Nice Content News

Desenvolver o hábito e gosto pela leitura é como estar imerso em um mundo quando, de repente, você tem total compreensão e clareza sobre o que está escrito. 

Essa é a análise de escritores e profissionais da educação que, ao complementar esse raciocínio, dizem que a sensação para o leitor é como se fosse retirada uma venda dos seus olhos e tudo ficasse cristalino. 

Para quem está no mundo da alfabetização e literatura, a sensação para as crianças é de que todas aquelas letrinhas juntas, se organizando de maneiras diferentes, têm o poder de lhes proporcionar uma visão de mundo. 

O fato é que desde cedo as crianças estão expostas ao mundo das letras, seja qual for o ambiente em que elas estão circulando.

Estar imerso nesse cenário faz com que a imaginação e curiosidade fiquem aguçadas tentando descobrir tudo que está ali e todo esse processo de descoberta pode ser um pouco árduo de trilhar sem as ferramentas certas. 

Mas como potencializar essa compreensão da leitura nas crianças? Confira na sequência algumas ideias criativas para incentivar a leitura entre os pequenos!

O que este artigo aborda:

4 ideias criativas para incentivar a leitura
4 ideias criativas para incentivar a leitura
Pin It

Estimule o contato com os livros

As crianças devem experimentar o contato com os livros ainda nos primeiros anos de vida. Vale ressaltar que essa interatividade precisa ser feita de acordo com as possibilidades da idade e o interesse que surge a cada fase da criança. 

Em meio ao ambiente escolar, o contato inicial com os livros pode ser usado para estimular a coordenação motora das crianças, possibilitando a interação com diferentes texturas de materiais, que são bastante comuns nos livros pensados para essa fase, porque ajudam a despertar a imaginação no ambiente como um todo. 

Crie um cantinho da leitura

Quando a ideia é pensar no ambiente da literatura, a organização do local é fundamental.

Por isso, é importante que o local conte com móveis de fácil acesso para crianças, como cestos, tapetes de altura e estantes adequadas à altura delas, com as capas dos livros sempre viradas para a frente.

A ideia é proporcionar aos pequenos um espaço aconchegante, por isso, o ambiente merece um cuidado especial para inspirar os pequenos leitores no universo mágico das histórias. 

Seja um leitor

É fundamental que pais e educadores conscientizem as crianças de que a prática da leitura é algo agradável e transformador. 

Quando as crianças observam os pais em um momento de leitura, elas adotam aquilo como referência e se sentem estimuladas a inserir essa prática em sua rotina, facilitando assim o processo de desenvolvimento do apreço pelos livros.

E para os pais, participar de um clube do livro infantil é uma ótima forma de potencializar o acesso a muitas obras literárias para suas crianças.

Converse sobre o que leu

O diálogo é algo importante na vida das pessoas e, inclusive, é uma prática que as crianças observam entre os adultos ao seu redor.

Essa curiosidade das crianças deve ser usada como porta de entrada para desenvolver o interesse pela leitura nessa etapa da vida.

Por fim, se você quiser mais algumas ideias criativas para incentivar a leitura, veja o vídeo do canal Boletim Escolar Online.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse