Por ser um país de clima tropical, o Brasil não é um destino favorável para quem busca praticar esportes gelados. Porém, existem locais como resorts com ski e pistas de gelo artificial, onde tanto amadores quanto profissionais podem exercitar o equilíbrio em cima das pranchas.
Mas o principal atrativo de esportes como esqui e snowboard é justamente deslizar na neve, e alguns destinos são famosos por proporcionarem experiências únicas nesse sentido. É possível planejar a viagem para todos os orçamentos, já que os destinos estão espalhados do sul da América Latina até o outro lado do globo, no Japão.
O que este artigo aborda:
- Onde praticar snowboard e esqui na América do Norte
- Aspen (EUA)
- Whistler (Canadá)
- Lugares para esquiar na Europa
- Verbier (Suíça)
- Chamonix (França)
- Lugares de esqui e snowboard na Ásia
- Niseko (Japão)
- Resorts de esqui na América Latina
- Valle Nevado (Chile)
Onde praticar snowboard e esqui na América do Norte
Entre os meses de novembro e fevereiro, muitos turistas buscam destinos na América do Norte, por conta do inverno e, consequentemente, da neve. Por lá, existem inúmeras opções de estações de esqui e pistas de neve para quem quer experienciar uma descida de snowboard.
Aspen (EUA)
Famoso por ser um destino frequentado por celebridades, Aspen fica na região das Rocky Mountains, e é uma das melhores opções para esquiar. Neve de qualidade, estrutura completa e segura, além de serviços de alto nível são características de Aspen, que agrada tanto iniciantes nos esportes de neve quanto pessoas já habituadas.
Whistler (Canadá)
Uma vila animada e considerada um dos melhores pontos para quem busca se aventurar nos esportes de neve, Whistler, no Canadá, está sempre no ranking. Praticantes de esqui e snowboarding de todos os níveis encontram, ali, pistas diferentes e em conformidade com as normas de segurança. No entorno, comércio local e atividades para todos os gostos.
Lugares para esquiar na Europa
Quando colocamos Europa e neve na mesma frase, é bem provável que os Alpes Suíços venham como imagem à mente. Isso porque o destino é um dos mais procurados durante a alta temporada para praticantes de esqui e snowboarding, além da paisagem exuberante e das diversas opções de hospedagem.
Verbier (Suíça)
Sofisticação e espaço de sobra para esquiar definem a cidade de Verbier, na Suíça. Hotéis luxuosos, vistas de tirar o fôlego e estrutura para receber desde curiosos nos esportes de neve até competições profissionais, ou seja, o destino oferece pacote completo para qualquer perfil de viajante.
Chamonix (França)
Localizada a pouco mais de 1 hora de carro de Verbier, a cidade de Chamonix, aos pés do Mont Blanc, é outro destino sem chance de erro para entusiastas da neve. A região oferece trajetos complexos para esquiadores e snowboarders experientes, assim como atividades mais tranquilas para visitantes menos aventureiros.
Lugares de esqui e snowboard na Ásia
O continente asiático é cheio de surpresas, e embora o Monte Everest seja lembrado com frequência quando o assunto é neve por lá, existem outros destinos que surpreendem quem deseja praticar esportes na neve fora do circuito turístico convencional.
Niseko (Japão)
Proporcionando um acumulado de neve com a leveza das flores de cerejeira, Niseko é um destino no Japão para os mais alternativos. Além das pistas de esqui, a região proporciona banhos de água termal e uma imersão única na cultura de um dos países mais hospitaleiros que existem.
Resorts de esqui na América Latina
Os países da América Latina são tão diversos quanto sua população, e isso inclui o clima. Alguns destinos recebem neve em determinados períodos do ano, o que favorece brasileiros que querem descobrir a experiência de esquiar na neve, mas não desejam viajar para outro continente.
Valle Nevado (Chile)
O Chile é um dos países com mais opções de estações de esqui e resorts dentro da América Latina. O Valle Nevado é um dos mais conhecidos, com atividades para iniciantes, aluguel de equipamentos, restaurantes, teleféricos, vistas inesquecíveis e pista de esqui, considerada a maior da América do Sul.
Artigos relacionados: