Todo ano surgem novas tendências que prometem marcar o mundo fitness. Em 2025, as principais novidades foram citadas no levantamento realizado pelo American College of Sports Medicine (ACSM), uma das instituições de medicina do esporte e educação física mais respeitadas do mundo.
A pesquisa consultou 2 mil especialistas e profissionais da área, como médicos, pesquisadores, personal trainers e fisiologistas. As tendências incluem diferentes categorias, como tecnologia, exercícios e serviços do mundo fitness.
Conhecê-las é essencial para quem gosta de estar antenado, seja na hora de comprar calça legging, fazer a matrícula em uma nova atividade ou apenas para se manter atualizado sobre o universo fitness.
O que este artigo aborda:
- Tecnologia vestível
- Aplicativos para exercícios
- Programa fitness para idosos
- Exercício para a perda de peso

Tecnologia vestível
A tecnologia vestível foi a tendência número um do levantamento realizado pela ACSM. Segundo informações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ela é considerada um marco da revolução 4.0 e diz respeito a todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser vestido ou usado como acessório.
Há aparelhos usados para monitorar frequência cardíaca, saturação de oxigênio, temperatura corporal, contabilizar os passos e acompanhar o ciclo menstrual. Dispositivos mais avançados e com acesso à internet conseguem acessar as redes sociais, atender chamadas telefônicas e fazer pagamentos.
Essa tecnologia pode ser encontrada em relógios smart, pulseiras, óculos, anéis, entre outros. No universo fitness, praticantes de atividade física utilizam esse tipo de inovação para acompanhar o desempenho durante os treinos, entender o gasto calórico e outras informações.
De acordo com o levantamento da ACSM, os dispositivos vestíveis continuarão em alta ao longo deste ano e se tornarão um dos acessórios queridinhos do mundo fitness.
Aplicativos para exercícios
A segunda tendência citada pelo levantamento são os aplicativos para exercícios. Esse item vem subindo posições nas pesquisas anuais, já que, em 2023, estava em 20º lugar, e, em 2024, ocupou a 7ª posição, indo para a segunda em 2025.
Dados da ACSM mostram que, em 2023, foram feitos mais de 850 milhões de downloads de aplicativos fitness por quase 370 milhões de usuários. Esses apps permitem que o usuário acompanhe os dados e a sua evolução no treino, se comunique com o profissional de educação física, compartilhe o desempenho com amigos e participe de competições com outros usuários.
A onda da vez no Brasil tem sido o Gymrats, um aplicativo que permite que as pessoas criem competições para promover a atividade física. Alguns grupos de amigos estipulam prêmios para os usuários mais ativos num determinado período.
Para comprovar a atividade física, os usuários publicam fotos. Ou seja, aqueles que fazem musculação costumam publicar fotos com roupas após o treino, enquanto os que fazem natação exibem maiôs estampados no check-in do aplicativo.
Programa fitness para idosos
Em terceiro lugar na lista de tendências estão os programas fitness para idosos, e isso tem total relação com o aumento do envelhecimento da população. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2028, o número de idosos será superior ao de menores de 18 anos, criando um cenário que desafiará as estruturas sociais dos países.
O ACSM explica que a atividade física é uma estratégia essencial para manter a saúde geral da população, principalmente na terceira idade. O Ministério da Saúde informa que a prática regular de exercícios físicos previne doenças, melhora a qualidade de vida e promove uma vida independente.
Exercício para a perda de peso
Em quarto lugar no ranking estão os exercícios físicos para a perda de peso. Ao mesmo tempo que a população vive mais, também parece que ela está ganhando mais peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos estarão acima do peso, totalizando 700 milhões de indivíduos com obesidade.
A prática de atividade física é citada como uma das estratégias para a perda de peso e para a promoção de uma vida mais saudável pela OMS. Por isso, o levantamento do ACSM destaca que exercícios com esse foco seguirão em alta.
A instituição recomenda que, além de aproveitar as oportunidades de movimento ao longo do dia, a programação de exercícios para pessoas com obesidade deve priorizar uma combinação de treinamento aeróbico e de resistência, com intensidade moderada a vigorosa.
Além dessas quatro tendências, o levantamento também apontou os seguintes temas como destaque para 2025: treinamento de força tradicional (musculação), HIIT, tecnologia de treinamento baseada em dados, exercício para a saúde mental, treinamento de aptidão funcional, coaching de saúde/bem-estar e desenvolvimento atlético juvenil.
Também foram citados os programas liderados por influenciadores, as atividades ao ar livre, as aulas de exercícios sob demanda, a contratação de profissionais certificados, o treinamento pessoal, o treinamento de peso corporal e as terapias quentes e frias.
Artigos relacionados: