Nice Content News

Para realizar atividades em locais de difícil acesso ou em alturas elevadas, nada melhor do que contar com um maquinário adequado, que garanta a segurança e agilidade da operação, como a plataforma elevatória. 

A máquina é composta por uma carroceria de caminhão, uma base – onde o operador permanece durante o serviço – e uma estrutura elevatória flexível, que alcança alturas a partir de dois metros.

Por ser muito versátil, é comum encontrarmos a plataforma elevatória em diversos ramos de atividades, substituindo estruturas – como andaimes – de forma muito mais segura e eficaz. 

Dentre os locais onde encontramos plataformas elevatórias com frequência, podemos citar a construção civil, manutenção de rede elétrica, pintura e manutenção de fachadas de edifícios, em atividades desenvolvidas por estoquistas, entre outros. 

Vale ressaltar também que, além de viabilizar o alcance de alturas elevadas, a plataforma elevatória permite transportar cargas pesadas de um local para outro e levantá-las a grandes alturas, o que otimiza tanto o tempo despendido nas atividades, quanto o orçamento destinado para o aluguel das máquinas. 

Com tudo isso, ficam muito claros os motivos que tornam a locação de plataformas elevatórias algo vantajoso e, a seguir, você confere uma lista de pormenores que devem ser observados antes de dar início à operação. Confira!

O que este artigo aborda:

Dois homens em uma plataforma elevatória
Dois homens em uma plataforma elevatória
Pin It

Locação de plataforma elevatória, como escolher? 

Antes de mais nada, é preciso considerar o local da operação da plataforma elevatória para escolher o modelo mais adequado.

Existem opções que se destinam a variadas atividades e uma escolha certeira é importante para garantir o bom andamento e a segurança de todos os envolvidos em seu uso. 

Sobre os tipos, podemos citar: 

Plataforma tesoura: com a estrutura elevatória flexível e sanfonada, a plataforma tesoura é capaz de suportar uma plataforma mais larga e, consequentemente, mais peso do que os demais modelos. 

Por essa razão, o modelo é ideal para operações com mais de um funcionário ao mesmo tempo ou para aquelas que exijam uma maior capacidade de carga. 

Existem, ainda, plataformas elevatórias tesoura elétricas ou à combustão, sendo a primeira indicada para trabalhos em locais fechados e nivelados e a segunda recomendada para operações em campo aberto e com desníveis no solo.

Plataforma articulada: nesta máquina,  a estrutura elevatória consiste em um braço articulado que se movimenta em diversas direções, oferecendo amplo alcance tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, sendo assim a plataforma articulada o modelo mais versátil de todos.

Por isso, a máquina é encontrada tanto em ambientes internos, quanto em externos, já que não há grandes obstáculos que a plataforma elevatória articulada não possa superar. 

Plataforma elevatória mastro: a mais compacta de todas, a plataforma elevatória mastro consiste em um braço que se movimenta verticalmente, elevando a plataforma com facilidade até a altura desejada. 

Por suas menores dimensões, encontramos a plataforma elevatória mastro em ambientes internos, como supermercados, shoppings, estoques, armazéns e até mesmo em indústrias.

Como operar plataforma elevatória com segurança?

Como toda operação que envolva a manipulação e transporte de cargas pesadas e em grandes alturas, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança no uso das plataformas elevatórias. 

Em primeiro lugar, as máquinas somente devem ser operadas por profissionais capacitados e devidamente habilitados para a operação de segurança, sempre levando em conta as normas vigentes (NR18).

Todos os envolvidos na ação – operadores e demais trabalhadores que estejam por perto – devem estar munidos de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e óculos, e é preciso redobrar a atenção.

Durante todo o serviço com as plataformas elevatórias, é recomendável isolar a área, evitando o trânsito de pedestres, máquinas e veículos nas imediações, reduzindo assim as chances de danos e acidentes graves caso algo não saia como o planejado. 

Além disso, é necessário garantir que as máquinas utilizadas estejam com a manutenção em dia, uma vez que seu funcionamento pode acarretar prejuízos e até mesmo causar graves acidentes. 

Por todas essas razões, vale a pena optar pela locação de plataformas elevatórias com empresas especializadas e de confiança, que trabalhem apenas com maquinário de última geração, sempre com os devidos cuidados e reparos. 

Comumente, essas empresas também designam profissionais especializados para a operação das máquinas, então você não precisa se preocupar com nada além da contratação do aluguel e pagamento dos valores combinados.

Ainda com relação a valores, o custo benefício da locação tende a ser bem mais atrativo, uma vez que a aquisição de plataformas elevatórias exige um alto investimento e sua manutenção também representa gasto expressivo. 

E então, que tal contar com a praticidade da plataforma elevatória em sua obra? Agora que você já sabe o que considerar antes de fazer a locação, é só consultar uma empresa de confiança e fazer seu orçamento!

Com toda a certeza, você e seu projeto só têm a ganhar em termos de praticidade, agilidade e segurança.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse