Quem recebe água em casa da torneira, com uma força grandiosa, não sabe a benção que isso significa.
Além de não precisa saber como bombear água para caixa d’água essa água permite que se tome banho tranquilamente sem queimar a resistência ou sem perder a pele de tão quente que sai a água.
Contudo, muita gente que vive em áreas mais afastadas do centro urbano, não podem contar com a mesma força na pressão da água que vem da rede pública de distribuição, necessitando de uma bomba para garantir o abastecimento.
Essa força toda que vem do sistema de distribuição da rua, já é uma pressão normal por parte da distribuidora, permitindo que a casa seja abastecida sem qualquer problema.
Assim, a água tem força suficiente para subir sozinha para a caixa d’água ou reservatório do prédio e quando faltar água da rua, nenhum morador fica desabastecido.
O que este artigo aborda:
- Por que em muitos lugares isso acontece?
- Como resolver esse problema?
- E o que é a cisterna?
- E como é a bomba d’água?
Por que em muitos lugares isso acontece?
O mais comum é quando o sistema hidráulico da casa é mal projetado. Em várias casas onde há invasão de áreas públicas, por exemplo, é exatamente isso que acontece.
O sistema hidráulico que faz a distribuição de água para todas as famílias é precário, de forma que a água não possui força suficiente para alcançar as caixas d’água e se alcançam, é com certa lentidão.
Em outros casos, a tubulação da casa está mal projetada por conta de muitas curvas e remendos. A quantidade de curvas nos canos que trazem a água da rua para a residência reduzem a força desta água.
Desta forma, a água chega fraca até a torneira, por exemplo.
Por sua vez, em cidades com pouca infraestrutura em saneamento básico e distribuição de água, o sistema precário demais impede que a água chegue com a força que precisa.
Também ocorre em algumas regiões do país, onde as casas estão localizadas muito acima do nível da cidade por conta de algum morro. Sendo assim, o sistema de abastecimento de água não chega com força suficiente.
Como resolver esse problema?
Quando acontece esse tipo de situação, o ideal é adotar um reservatório secundário e instalar uma bomba para forçar a água diretamente para a caixa d’água.
Em muitas residências onde esse problema é recorrente, os proprietários instalaram uma cisterna que recebe a água da rua normalmente, como um poço, por exemplo. A bomba instalada embaixo da água força a mesma pelos canos a subir sem qualquer curva direto para a caixa com toda a pressão possível.
E o que é a cisterna?
Trata-se de um depósito subterrâneo que recebe a água que vem direto da rua. Como um poço. Pode ser construída em alvenaria, fibra de vidro e até mesmo plástico.
As casas que usam cisternas não abandonam a caixa d’água. o primeiro utiliza um sistema de bombeamento onde a bomba suga a água para o cano da caixa com toda força possível, para enchê-la com a mesma pressão dos sistemas de distribuição dos centros urbanos.
E como é a bomba d’água?
Para você que quer saber como bombear água para caixa d’água a bomba d’água é um equipamento que possui um rotor, que puxa o líquido da cisterna para a entrada da bomba. Esta, por sua vez, suga a água e a transfere através do encanamento para o reservatório elevado.
A água é automaticamente pressurizada de forma que enche rapidamente o segundo reservatório sem demora.
Existem muitos modelos de bomba d’água no mercado, tais como autoaspirante, periférica, submersa, submersível, dentre outras. Cada qual atende a uma necessidade conforme a residência e a sua dificuldade em abastecer a Caixa d’Água.
Artigos relacionados: