Nice Content News

Viajar de moto é uma paixão para muitas pessoas. Talvez seja o vento no rosto, a sensação de liberdade, ou ainda a praticidade. Seja como for, pessoas simplesmente adoram ter uma moto para dirigir em direção ao pôr do sol e viver aventuras ao longo do caminho, ou mesmo comprá-las para suprir a necessidade de locomoção de forma mais ágil e econômica.

No entanto, viajar de moto é mais do que somente vestir uma jaqueta de couro, ligar a sua moto e dirigir ao som de Born to be Wild, já que é necessário que haja muito cuidado com o seu veículo.

As motos são veículos pequenos, sem muita proteção, o que significa que acidentes podem ser fatais, e para evitar esse tipo de acidente, o motociclista precisa tomar bastante cuidado, mesmo em trajetos curtos como ir da casa para o trabalho, por exemplo.

Portanto, em uma viagem longa, de horas, talvez até dias, dependendo de quão aventuresco a pessoa seja, os cuidados devem ser redobrados. Mas, para que possa viver isso e criar boas lembranças, ela precisa diminuir as chances de alguma coisa ruim acontecer com ela.

Principalmente no caso das motocicletas customizadas, que são muito utilizadas para lazer e, principalmente, para viagens. Ao procurar por uma moto custom barata no mercado, lembre-se sempre de fazer uma revisão assídua para não se colocar em risco.

Sendo assim, a melhor forma de realizar isso é fazer com que todos os itens da sua moto estejam em dia. Caso você desconheça quais os principais cuidados que deve tomar, estamos aqui para ajudá-lo. Confira algumas dicas de viagem de moto para iniciantes! 

O que este artigo aborda:

Viagem de moto para iniciantes: 5 dicas
Viagem de moto para iniciantes: 5 dicas
Pin It

1. Esteja com a revisão em dia

Qualquer veículo, carro ou moto, precisa passar pela revisão periódica. É dessa forma que você tem a certeza de que está apto para viajar, já que é durante a revisão que problemas, que você nem sabia que existia, serão detectados.

Muitas pessoas não sabem quanto tempo é necessário para se fazer uma revisão, e isso pode ser perigoso. Saber tudo sobre esse assunto é de suma importância, como é mostrado no Blog Casa Grande Auto Shopping

Esteja com a revisão da sua moto sempre em dia e assim você vai poder viajar tranquilamente, sem nenhum tipo de surpresa, isto é, sem nenhum problema desconhecido e, principalmente, sem colocar sua vida e de outras pessoas em risco.

2. Cuidado com os pneus

Um carro com um pneu careca já é perigoso, dois pneus carecas o perigo é bem maior. Para uma moto, um pneu careca é mais perigoso ainda. Os pneus são a base da sua moto pois são eles que vão estar em contato direto com o solo.

Se você não cuidar bem deles, fatalmente eles poderão causar um acidente quando você menos esperar. Pneus carecas podem fazer sua moto derrapar, eles podem furar enquanto você estiver em alta velocidade, podem não ter a aderência apropriada no solo, e todas essas situações podem resultar em acidente. 

Portanto, sempre verifique se eles estão aptos, veja a quantidade de borracha, e não deixe passar algum desgaste nele e que valha a pena trocá-lo. Essa é uma das coisas mais importantes para a sua segurança e a de outros motoristas. 

3. Use o equipamento de segurança

Por falar em segurança, se você vir uma pessoa de bicicleta na rua, certamente ela  estará de capacete, joelheira e cotoveleira, mesmo ela não sendo nem de perto tão perigosa quanto uma moto. Portanto, isso serve para você pensar que se um ciclista está todo equipado, você também deverá estar.

Então, o que você deve fazer é sempre usar um capacete, e que seja aprovado pelo Inmetro. Além disso, não é de todo mal você usar luvas e roupas apropriadas para andar de moto, pois elas são mais grossas para o caso de uma queda.

Algumas pessoas usam capacetes de formatos diferentes, e nem sempre são aprovados pelo Inmetro, pensados apenas na estética. Não caia nessa cilada, não abra mão da sua segurança em troca de um suposto estilo. Ande com o equipamento que pode salvar a sua vida e nada mais. 

4. Lubrifique a corrente

A corrente da moto é uma peça muito importante, e se ela não estiver lubrificada poderá travar, quebrar, e caso esteja em alta velocidade pode ser extremamente perigoso. Por essa razão, o recomendado é que você sempre cuide para que ela esteja lubrificada.

Quando for fazer uma viagem de moto para iniciantes, lubrifique-a antes de sair. Faça a lubrificação da corrente, dê uma voltinha para o produto se espalhar bem, e depois disso a sua viagem valerá a pena.

5. Atenção nas estradas

Por fim, vamos dar uma dica de ouro: atenção nas estradas! Hoje é muito comum ver pessoas se distraindo com celulares para fazer filmagens durante o percurso. Certamente isso é um ato extremamente perigoso, principalmente porque um acidente de moto em uma rodovia pode ser fatal.

Se você quer registrar sua viagem, tenha um suporte para câmera na moto, na sua roupa ou no capacete, mas não tente mexer nele enquanto está dirigindo. Limite-se a manusear esses equipamentos somente enquanto estiver parado.  

Em resumo, viajar de moto pode ser muito prazeroso e satisfatório, no entanto, é algo que deve ser feito com cuidado, sempre levando em consideração o bem-estar do condutor e passageiro e também das condições do seu veículo, o que pode preservar a sua vida e a de outras pessoas.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de viagem de moto para iniciantes, veja o vídeo do canal Duas Rodas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse