domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 11:32:42
Nice Content News

Projetar e implementar uma estratégia eficaz de SEO para e-commerce permite que você melhore a classificação do seu site, o que aumenta drasticamente o tráfego e as vendas do site.

Portanto, é essencial não subestimar a importância do SEO para um site de comércio eletrônico, seja um site recém-criado ou em processo de reformulação.

O trabalho é certamente articulado e inclui múltiplas atividades que vão desde a identificação das palavras-chave a utilizar, à análise das dificuldades que os seus clientes-alvo poderão encontrar, às possíveis soluções para melhorar a experiência de compra.

Mas como desenvolver uma boa estratégia de SEO para e-commerce? Abaixo estão algumas ideias úteis para aumentar o tráfego orgânico da sua loja online.

O que este artigo aborda:

SEO on-page para e-commerce

A otimização de mecanismos de pesquisa é a mesma para sites e comércio eletrônico. Portanto, você precisa trabalhar tanto o SEO on-page quanto o SEO off-page.

Em detalhe, o SEO on-page refere-se a todas as ações e modificações realizadas diretamente nas suas páginas web para facilitar a indexação da sua loja online pelos motores de busca.

Palavra-chave

O primeiro passo em uma boa estratégia de SEO para e-commerce é escolher as palavras-chave certas, selecionando as palavras-chave que atendem a solicitação de informações dos usuários.

A escolha deve ser guiada pelo tipo de produto que você está vendendo, o público-alvo que deseja atingir e o volume de buscas das palavras-chave selecionadas.

Existem muitas ferramentas e instrumentos online para pesquisar novas palavras-chave, então você não terá problemas nesta fase de otimização de SEO.

No entanto, para aproveitar ao máximo, nunca se esqueça de selecionar palavras-chave relevantes e adequadas para a página do seu site.

Além disso, usar palavras-chave de cauda longa permitirá que você tenha uma classificação mais alta, enfrente menos concorrência e obtenha mais visibilidade com seu público-alvo.

Páginas de produtos

O conteúdo é a parte mais importante de uma boa estratégia de SEO para e-commerce. Por isso, é necessário otimizar as fichas de produtos, tornando-as únicas graças ao conteúdo original, ordenado e dividido em parágrafos.

Ao escrever o texto, não esqueça de inserir as palavras-chave selecionadas estrategicamente, especificando o nome do produto e suas variantes.

Tags de título

A tag Title é o código HTML que especifica o título de uma determinada página da web. Ele aparece nos SERPs e influencia os rankings, então você precisa trabalhar para otimizá-lo.

Para isso, basta inserir as palavras-chave mais importantes no início, não ultrapassar 70 caracteres e criar tags de título exclusivas.

URLs

Os URLs das suas páginas de e-commerce devem ser adequados para SEO, ou seja, devem descrever adequadamente a página da web a que se referem.

Para que sejam otimizados, é necessário, portanto, que contenham a palavra-chave de referência. Além disso, eles devem ser definidos para conter a tag Title.

Meta Descrição

Até mesmo a meta descrição precisa ser otimizada para SEO para que as páginas da web de comércio eletrônico apareçam entre os principais resultados de pesquisa.

Para que seja realmente eficaz, não deve ultrapassar 155 caracteres e deve ser sempre única e original.

Duplicar a Meta Description para cada ficha de produto penaliza muito o posicionamento do seu e-commerce nos buscadores.

Os links internos melhoram muito a navegação no seu site de e-commerce e ajudam a acelerar o processo de compra.

Esta é a razão pela qual um link para uma página interna deve sempre ser incluído em cada conteúdo, criando assim o que é chamado de “cross-linking” .

Fotos

Uma estratégia eficaz de SEO para e-commerce deve incluir imagens otimizadas para busca orgânica.

As fotos dos produtos devem ser leves para ajudar o site a carregar mais rápido.

Além disso, você deve prestar atenção ao nome do arquivo, que deve descrever a imagem e deve ser otimizado para SEO.

Quanto a isso, lembre-se de que, se o nome do arquivo for composto por várias palavras, cada palavra deve ser separada por um hífen.

Adicione o texto alternativo (ALT) ao nome da imagem, que deve descrever bem a foto, pois é isso que o spider do mecanismo de pesquisa lê para entender o que a imagem representa.

Etiquetas de cabeçalho

As tags de cabeçalho são as tags usadas para subdividir o conteúdo das páginas da web de forma hierárquica e são úteis para uma melhor indexação das páginas nos motores de busca.

As tags de cabeçalho variam de H1 a H6, embora seja difícil usar todas elas. Por esta razão, é mais útil usar os fundamentos, ou seja, H1, H2 e H3, inserindo-os em ordem hierárquica.

Mapa do site

A otimização de SEO para e-commerce também tem a ver com a estrutura da sua loja online.

Isso porque, um menu simples, organizado e intuitivo fará com que você apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, o que ajudará a aumentar as visitas ao seu site e, consequentemente, as vendas.

Para facilitar o cumprimento destes objetivos, o mapa do site deve estar sempre atualizado e incluir a lista hierárquica de todas as páginas da sua loja online.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do seu e-commerce tem um impacto significativo no ranking da sua loja online nos motores de busca.

Portanto, é necessário levar em consideração a experiência de navegação, que inclui a facilidade de uso de um site e a satisfação que o usuário obtém dele.

Pelo mesmo motivo, otimize seu e-commerce para mobile, tornando sua loja online acessível em todos os dispositivos.

Você ganhará uma base de clientes mais ampla, já que a maioria das compras online agora é feita por meio de um smartphone.

SEO para e-commerce: estratégias off-page

Off-page SEO refere-se a todas as estratégias a serem implementadas fora do seu site de e-commerce.

As mesmas que são tão úteis para aumentar sua visibilidade nos buscadores quanto o uso de mídias sociais ou ações de link building.

Numa estratégia de SEO para e-commerce, a criação de backlinks é um elemento muitas vezes subestimado mas que pode ser muito útil para a sua loja online.

Ter links para o seu site que façam referência, que sejam populares e relevantes melhora o posicionamento do seu site de comércio eletrônico e lhe dá maior visibilidade.

Mídia social

A otimização de SEO para e-commerce também envolve o compartilhamento de conteúdo de qualidade.

Seja comentando, compartilhando posts da empresa, curtindo ou qualquer outro tipo de interação.

Portanto, uma boa estratégia de SEO não dispensa as redes sociais como Facebook, Instagram e agora o TikTok.

Blog

Por fim, criar um blog ao lado do seu site de comércio eletrônico também pode ajudá-lo a ganhar visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Isso porque, fornecer conteúdo original e informativo que leve em consideração as consultas que os usuários digitam nos mecanismos de pesquisa é uma ótima maneira de aumentar as vendas e vencer a concorrência.

SEO para e-commerce é uma estratégia crucial para determinar o sucesso da sua loja online.

Isso, com efeito, resulta em uma melhor classificação nos resultados da pesquisa o que, consequentemente, ajuda a determinar o aumento das vendas e o sucesso do seu negócio.

Conclusão

Saber como implementar as estratégias corretas de SEO para e-commerce podem fazer com que o seu negócio online se expanda de forma considerável.

Estar presente nas primeiras posições das páginas de pesquisa do Google garante com que você possa vender de forma constante e ininterrupta por muito tempo.

Entretanto, a alta concorrência com outras empresas que contratam uma agência especializada em SEO, podem fazer todos os seus esforços de SEO ficarem para trás.

Portanto, para garantir uma presença constante nas primeiras posições do Google, mantenha-se sempre atualizado(a) e trabalhe continuamente o seu SEO para e-commerce.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de SEO para e-commerce, veja o vídeo do canal Semrush Brasil.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse