Nice Content News

Quem recebe água em casa da torneira, com uma força grandiosa, não sabe a benção que isso significa.

Além de não precisa saber como bombear água para caixa d’água essa água permite que se tome banho tranquilamente sem queimar a resistência ou sem perder a pele de tão quente que sai a água.

Contudo, muita gente que vive em áreas mais afastadas do centro urbano, não podem contar com a mesma força na pressão da água que vem da rede pública de distribuição, necessitando de uma bomba para garantir o abastecimento.

Essa força toda que vem do sistema de distribuição da rua, já é uma pressão normal por parte da distribuidora, permitindo que a casa  seja abastecida sem qualquer problema. 

Assim, a água tem força suficiente para subir sozinha para a caixa d’água ou reservatório do prédio e quando faltar água da rua, nenhum morador fica desabastecido.

O que este artigo aborda:

Como bombear água para caixa d'água?
Como bombear água para caixa d’água?
Pin It

Por que em muitos lugares isso acontece?

O mais comum é quando o sistema hidráulico da casa é mal projetado. Em várias casas onde há invasão de áreas públicas, por exemplo, é exatamente isso que acontece. 

O sistema hidráulico que faz a distribuição de água para todas as famílias é precário, de forma que a água não possui força suficiente para alcançar as caixas d’água e se alcançam, é com certa lentidão.

Em outros casos, a tubulação da casa está mal projetada por conta de muitas curvas e remendos. A quantidade de curvas nos canos que trazem a água da rua para a residência reduzem a força desta água. 

Desta forma, a água chega fraca até a torneira, por exemplo.

Por sua vez, em cidades com pouca infraestrutura em saneamento básico e distribuição de água, o sistema precário demais impede que a água chegue com a força que precisa.  

Também ocorre em algumas regiões do país, onde as casas estão localizadas muito acima do nível da cidade por conta de algum morro. Sendo assim, o sistema de abastecimento de água não chega com força suficiente.   

Como resolver esse problema?

Quando acontece esse tipo de situação, o ideal é adotar um reservatório secundário e instalar uma bomba para forçar a água diretamente para a caixa d’água. 

Em muitas residências onde esse problema é recorrente, os proprietários instalaram uma cisterna que recebe a água da rua normalmente, como um poço, por exemplo. A bomba instalada embaixo da água força a mesma pelos canos a subir sem qualquer curva direto para a caixa com toda a pressão possível. 

E o que é a cisterna? 

Trata-se de um depósito subterrâneo que recebe a água que vem direto da rua. Como um poço. Pode ser construída em alvenaria, fibra de vidro e até mesmo plástico. 

As casas que usam cisternas não abandonam a caixa d’água. o primeiro utiliza um sistema de bombeamento onde a bomba suga a água para o cano da caixa com toda força possível, para enchê-la com a mesma pressão dos sistemas de distribuição dos centros urbanos. 

E como é a bomba d’água?

Para você que quer saber como bombear água para caixa d’água a bomba d’água é um equipamento que possui um rotor, que puxa o líquido  da cisterna para a entrada da bomba. Esta, por sua vez, suga a água e a transfere através do encanamento para o reservatório elevado.  

A água é automaticamente pressurizada de forma que enche rapidamente o segundo reservatório sem demora. 

Existem muitos modelos de bomba d’água no mercado, tais como autoaspirante, periférica, submersa, submersível, dentre outras. Cada qual atende a uma necessidade conforme a residência e a sua dificuldade em abastecer a Caixa d’Água.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como bombear água para caixa d’água, veja o vídeo do canal Mérito Comercial.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse