Nice Content News

Grande parte do sucesso de uma empresa é definido pelo perfil do líder que está à frente dela. A liderança carismática nas organizações vem fazendo a diferença nesse cenário.

Cada pessoa tem características diferentes. Logo, cada líder tem suas especificidades e age de forma distinta a de outro. 

Contudo, existem perfis e posturas que se assemelham, visando proporcionar a obtenção e otimização dos resultados, conforme as diretrizes do empreendimento.

Especialmente quando o assunto é inovação tecnológica, os profissionais em posição de chefia precisam saber como lidar com mudanças rápidas e, por vezes, drásticas, mas sem perder o fator humanização da tratativa com os colaboradores, e a força ao tratar fluxos e processos.

Um ponto em comum é a necessidade de saber orientar as pessoas e produzir a partir de relações interpessoais.

Leia abaixo mais informações sobre os perfis de liderança para entender os momentos em que a liderança carismática se destaca e quais seus diferenciais. Vamos falar sobre as características, as vantagens e as desvantagens de ser um líder carismático.

O que este artigo aborda:

Importância da liderança carismática nas organizações
Importância da liderança carismática nas organizações
Pin It

O que é liderança carismática nas organizações? 

A liderança carismática é a liderança que inspira, desperta confiança e leva a equipe a tomar ações e obter resultados.

Por meio da comunicação, os líderes carismáticos são capazes de persuadir e influenciar colegas e subordinados. 

Esse perfil é focado nas pessoas, no equilíbrio entre as necessidades da equipe com as necessidades da empresa.

Especialmente em tempos de mudança, a liderança carismática nas organizações torna-se referência do time de colaboradores.

Afinal, eles têm a capacidade de se conectar com os outros e oferecer soluções para problemas que os preocupam sem recorrer ao autoritarismo.

Pense, por exemplo, em uma empresa que está entre as empresas de fabricação de equipamentos industriais

Esse é um ramo difícil e, muitas vezes, no chão de fábrica a liderança que inspira é deixada de lado e dá lugar para líderes brutos que focam apenas em dar ordens. 

Esse fator atrelado a natureza maçante da indústria ajuda a aumentar a rotatividade de funcionários e, até, riscos laborais. Entre eles o estresse e outros tipos de problemas. 

Um exemplo de líder carismático é Steve Jobs, o criador da Apple. Ele sabia convencer as pessoas a acreditar em seus sonhos e fundou uma empresa que é referência mundial em inovação e tecnologia, criando uma cultura própria que continua a crescer e render frutos.

Quais são as características da liderança carismática? 

“Carisma” é o elemento que faz com que uma pessoa seja simpática, admirada e influente. É a qualidade que inspira a confiança dos outros. 

Determinar o que define essa atração é muito subjetivo, pois as pessoas podem percebê-la de formas diferentes.

Mas é um fato que líderes carismáticos têm algumas características em comum, sendo elas:

  • Inteligência emocional;
  • Otimismo;
  • Capacidade de persuasão;
  • Comunicatividade.

Explore em detalhes essas e outras características de um líder carismático nos tópicos a seguir.  

Inteligência emocional 

Líderes carismáticos ajudam a fazer com que aqueles ao seu redor se sintam bem. Isso geralmente acontece porque eles têm a inteligência emocional para regular suas próprias emoções e as dos colaboradores, sabendo conversar e resolver as situações com agilidade, qualidade e de forma prática/efetiva.  

Dessa forma, a liderança carismática supera as adversidades, encontra o lado bom das situações ruins e sabe o que dizer para amenizar situações difíceis.  

Otimismo 

Líderes carismáticos são otimistas naturais. Ele vê “o copo meio cheio” e sabe como tranquilizar sua equipe em caso de problemas.

Esse otimismo vai cativar todos ao seu redor, desde que seja bem estruturado, visando soluções e ampliar a visão dos demais. Nesses casos, as pessoas sempre querem estar perto e ouvir o que um otimista tem a dizer.  

Capacidade de persuasão

No fim das contas, influência e persuasão são as duas características que definem a liderança carismática.  

Esses profissionais sabem o que dizer para conseguirem o que querem, mas usam dessa competência com sabedoria e respeito. 

Para isso, usam as palavras certas, atuam com gatilhos e motivação, além de trabalharem a inteligência emocional, trazendo confiança e adotando uma postura que faz com que a outra pessoa aja dentro das diretrizes especificadas, evocando o melhor e o desenvolvimento dos profissionais.

Nem todos os aspectos mencionados aqui precisam estar presentes no mesmo perfil. No entanto, vemos como esses traços complementam e moldam a personalidade de um líder carismático.

Comunicatividade

Uma das principais características de um líder carismático é a capacidade de se comunicar com clareza.

Não se trata de ser prolixo ou usar palavras difíceis, mas de ser claro e confiante. Quando uma pessoa carismática começa a falar, as pessoas ouvem. Além disso, ela se sente à vontade para apresentar sua visão para públicos grandes e pequenos.

Confiança 

Um líder confiante é aquele que sabe do que está falando e está no comando.

Como resultado, líderes carismáticos são capazes de motivar seus seguidores a se destacarem. Com isso, bons resultados são alcançados.  

E mais: ao transmitir confiança, os líderes abrem um canal de comunicação com sua equipe. Os funcionários confiam em seus gerentes e se sentem à vontade para compartilhar ideias e inovações.    

Capacidade de ouvir

Entre as características de um líder carismático está a capacidade de ouvir. Parece simples, mas nem todo mundo sabe ouvir com atenção.  

Ouvir significa respeitar as palavras dos outros e compreender os seus sentimentos. Ao ouvir o que os funcionários têm a dizer, os gerentes aprendem sobre suas dores, expectativas e ansiedades. 

Isso contribui muito para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável.  

Empatia 

Ao aprender o que é liderança carismática, pode-se perceber até que ponto a empatia é um aspecto muito presente nessa gestão.  

Como falamos logo acima, os funcionários têm espaço para falar abertamente sobre como estão se sentindo e entender como estão se saindo, o que auxilia muito a uma atuação mais clara, aberta e respeitosa.  

O líder preocupa-se genuinamente com as preocupações e necessidades do outro. É uma parceria genuína e muito frutífera.

Conheça as vantagens da liderança carismática nas organizações

Nós já falamos um pouco dos benefícios desse tipo de liderança. Agora, vamos focar ainda mais nos pontos fortes dele.

O líder carismático tem a capacidade de transformar o ritmo de trabalho e produtividade. Continue a leitura para saber os motivos disso.

Grupo unido 

Uma equipe sob a liderança carismática torna-se mais unida. O líder desperta a admiração dos colaboradores e consegue direcioná-los para um comportamento mais sereno.

A partir desse alinhamento, podem surgir ideias que levarão a empresa a se tornar mais competitiva, visto que todos passam a se desenvolver.

Além disso, os funcionários não perderão tempo discutindo uns com os outros, mas se concentrarão no trabalho que precisa ser feito e em contribuir para novos projetos e desenvolvimento de todos.

Desenvolver melhor os potenciais

Um líder carismático olha o seu time mais de perto para identificar os potenciais da equipe como um todo e os ajustes necessários, bem como as competências e forças de cada profissional, podendo atuar com mais assertividade no desenvolvimento desses profissionais.

Por isso, ele sabe como incentivar e trabalhar mais ativamente com diferentes perfis. A atribuição de tarefas fica mais alinhada com as capacidades da equipe. Além disso, líderes carismáticos estão mais dispostos a desenvolver potencial.

Dar feedbacks 

Na liderança carismática, é mais fácil trocar feedback entre os colaboradores e até mesmo com o líder. Por ser mais empático e ter boas habilidades de comunicação, ele pode facilmente transmitir críticas e bom senso.  

Além de dar feedback aos colaboradores, esse líder também tem a capacidade de receber feedback sem perder o controle.

A avaliação não deve ser vista como uma ferramenta de punição, mas como uma oportunidade de crescimento.  

Trabalho colaborativo 

Muitos grupos não trabalham cooperativamente porque não há consenso entre os membros participantes.

O líder tem o carisma necessário para criar em seus subordinados o desejo de trabalhar mais cooperativamente uns com os outros. A concorrência interna não existe.

Ambiente bem organizado 

A atmosfera do local de trabalho é um dos elementos principais para a produtividade. Por isso, ter líderes carismáticos é importante, já que profissionais com esse perfil podem facilitar os processos.

Os colaboradores que se sentem bem no ambiente de trabalho são mais dedicados e satisfeitos. Esse fator é benéfico, inclusive, para o gerenciamento de riscos ocupacionais.

No final, as pessoas não se cansam e sempre fazem grandes contribuições para a empresa.

Conheça as desvantagens da liderança carismática

As pessoas em cargos de liderança precisam trabalhar constantemente o próprio equilíbrio. Comandar um negócio é estressante. Nem sempre a comunicação vai funcionar como o previsto e atuações rápidas para controle de algumas situações podem ser necessárias.

Nesses contextos mais adversos, a liderança carismática demanda certos cuidados e posicionamentos que, se não forem bem trabalhados, podem ocasionar em desvantagens. Saiba quais são elas agora.

Líder autocentrado

Servir como modelo para toda uma empresa tem um peso. O gerente pode começar a focar demais nele mesmo e alienar o restante da equipe.

Isso gera arrogância e afasta, quando na verdade a ideia é justamente se aproximar dos colaboradores.

Além de atrapalhar a autonomia de todos. O líder coordena, mas os profissionais devem ser autônomos o suficiente para tomar decisões sozinhos, caso seja necessário.

Imagine, por exemplo, que um gerente não dê autonomia para seus líderes de equipe coletarem os dados necessários para fazer os relatórios contábeis gerenciais que ele precisa apresentar mensalmente para a diretoria.

No entanto, por não terem autonomia para coletar os dados, essa função fica completamente nas mãos do gerente que pouco sabe a fundo sobre o dia a dia de cada setor e demora o dobro de tempo para coletar os dados de tantos setores e equipes.

Integrar os líderes, mesmo que seja em uma função simples, é uma forma de mantê-los por dentro das funções da gerência. 

Insatisfação contínua

Todo negócio precisa melhorar constantemente para se manter relevante. Mas a insatisfação contínua pode ser um problema.

Às vezes vale mais a pena diminuir a produção para aumentar a qualidade do produto ou serviço oferecido.

O bom líder tem que saber quando fazer isso. Caso contrário, a equipe vai estar sempre em busca de melhorias e rotinas aceleradas e exaustivas, o que gera desgaste e desânimo.

Instabilidade

Na busca excessiva por melhorias, o líder pode acabar fazendo mudanças demais. O time vai ficar desestabilizado e receoso.

Lembre-se, os colaboradores precisam estar satisfeitos e motivados para alcançarem resultados expressivos. Trabalhar longas horas sem a perspectiva de crescimento palpável não é nada recomendado.

Assim, conclui-se que, a liderança carismática nas organizações coloca como foco a atenção ao relacionamento com o colaborador e fluxos de serviço. Isso faz com que seja  possível aprimorar cada vez mais o ambiente de trabalho e atividades desenvolvidas, promovendo a evolução constante das equipes e produtos oferecidos.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida, veja essas dicas do canal O Administrador.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse