sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 20:45:08
Nice Content News

Com a popularização da internet, cada vez mais pessoas têm buscado trabalhar de forma autônoma. Seja pela maior flexibilidade de horários, ou pelo conforto de escolher o ambiente que gostaria de trabalhar. 

Além disso, o trabalho autônomo tem se mostrado uma ótima opção para quem quer complementar a renda ou até mesmo substituir o emprego principal. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para quem quer trabalhar com serviços autônomos e destacar quais os serviços autônomos estão em alta. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

O que é trabalho autônomo?

De modo geral, o trabalho autônomo é toda atividade feita por profissionais de forma liberal, sem vínculo empregatício. Ela pode ser no formato de prestação de serviços para empresas, ou para pessoas em um determinado tempo.

O número de profissionais que trabalham por conta própria vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Ele também pode ser uma opção para quem quer novas oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com o IBGE, o país tem mais de 12 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), o que representa quase 7% da população economicamente ativa.

Serviços autônomos em alta: Top 13
Pin It

Foto: Pixabay

Com a popularização do modelo de negócio e a facilidade para se tornar um empreendedor individual, muitas pessoas estão optando por trabalhar por conta própria e oferecer serviços autônomos.

A carreira autônoma tem seus desafios, mas também oferece muitas vantagens, como a flexibilidade de horários, a liberdade para escolher os clientes e os projetos que quer trabalhar e a possibilidade de ter um rendimento maior do que o salário fixo.

Se você está pensando em se tornar um profissional autônomo ou já é um empreendedor individual, confira aqui algumas dicas para ter sucesso na carreira.

O mercado brasileiro de serviços autônomos

Os serviços autônomos são extremamente importantes para o mercado brasileiro, pois oferecem aos profissionais a oportunidade de servir em diversas áreas do mercado, sejam eles manuais ou intelectuais. Eles também são responsáveis por grande parte do lucro dos empresários brasileiros.

Os principais serviços autônomos em alta no Brasil incluem:

  • Freelancer de design gráfico;
  • Redator de artigos;
  • Parceiro ou afiliado de marketing digital;
  • Desenvolvedor de aplicativos;
  • Criador de vídeos;
  • Instrutor online;
  • Programador.

Alguns destes serviços autônomos são mais procurados do que outros. Portanto, recomenda-se àqueles que querem se tornar autônomos busquem uma formação específica nos serviços de interesse, antes de qualquer coisa. 

Por outro lado, serviços como o freelancer de design gráfico, afiliado de marketing digital e instrutor online podem ser acessíveis a profissionais com experiência, já que estes serviços não exigem treinamento especializado.

Além da área digital, outras categorias bastante procuradas são:

  • Eletricistas;
  • Assessoria contábil;
  • Assessoria financeira;
  • Auxiliar administrativo;
  • Vendedores;
  • Limpeza e manutenção comercial e residencial.

Dicas para crescer na carreira autônoma

Um setor que apresenta alto crescimento na demanda, quase sempre significa um setor com muita concorrência.

A prestação de serviços autônomos em alta não foge dessa regra. Por isso, é importante saber como se destacar nesse mercado e desenvolver a sua carreira.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada. Vamos conhecê-las?

1. O que diferencia o seu trabalho?

Uma das principais formas de conseguir clientes é criando algo único, que você possa oferecer como serviço para as pessoas.

Depois que você descobriu seu nicho, é hora de se dedicar a essa área específica, para estar sempre atualizado.

Assim, seus clientes perceberão que você é especialista e confiarão mais no seu trabalho.

2. Elabore o seu portfólio

Outra forma de se destacar é criar um portfólio com seus trabalhos mais importantes para mostrar que você tem experiência e é capaz de entregar resultados de qualidade.

Não há problema nenhum em escolher um ou dois trabalhos e deixar os demais de fora do portfólio, portanto avalie os seus melhores resultados e exponha-os.

Hoje já existe uma infinidade de plataformas digitais que oferecem esse suporte na hora de construir seu portfólio. Aposte na modernidade e inovação, isso mostra qualidade no trabalho.

3. Invista em qualificação profissional

Um serviço autônomo bem-sucedido precisa ter um alto grau de especialização e as pessoas procuram profissionais qualificados para realizar tarefas específicas.

No caso dos eletricistas, por exemplo, buscamos profissionais qualificados na área. Para isso, o curso NR10 é fundamental, pois o profissional que o faz obtém a qualificação necessária para atuar na área com segurança.

A qualificação com o treinamento NR10 é importante para qualificar os eletricistas e aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho. Ele adquire o conhecimento específico para melhorar seus serviços, assegurando a qualidade necessária. 

Por isso, selecione habilidades e qualificações específicas através de cursos ou treinamentos para melhorar o seu portfólio de serviços.

4. Saiba como comunicar e manter um bom relacionamento

É evidente que é sempre importante investir nas habilidades de relacionamento com o cliente, como o networking, para aumentar o alcance e conquistar novos contratos.

Oferecer serviços também é desenvolver relacionamentos. Desenvolva uma comunicação empática e atenta às particularidades de cada cliente. O trabalho autônomo te dá mais recursos para personalizar seu serviço. Aproveite isso e desenvolva uma habilidade de comunicação que valorize o relacionamento com o cliente.

Nunca é bom enviar propostas ou ofertas sem antes conhecer os seus clientes e entender suas necessidades.

É essencial personalizar as suas ofertas de serviços de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, vai ficar claro que você entende suas necessidades e que está comprometido em atendê-las.

5. Procure feedbacks

Por fim, é fundamental demonstrar consistência e boas práticas em todos os aspectos da sua carreira autônoma, especialmente quando se trata de entrega de serviços.

Assim, tente obter feedback regular dos seus clientes para melhorar a qualidade dos seus serviços e resultados alcançados.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como autônomo

Por não ter vínculo empregatício com nenhuma empresa, o profissional autônomo consegue ter uma flexibilidade profissional muito positiva. Além da autonomia financeira, o profissional é dono da sua rotina e pode adequá-la a outras atividades do seu interesse.

Outra vantagem é a facilidade de conseguir trabalhos, principalmente com a ascensão do mercado digital. Inúmeros serviços são requisitados, por meio de contratos temporários. Sem falar nas plataformas que oferecem um cadastro de profissionais freelancer para conectar com pessoas que precisam de algum tipo de serviço.

O profissional autônomo tem mais domínio sobre seus objetivos profissionais. É comum inicialmente ficar com receio da possível insegurança financeira. Uma vez que o profissional CTL tem uma aparente estabilidade. Mas engana-se quem pensa que essa estabilidade é inquestionável. Com um mercado tão aquecido e volátil, qualquer profissional precisa estar atento a necessidade de atualização e adequação. Ou seja, não dá para ninguém ficar parado.

A vantagem é que o profissional autônomo é quem assume os riscos daquilo que faz. Isso pode parecer ruim, mas no fim ele não aliena sua força de trabalho e pode planejar seu crescimento profissional sem depender de um “chefe” para aprovar.

O profissional autônomo não tem obrigação de se reportar para um superior, e nem deve obediência a ninguém. Com um bom planejamento e disciplina ele pode conseguir alcançar seus objetivos profissionais.

Algumas das principais vantagens de trabalhar como autônomo incluem o controle dos horários, oportunidades para ganhar mais, melhor qualidade de vida, flexibilidade financeira e a possibilidade de se tornar um especialista no setor.

Principais vantagens

Controle do próprio horário

Os trabalhadores autônomos são livres para decidir quando começar e terminar o seu trabalho, e assim podem adequar melhor às necessidades às suas próprias responsabilidades.

Qualidade de vida

Outra grande vantagem do trabalho autônomo é a melhoria da qualidade de vida. Ter mais tempo para fazer as coisas que você gosta ajuda a relaxar, reduzir o estresse e, portanto, a melhorar a saúde.

Além disso, os profissionais autônomos têm mais flexibilidade financeira, visto que não precisam ganhar salários fixos. Eles podem escolher quando trabalhar e quanto ganhar, permitindo-lhes gerenciar melhor as suas finanças.

Flexibilidade

Considerando que os autônomos são responsáveis por seu próprio negócio, possuem liberdade para escolher seus projetos e trabalhar de qualquer lugar que possa oferecer tranquilidade.  

Da mesma forma, há a possibilidade de expandir os seus conhecimentos e experiências de acordo com o que deseja para o seu futuro.

Principais desvantagens

Não assumir vínculo empregatício pode ser desconfortável para muitos profissionais. Existem inúmeros benefícios que só são possíveis com carteira assinada. Férias, FGTS, seguro desemprego, 13° salário, folga remunerada, horas extras, seguro desemprego, entre outros.

Como profissional autônomo você é responsável por garantir sua aposentadoria, pagando o INSS ou criando uma poupança. Outra desvantagem é que muitos benefícios não são concedidos a profissionais autônomos, como por exemplo, vale-transporte, plano de saúde, vale-refeição, gratificações e, no caso de cargos públicos, estabilidade.

O profissional autônomo não tem uma renda definida, o que pode dificultar o controle financeiro e planejamentos futuros. Isso pode gerar uma série de preocupações e exigir muito da saúde mental. Da mesma forma, sem proteção da legislação trabalhista, o profissional precisa se planejar para custear os benefícios mínimos para uma qualidade de vida profissional.

O trabalho autônomo pode exigir também mais disciplina e resiliência do trabalhador. Afinal, ele também será responsável pela captação de clientes, otimização dos recursos, planejamentos financeiros, e tudo o que um trabalho CLT já oferece como estrutura dada.

Existe a flexibilidade de ter autonomia de gerir sua própria carreira, mas os desafios são inegáveis. Não adianta ter apenas a qualificação técnica, o profissional autônomo no fim vai precisar entender um pouquinho de cada área.

Invista na sua carreira como autônomo

Agora você já sabe que trabalhar como autônomo apresenta muitas vantagens.

Os trabalhadores autônomos podem gostar de controlar os seus horários e têm a possibilidade de ganhar mais, bem como melhorar a sua qualidade de vida e desfrutar da flexibilidade financeira.

Além disso, ao trabalhar como autônomo, é possível tornar-se um especialista na área em que trabalha e expandir os seus serviços, tornando-se referência na área.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas sobre serviços autônomos, veja o vídeo do canal Montar um Negócio.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse