O tonalizante é a melhor alternativa para quem quer ter a experiência de um cabelo colorido (seja para cobrir os brancos, realçar a cor ou até mesmo ter um tom completamente diferente), sem danificar demais os fios com a amônia.
Isso porque uma das principais características do tonalizante é não ter amônia em sua composição e é isso que o torna menos agressivo para o cabelo.
Ao mesmo tempo, o tonalizante também tem uma durabilidade menor do que a tinta comum e sai com mais ou menos 28 lavagens, ou dois meses.
Isso pode ser um ponto positivo para quem quer arriscar uma tonalidade mais escura ou mais clara que o habitual, mas também pode ser negativo para quem gosta de manter sempre a mesma tonalidade.
Mas se você quer saber a resposta da pergunta: depois de quanto tempo posso tonalizar o cabelo novamente? Veja abaixo o tempo correto.
O que este artigo aborda:
- Frequência para quem aplica uma cor diferente da cor natural do cabelo
- Frequência para quem aplica uma cor próxima da cor natural do cabelo
- O banho de brilho é uma alternativa entre os retoques
- Outros cuidados para quem tonaliza os fios
Frequência para quem aplica uma cor diferente da cor natural do cabelo
O tonalizante pode durar até 28 lavagens ou dois meses, porém, se o tonalizante escolhido for muito diferente do tom natural do cabelo, com certeza irá desbotar durante esse período e a raiz ficará muito marcada.
Nesse caso, a frequência ideal de aplicação é de 20 dias para retocar a raiz e renovar a cor.
Como o tonalizante não altera a estrutura do fio, não existe contra indicações para quem quiser retocar os fios a cada 20 dias. Basta manter a rotina de cuidados com hidratações, nutrições e reconstruções.
O ideal é fazer uma reconstrução após cada retoque e manter as demais etapas (nutrição e hidratação) semanalmente.
Frequência para quem aplica uma cor próxima da cor natural do cabelo
Já para quem utiliza o tonalizante apenas para realçar a cor natural do cabelo, a frequência é aquela de dois meses realmente.
Afinal, neste caso a raiz não ficará tão marcada e a cor “desbotada” não fará tanta diferença. Esse espaço maior é, inclusive, um dos motivos de muitas pessoas optarem por tonalizar os fios ao invés de utilizar tintura permanente.
O banho de brilho é uma alternativa entre os retoques
Para garantir brilho e cor entre os retoques do tonalizante, o banho de brilho é uma excelente opção.
Basta utilizar metade da quantidade de produto que vem na embalagem do tonalizante e misturar com duas colheres de sopa de um creme branco de sua preferência. Aplique a mistura nos fios, deixe agir por 30 minutos e enxágue normalmente.
O banho de brilho, como o próprio nome já diz, traz muito mais brilho aos fios, além de hidratá-los e permitir um espaçamento maior entre os retoques.
Para tons mais específicos como os ruivos, existem algumas opções de máscaras com cor que já fazem o papel do banho de brilho.
Outros cuidados para quem tonaliza os fios
Um cabelo bonito e brilhoso depende de todos os cuidados entre um retoque e outro, por isso, manter as hidratações, reconstruções e nutrições em dia, evitar a água quente nas lavagens e utilizar produtos específicos para quem tem cabelo colorido podem auxiliar na duração do tonalizante.
Não deixe esses cuidados básicos de lado!
Artigos relacionados: