domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 04:10:59
Nice Content News

No dia 25 de novembro acontece a tão esperada edição de 2022 da Black Friday e, além de muitas dicas especiais para vendas tanto presenciais quanto online, um ponto importante que merece destaque é a comunicação visual e gráfica. 

Essa é a melhor para criar anúncios chamativos e diferenciados, abusando da criatividade para chamar a atenção dos possíveis consumidores a ofertas tentadoras e irresistíveis. 

Para uma boa comunicação visual em loja física, a melhor estratégia é investir na decoração que deve ser feita com antecedência e alocar cartazes de ofertas que fiquem bem destacados ao público. 

Além disso, o ideal é começar a postar indicações de ofertas nas redes sociais dias antes e, ainda, divulgar com a distribuição de panfletos e encartes. 

Além disso, é importante dizer que a comunicação visual é o que vai trazer identidade para o negócio, então uma vitrine bem arrumada, folders e redes sociais bem alinhados, bem como o planejamento de marketing digital, se complementam para identificar e transmitir credibilidade aos clientes. 

O que este artigo aborda:

Por que se importar com a comunicação visual e gráfica na Black Friday? 

Por todos os lados, seja dentro ou fora da internet e redes sociais, as pessoas são bombardeadas por anúncios o tempo todo. 

Isso mostra o quanto o mercado se torna cada vez mais concorrido com empresas do mesmo segmento tentando vender seus produtos e serviços, buscando destaque para dizer aos consumidores que suas ofertas são melhores e com mais benefícios. 

Não adianta nada a empresa trabalhar numa fachada para uma loja moderna, mas não ter uma comunicação visual que transmita seu posicionamento, propósito e valores. Sem isso, o consumidor não relaciona o produto com a marca. 

São características com estas que levam o potencial cliente a interagir com o anúncio, seja em uma rede social fazendo-o clicar em links ou fisicamente levando-o a dar atenção ao folder ou panfleto (e não jogá-lo na primeira lixeira adiante). 

Nós podemos falar isso de qualquer época do ano, agora quando a comunicação visual precisa ser pensada para períodos sazonais, como é o exemplo da Black Friday, ela pode trazer resultados ainda mais expressivos para os negócios quando trabalhada antes, durante e depois para reconhecimento da empresa. 

Considerando tudo isso, ainda vale dizer que a comunicação visual é importante porque permite que sua marca dispute as vendas no mesmo patamar que seus concorrentes. E, com isso, fica mais fácil o consumidor notar sua empresa e se interessar pelas soluções oferecidas.

4 dicas de comunicação visual

Mas a maneira como trabalhamos essa comunicação visual durante esses períodos sazonais é o que vai permitir que o interesse seja mais efetivo. Para isso, as estratégias utilizadas precisam ser muito específicas e com diferentes sentidos.

1. Identidade visual

Para ter uma boa comunicação visual, primeiro de tudo é preciso investir em uma identidade que esteja presente em todos os canais e espaços da marca, inclusive nas embalagens dos produtos. 

Eles precisam ser únicos e personalizados, além de acompanhar as tendências de comportamento do consumidor, contando com aspectos modernos. 

2. Redes sociais

Depois de definir uma identidade visual, o próximo passo é entender que a sua marca precisa estar presente em todos os canais de forma online e não apenas no presencial. 

Afinal, as redes sociais são ótimas ferramentas para veicular anúncios e, consequentemente, vale como um grande potencial de aumento das vendas. E para que os clientes identifiquem rapidamente a sua marca, o investimento da identidade visual nas postagens é essencial. 

3. Site da organização

Além das redes sociais, é preciso pensar muito bem em quatro pontos importantes para o site da marca, sendo eles um design responsivo e intuitivo, carregamento rápido e layout agradável aos olhos. 

As vendas online crescem a cada dia, então não dá para não investir em comunicação visual que chame a atenção por quem está navegando na internet. 

4. Banners

Seja em espaços físicos ou digitais, os banners são ótimos recursos para chamar a atenção dos seus clientes, mas implementá-los, invista em um bom serviço gráfico, além de materiais resistentes (em caso de opções para lojas físicas). 

Lembrando que páginas e ambientes muito poluídos visualmente mais afastam os consumidores do que realmente os atraem. 

É preferível que você trabalhe por uma imagem estrategicamente pensada do que colocar muitas informações em um único lugar, correndo o risco de confundir o consumidor e perder um potencial cliente para sua marca.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de comunicação visual e gráfica, veja o vídeo do canal CV Dicas Brasil.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse