Nice Content News

Com tanta inovação aparecendo no mercado de negócios eletrônicos, muitas empresas brasileiras e internacionais estão possuindo uma grande dúvida sobre a gestão de negócios online.

Com a ascensão dos e-commerces, e marketplaces dominando o mercado do comércio eletrônico, descobrir qual é o profissional da área de ecommerce e marketplace que pode lidar com a gestão da loja virtual é extremamente importante.

Então, quem deseja iniciar um e-commerce atualmente, precisará contar com quantos profissionais? Essa é a questão de “um milhão de dólares”. Tirando as brincadeiras, é importante ressaltar que ao abrir uma loja virtual, o dono deste novo negócio eletrônico precisará contar com uma equipe especializada em Marketing Digital para engrenar as vendas. 

Atualmente, no mercado de marketing digital, existem muitos bons profissionais, portanto, seja contratando uma agência para terceirizar esse trabalho, ou fazendo esse serviço internamente ao contratar profissionais qualificados para criar uma equipe, com certeza tudo irá fluir e as primeiras vendas irão surgir.

O que este artigo aborda:

Gestão de negócios online: com quem você precisa contar?
Gestão de negócios online: com quem você precisa contar?
Pin It

Profissionais para gerenciar um negócio online

Para melhor entendimento, foi separado neste artigo um elenco completo para começar a fazer a loja virtual a trazer boas vendas, isso, é claro, se o dono deste novo comércio eletrônico não quiser terceirizar os serviços de uma agência de marketing que entregaria todos esses serviços em apenas um pacote.

Analista

Como o nome sugere, um analista é a pessoa responsável por administrar investimentos em mídias como: Google Ads, Facebook, Instagram, LinkedIn e afins.

Além deste profissional precisar de um arsenal de ferramentas para conseguir avaliar as métricas obtidas nas redes sociais do e-commerce, ele precisa utilizar outras plataformas que consigam trazer à tona as estatísticas de carrinhos abandonados, vitrine inteligente e afins.

Assistente de e-commerce

Certamente o dono de um e-commerce precisará gerir outras atividades que se referem a sua loja física, talvez, portanto ter um assistente que irá atuar no serviço operacional do e-commerce é indispensável.

Tirar dúvidas, resolver consultas de clientes, atualizar informações do site, mexer com o faturamento das vendas e mexer com o marketplace são todas tarefas agregadas a essa profissão.

Um ponto crucial é que dependendo da demanda de trabalho, serão necessários diversos assistentes para suprir, portanto preparar o bolso nesta ocasião, caso o negócio esteja indo bem, é importante.

Produtor de conteúdo

Um produtor de conteúdo é indispensável para empresas que possuem blogs ou canais que necessitam de alimentação de conteúdos.

Este profissional irá desenvolver conteúdos informativos de acordo com a etapa do funil que está sendo trabalhado no momento, seguindo as melhores estratégias de Inbound Marketing para atrair clientes para a empresa.

O profissional que atua nesta profissão, obrigatoriamente, precisa ter o curso de Inbound Marketing em dia, além disso, é necessário que ele saiba sobre SEO para criar um conteúdo bem otimizado e tenha o português “calibrado”.

Atendente de vendas e sac

Talvez uma das profissões mais responsáveis dentro de uma gestão de negócios online. Uma pessoa encarregada de auxiliar nas vendas e no SAC, para empresas pequenas, já é o suficiente.

Mas caso o e-commerce ganhe grandes proporções, será necessário dividir as áreas e buscar mais profissionais capacitados para exercer essa função.

Logística

Planejamento de entregas e distribuição de mercadorias não se fazem sozinho. Por isso, ter um profissional capacitado e responsável por essas funções, é extremamente importante.

Geralmente, esses profissionais são chamados de assistente de logística, pois ele dá auxílio direto para o gerente do e-commerce.

Como foi possível conferir no decorrer deste artigo, para o gerenciamento correto de um negócio online, possivelmente, será necessário contar com 5 profissionais, caso sejam contratados apenas um de cada setor especificado neste artigo.

No entanto, cada empresa tem sua demanda e, possivelmente, se a demanda for grande, serão necessários mais profissionais.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse