Nice Content News

Saiba que a endometriose é uma das doenças que mais afetam as mulheres em sua idade reprodutiva, ou seja, após o início da menstruação. Não se sabe qual a origem da doença e também não tem cura, mas existem tratamentos para endometriose e seus efeitos.

Você sabe como descobrir endometriose? É a partir da observação dos sintomas como cólica intensa, dores abdominais, durante as relações sexuais e sangramentos que se pode suspeitar da doença. A partir daí, serão feitos variados exames, incluindo de imagem.

Como é uma doença difícil de diagnosticar, ao detectar os primeiros sinais será preciso investigar com precisão. Somente depois do diagnóstico da endometriose que serão ofertados todos os tratamentos para o alívio dos sintomas.

Em alguns casos, quando a mulher entra na menopausa pode perceber que os sinais vão diminuindo, inclusive, alguns vestígios de focos da doença podem desaparecer. 

Portanto, antes de procurar um tratamento para endometriose é preciso o diagnóstico de qual o tipo de endometriose é o caso da paciente. Depois disso, são orientados os medicamentos e cuidados com o estilo de vida da mulher com endometriose.

O que este artigo aborda:

Quais os melhores tratamentos para endometriose?
Quais os melhores tratamentos para endometriose?
Pin It

Tratamento para endometriose com anticoncepcionais

Todo o tratamento para endometriose deve considerar fatores como idade da mulher, sintomas e gravidade da doença, ou seja, qual o tipo de endometriose detectada no organismo feminino.

Após o diagnóstico de onde se instalam os focos da doença, tratamento com anticoncepcionais podem ajudar a interromper a menstruação e consequentemente diminuir os seus efeitos desconfortáveis.

A terapia com medicamentos hormonais como progestogênios injetáveis e isolados, colocação de DIU e implantes que liberam a progesterona também são opções de tratamentos para aliviar os sintomas da endometriose.

Cirurgia para endometriose

Para o tratamento das lesões da endometriose é indicado a cirurgia de laparoscopia, um procedimento menos invasivo e que apresenta bons resultados nos casos da doença. 

A cirurgia para endometriose busca remover os focos da doença, não somente cauterizando os vestígios, como também, impedindo que eles voltem a inflamar as regiões da pelve novamente.

Para cada caso de paciente é o médico que indica qual o melhor tratamento. Antes de optar pela cirurgia, é preciso levar em consideração onde o foco da doença está instalado e também as necessidades da mulher, como em casos de desejo de engravidar.

Alimentos que aliviam as dores da endometriose

Existem alimentos que ajudam a aliviar as dores da endometriose, porém, não são capazes de eliminar os efeitos da doença. O que ocorre, na verdade, é um alívio dos sintomas como amenização das dores como cólicas.

Um desses alimentos são as frutas cítricas como laranja e limão que são ricas em vitamina A e, com efeito anti-inflamatório. As frutas vermelhas como morango e amoras tem ações antioxidantes que também atuam como anti-inflamatórios naturais. 

Consuma também alimentos ricos em fibras que ajudam nos casos de endometriose no intestino. Tente evitar frituras e alimentos ricos em glúten que possuem um potencial inflamatório para o organismo da mulher com endometriose.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

7 Benefícios dos óleos essenciais

Os óleos essenciais são líquidos aromáticos concentrados, de ocorrência natural, extraídos de uma variedade de plantas. Eles são normalmente feitos por meio de um processo de destilação, envolvendo vapor, água […]

Qual o melhor colágeno para reduzir celulite?

Para quem não sabe, o colágeno verisol é o queridinho do momento. Segundo pesquisas, mais de 67% das mulheres brasileiras estão pesquisando qual melhor colágeno verisol para consumir. E o […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse