Nice Content News

Conhecer a capital de uma nação é uma daquelas experiências enriquecedoras que a gente jamais esquece. E talvez você nunca tenha se dado conta, mas o turismo para a capital brasileira não está entre os mais populares em nosso país, talvez pelo fato dela estar muito distante dos principais destinos turísticos. No entanto, visitar e se hospedar em Brasília pode ser uma vivência incrível para você, especialmente se aprecia história e arquitetura.

Afinal, Brasília foi uma cidade idealizada e planejada em cada um de seus aspectos, em cada esquina e em cada construção. Por isso mesmo, a capital possui características únicas no mundo, possibilitando explorar um roteiro arquitetônico do modernismo brasileiro de tirar o fôlego.

Dos destinos mais famosos — e óbvios por ser uma capital — até os menos conhecidos, mas que também são fascinantes, neste artigo você irá conhecer algumas sugestões para criar seu próprio roteiro e aproveitar tudo o que Brasília pode te oferecer em história e arquitetura. Confira!

O que este artigo aborda:

Roteiro arquitetônico para conhecer a história de Brasília
Roteiro arquitetônico para conhecer a história de Brasília
Pin It

Os clássicos: Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes

Nosso roteiro não poderia começar de maneira diferente: afinal, visitar o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes te proporciona uma experiência combinada de história, arquitetura e política. Visitá-los é estar diante dos lugares em que o governo nacional é realizado.

Falando primeiro do Congresso, ele é um dos edifícios mais emblemáticos de Brasília. Projetado pelo lendário Oscar Niemeyer, o edifício possui duas torres e duas cúpulas — uma convexa, que abriga o Senado, e outra côncava, que abriga a Câmara dos Deputados. Este é nada menos que o símbolo da democracia brasileira.

Sua arquitetura reflete a essência de Brasília, refletindo, como parte do plano piloto, a modernidade e o ideal político da época de sua fundação, em 1960. Lá, é possível fazer visitas guiadas, nas quais você poderá desfrutar de cada detalhe da imponente construção.

Para quem gosta de espaços abertos, a Praça dos Três Poderes deve ser incluída no roteiro de viagem. Essa área cívica, que reúne os mais importantes prédios da política nacional brasileira, foi idealizada para simbolizar a independência e a harmonia entre os três poderes da República.

Se você for até lá, dedique um tempo para conferir as obras de artes localizadas no centro da praça, como a “Pira da Pátria” e a “Escultura dos Candangos”.

Museu Nacional e Catedral Metropolitana de Brasília

O Museu Nacional Honestino Guimarães está localizado no Complexo Cultural da República, também projetado por Oscar Niemeyer. De forma esférica, com uma imponente rampa, o edifício expressa o minimalismo característico do modernismo. Ele abriga exposições de arte moderna e contemporânea, além de eventos culturais e artísticos.

Um dos grandes exemplos das possibilidades que o concreto armado oferecia para a arquitetura modernista, a Catedral Metropolitana de Brasília foi inspirada nas cúpulas gigantes criadas pelos antigos mestres. Niemeyer idealizou uma estrutura que parece ascender aos céus, como mãos que se unem em oração, numa estrutura hiperboloide.

Palácios: Alvorada e Itamaraty

Engana-se quem pensa que o Brasil não tem palácios ou que eles se limitam aos clássicos do período Medieval e Moderno.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República e um dos primeiros edifícios erguidos em Brasília. Nele, temos toda a simplicidade, minimalismo e elegância que caracterizam o modernismo brasileiro. Seu nome simboliza o amanhecer de uma nova era para o Brasil e a sua política.

Naturalmente, o acesso ao interior do Palácio da Alvorada é restrito, mas é possível visitar os jardins e contemplar bem de perto a arquitetura do local. Se deseja conhecer mais sobre a história e os detalhes da obra, não deixe de participar de uma das visitas guiadas disponíveis.

O Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos (pelas formas que o envolvem), é a sede dos Ministérios das Relações Exteriores. Com grandes espelhos d’água que refletem os arcos característicos do edifício, esse é de fato um dos exemplos mais impressionantes da vanguarda modernista brasileira e todo o seu potencial.

Visitas guiadas ao seu interior são permitidas — além de uma excelente oportunidade para conhecer todos os seus espaços, detalhes e obras de artes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse