mantidas em vasos por gerações.

Desenho e afilamento do tronco

Outra coisa que é interessante saber sobre o assunto é que a grande maioria dos bonsai baratos são cultivados na China. Aqui no Brasil, elas apenas se desenvolvem de estacas a plantas de até 2m de altura. Isso com apenas 3 a 5 anos.

E, quando os troncos tiverem se desenvolvido a uma espessura suficiente, a planta de 2m é cortada, para que fique apenas alguns centímetros. Depois, deixa-se passar cerca de um ano, a fim de fazer com que ela desenvolva alguns galhos.

Deixar que a árvore se desenvolva na altura para depois cortar é uma das formas mais rápidas de se ter um tronco mais grosso. No entanto, obviamente a cicatriz ficará sempre visível, além de o tronco não ter filamento.

O preço do bonsai depende muito também de quanto tempo se investe para uma determinada árvore. O método mais rápido é mais barato, mas o resultado não é tão atraente.

Já a combinação de um tronco grosso, com afilamento, é mais cara, já que precisa de mais tempo para se desenvolver.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse