Nice Content News

Se você está passando por problemas financeiros, saber como limpar o nome é o primeiro passo para sair das dívidas e equilibrar suas finanças.

Vale lembrar que, ultimamente, a saúde financeira de muitas pessoas tem sido fortemente abalada, mas com as orientações certas é possível se recuperar.

Antes de se culpar, também é importante ressaltar que ninguém fica endividado porque quer. A maioria das pessoas, especialmente após a pandemia, perdeu seus empregos, o que acabou ocasionando o acúmulo de dívidas.

Neste caso, mesmo que a pessoa seja devidamente controlada em suas finanças, ela pode acabar em um endividamento, pois não se tem mais dinheiro para pagar os compromissos.

Este artigo tem o intuito de te ajudar nessa situação, por isso, confira as dicas e entenda como limpar o nome deve ser o primeiro passo para recuperar a sua saúde financeira e ter crédito na praça novamente. Veja!

O que este artigo aborda:

Como limpar o nome? 6 dicas simples para resolver essa situação
Como limpar o nome? 6 dicas simples para resolver essa situação
Pin It

O que é estar com nome sujo e quais as consequências disso?

Estar com o nome sujo traz algumas consequências ruins, como uma série de impactos em sua vida financeira, uma vez que pessoas nesta condição estão com seus CPFs restritos nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Veja as principais:

  • Dificuldade em conseguir crédito: Empréstimos, compra de bens como apartamentos e automóveis por financiamento, além de solicitações de cartão de crédito e serviços em que seja necessário a análise de crédito tendem a não ser aprovados;
  • Score de crédito reduzido: A baixa pontuação influencia diretamente em análises e, dependendo da numeração, as chances de um crédito ser negado aumentam;
  • Impactos na saúde mental: Muitas pessoas, por conta das dívidas, acabam desenvolvendo alguns transtornos por conta do excesso de preocupação com as contas em aberto, diminuindo sua saúde mental;
  • Protesto em cartório e processos judiciais: Com a dívida ativa, pode-se sofrer consequências na área judicial.

O endividamento pode atrapalhar e prejudicar muito a vida de uma pessoa, por isso saber como limpar o nome é fundamental para reestabelecer a sua saúde financeira o quanto antes.

Passos fundamentais de como limpar o nome

O caminho para saber como limpar o nome é composto de etapas, e para isso é fundamental que cada uma delas seja muito bem executada. Confira como iniciar o processo de limpar o seu nome com algumas dicas essenciais que vão te ajudar:

Consulte a situação do seu CPF

O primeiro passo é fazer uma consulta de seu CPF em bureaus de crédito, como o Serasa e o SPC para saber onde o seu nome está restrito.

A consulta de CPF nesses órgãos é muito fácil e lá é possível acessar e ver todos os detalhes necessários sobre sua dívida. Em alguns casos, você até consegue fazer por ali mesmo a negociação, tendo acesso às condições de pagamento e descontos, a depender dos valores e do tempo que a dívida está em aberto.

Realize um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma estratégia maravilhosa para quem deseja se reorganizar financeiramente, por isso, organizar o dinheiro, estabelecer quais são as prioridades e saber no que seu dinheiro está sendo investido é muito importante.

Faça uma planilha com as despesas básicas do mês, como água, luz, aluguel, compras do mês, verifique se existem parcelamentos a vencer e quantas são as prestações.

Com um planejamento financeiro, é muito mais fácil controlar sua renda, dando prioridade para as contas, a fim de não contrair mais dívidas.

Busque renegociar suas dívidas

Ao identificar quais são as instituições que possuem valores em aberto, entre em contato para fazer um acordo. Por exemplo, se você possui dívidas com bancos, é possível acessar a plataforma do Serasa Limpa Nome e tentar uma negociação de maneira muito mais prática e fácil. Para te ajudar, veja nesse artigo o passo-a-passo para negociar dívidas com bancos!

Lembre-se que estabelecer um acordo para pagamento é sempre uma melhor opção do que deixar a dívida de lado, visto que, com o passar do tempo, o valor aumenta por conta dos juros.

É muito importante que o valor negociado seja compatível com o seu orçamento, para que você consiga arcar com a despesa e quitar a dívida.

Cumpra os acordos

Para que consiga pagar as parcelas de seu acordo no dia de vencimento, é necessário que os valores se ajustem ao seu orçamento. Evite o atraso das parcelas e, caso não receba o boleto para pagamento, entre em contato solicitando uma segunda via. Se possível, tente fazer os pagamentos antes do vencimento.

Monitore suas finanças e mantenha-se focado

Uma pessoa que deseja saber como limpar o nome deve saber que fazer um acompanhamento de suas finanças é essencial para restabelecer a saúde financeira.

A construção de planilhas com os valores de pagamento do mês, além dos valores que estão sobrando, dos que saíram e dos que vão entrar, são importantes para estabelecer o controle financeiro e garantir que suas finanças não saiam dos trilhos.

Entenda que, para quem deseja ter o controle do dinheiro, ter conhecimento dos valores que foram gastos e dos que irão entrar é fundamental para deixar tudo sob controle, inclusive em casos de emergência.

Evite fazer novas dívidas

A compra por impulso é, na maioria das vezes, a principal causadora das dívidas e, se você deseja equilibrar as contas, é importante que evite fazer novas dívidas, especialmente aquelas que não têm nenhuma necessidade.

Nesse tópico, é importante destacar que existe uma diferença entre querer algo e precisar de algo. Quando precisamos de alguma coisa, aquele investimento é necessário; quando apenas queremos, as chances desse querer ser um mero capricho são muito grandes.

Por isso, antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se se você realmente precisa desse elemento; a depender da resposta, ele pode ser comprado em outro momento.

Estabelecer algumas orientações úteis pode ajudar muito a garantir uma melhor relação com seu dinheiro, aplicando uma boa prática financeira no seu dia a dia e com maior consciência.

Como saber se limparam meu nome?

Após entrar em contato com os locais onde possui restrições, estabelecer um acordo financeiro e arcar com todas as contas, é possível que sua dívida não esteja mais constando nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

Algumas empresas removem o nome do devedor desse cadastro logo no pagamento das primeiras parcelas, pois muitas vezes essa é uma vantagem oferecida a quem está devendo poder pagar as parcelas e ficar livre da dívida.

Para saber se o seu nome já consta como limpo, você pode acessar a plataforma de bureaus de crédito, com o número de seu CPF, realizar o login em sua conta e verificar se seu nome ainda consta restrito.

Vale lembrar que esse procedimento também pode ser feito através de aplicativos oficiais desses órgãos, onde o mesmo caminho para saber se seu nome já está limpo pode ser aplicado.

No caso de seu nome ainda constar como restrito, é indicado que se copie a tela e entre em contato com a instituição para solicitar maiores explicações sobre seu CPF ainda estar negativado.

Agora é com você! Se deseja restabelecer a sua saúde financeira, as dicas deste artigo podem te ajudar a resolver como limpar o nome e a construir uma nova relação muito mais saudável com seu dinheiro, onde você terá controle de suas finanças.

Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse