Nice Content News

Quando o assunto é a temida rotina de limpeza, muitos já se assustam e, inclusive, fogem dessa obrigação que, apesar de não ser a melhor tarefa do mundo, deve ser feita e mantida com uma certa regularidade, não é mesmo?

No entanto, quando pensamos em organização, ela pode ser muito mais simples do que a maioria comenta. Afinal, quando instalamos uma rotina bem programada, ela passa a virar um hábito, e as ações são bem mais organizadas e prazerosas do que eram antigamente. 

Para comprovar o que foi afirmado até agora, os próximos tópicos desta publicação vão tratar justamente disso: dos métodos que deixam a eficiência das suas limpezas ainda mais práticas e, o melhor de tudo, explicar como isso impacta em todos os âmbitos da nossa vida.

O que este artigo aborda:

Rotina de limpeza: 10 dicas para montar a sua
Rotina de limpeza: 10 dicas para montar a sua
Pin It

Por que é importante manter a casa limpa?

Primeiramente, não poderíamos deixar de citar a importância dessa rotina de limpeza se tornar um hábito e como as dicas simples e eficazes, que vamos citar, contribuem para toda a sua vida. 

Sendo assim, para além do fato da higiene, que é algo que todos prezam, manter a casa limpa contribui para que as suas atividades do cotidiano se tornem facilitadas. 

Imagine ter que escolher uma roupa em cima da hora ou acordar atrasado para o compromisso mais importante do dia e não saber por onde começar na bagunça que você mesmo criou na sua casa?

Pois é! A organização é um hábito que te auxilia a não passar por dores de cabeça desnecessárias em momentos que exigem agilidade da sua parte.

Entretanto, ela também garante que você ponha em prática metas que estavam há algum tempo no papel, e você não tinha coragem de tirá-las de lá.

Uma casa organizada te dá a liberdade de aprender um hobby novo, passar um maior tempo de lazer com aqueles que você ama e proporcionar bons eventos para si e para os outros em um local totalmente organizado.

O melhor disso tudo é que essa organização não será um desgaste para você, mas, sim, um hábito. Você, ainda nesta leitura, aprenderá dicas de como manter a rotina de limpeza. Então, sempre terá tudo em ordem, não sendo um fardo toda vez que for colocar algo no lugar!

A importância da limpeza para a saúde física e mental

Junto a tudo que já foi comentado, é claro que o nosso exterior reflete 100% o nosso interior. Geralmente, quando não estamos bem no quesito saúde mental, essa carência de saúde é refletida em nosso ambiente, principalmente em nosso lar.

E isso acaba virando um ciclo, em que você não está bem e não tem ânimo para organizar o seu local. Por consequência, não consegue melhorar mentalmente e fisicamente, porque um espaço desorganizado abaixa os níveis dos nossos hormônios da felicidade. 

Dessa forma, mesmo quando o desânimo quiser te vencer, faça um esforço, mesmo que seja um pouco todo dia, para colocar ordem na casa. Quando não for por motivação, que seja por disciplina, porque é ela quem irá te guiar durante todo o processo.

Assim, conquistando a organização aos poucos, além de estar formando um hábito, você começará a se sentir mais confiante, produtivo e feliz, e tudo fluirá melhor. 

Não precisa começar organizando e limpando tudo de uma vez! Comece pelo quarto, passe para a sala…no dia seguinte vá para a cozinha e, assim, siga até que tudo melhore. O seu ânimo, até mesmo para se exercitar e cuidar de si, será outro!

Quais benefícios de ter uma rotina de organização e limpeza?

O mental e o físico, sem dúvidas, são impactados na organização da casa, visto que um ambiente limpo e bem organizado é capaz de influenciar e ser mais do que essencial quando o assunto é a forma de trabalho das pessoas.

Ademais, a qualidade e produtividade do serviço e das tarefas do dia a dia serão sempre potencializadas para resultados positivos e, também, não podendo deixar de lado o fato de que uma rotina de limpeza bem feita propicia uma boa impressão que esse ambiente passa a quem está de fora. Ou seja, apenas vantagens!

Vai ajudar a minimizar seus gastos com manutenção da casa

Manter a casa limpa parece difícil? É importante lembrar que a limpeza regular da casa é uma das melhores formas de economizar dinheiro, sabia? Isso mesmo, pois ajuda a evitar que problemas maiores se desenvolvam. 

Ao manter a casa limpa, você pode evitar custos caros associados a reparos de emergência, assim como a  necessidade de contratar serviços de limpeza e manutenção profissionais, além de economizar um tempo que poderia ser gasto para limpar ou consertar o que estragou. 

Por exemplo, se você manter os ralos e a tubulação da sua casa limpos pode lhe ajudar a economizar dinheiro. Se os canos e ralos da sua casa estiverem entupidos ou sujos, poderá haver grandes problemas e o custo com o serviço de limpeza aumentar consideravelmente no seu bolso. 

Limpar os ralos regularmente com água quente e detergente ajudará a manter os canos livres de sujeira, porém, se isso não for suficiente, um serviço de desentupimento na zona sul, como o da Holltec Desentupidora, pode ser necessário para desobstruí-los profissionalmente. 

O que parece um pequeno problema de limpeza pode evitar muitos problemas mais graves no futuro. 

Qual o impacto de uma desorganização nas nossas vidas?

O impacto de uma desorganização é gigantesco e, quanto antes minimizado, melhor para você! 

O ânimo para cuidar de si, da sua mente e do seu corpo será bem baixo, mas não para por aí! Quando você se depara com a bagunça, além de não saber ao certo por onde começar arrumar aquilo tudo, seu cérebro não conseguirá prever com facilidade uma solução para determinadas tarefas.

A partir disso, o estresse, a falta de paciência e falta de tempo serão seus grandes, mesmo que indesejados, amigos. A falta de foco, de concentração e, inclusive, um sentimento de angústia e de desesperança pode tomar conta. 

Ter uma rotina com hábitos bem definidos, principalmente os que envolvem limpeza, é a virada da chavinha do sucesso na vida de muitos!

Como estabelecer a rotina?

Para estabelecer uma rotina, leva um certo tempo, mas nada é impossível. Confira os melhores tópicos por onde você pode começar:

  • Estabeleça prioridades baseadas na sua realidade e comece o dia tentando cumpri-las;
  • Todo início de semana, crie um cronograma semanal e distribua bem seus afazeres, sendo honesta consigo e com o quanto suporta;
  • Divida as tarefas, não se sobrecarregue! 
  • Estabeleça um horário para as tarefas de limpeza e mantenha-se fiel a ele;
  • Tenha os momentos da organização geral e os momentos da faxina cômodo a cômodo;
  • Separe as tarefas por categorias, por exemplo: higienização, lavanderia, e organização;
  • Compre produtos de qualidade para facilitar o serviço e estude receitinhas caseiras que aceleram processos;
  • Aproveite o tempo de outro serviço para novas atividades, como o tempo da máquina de lavar, em que você pode limpar o banheiro;
  • Tente, na rotina, ser mais minimalista: o acúmulo pode te atrasar na organização;
  • Mantenha a calma e a consistência: mesmo que pouco, sempre faça!

Qual o melhor horário para realizar as tarefas?

Essa questão é bem particular e a resposta é: depende! O primeiro passo é a organização e o planejamento com relação ao seu dia e as suas prioridades. Na vida, nós temos o que é prioridade e o que deve ser feito.

Então, para saber qual o melhor horário para que a sua rotina de limpeza seja eficiente, primeiro veja aquilo que é prioridade, por exemplo: seu trabalho é das 7 horas da manhã até às 17 horas da tarde, com uma hora de almoço.

Essa rotina é bem puxada e é a realidade da maioria dos trabalhadores, mas é a sua prioridade, algo inegociável e que você precisa, de segunda a sexta, pelo menos, cumprir. 

A partir disso, desse estabelecimento da prioridade, você irá, também com planejamento – utilizar planner e agenda nessas horas é sempre bem-vindo – encaixar as demandas do lar: passar, cozinhar, organizar armários, lavar e guardar louça. 

Algumas tarefas serão melhor executadas se feitas na parte da manhã, outras no horário do almoço e outras, ainda, à noite. Portanto, sempre observe a sua realidade e se adeque a ela.

Ah! E é claro, não deixe que serviços acumulem. Sujou? Lavou! Lavou? Secou! Isso te economiza muito tempo e evita desgastes! Existe uma regra que é: sempre que entrar em um local, saia dele o deixando melhor do que quando você o encontrou. Isso agiliza a vida e melhora, inclusive, a sua autoestima.

Uma dica de ouro é começar com atitudes simples, a fim de se tornarem hábitos como: pegou uma caneta de sua mesinha de escritório, guarde-a imediatamente após seu uso no seu devido local. Pode até parecer algo simplista, mas faz total diferença e colabora bastante com o processo de disciplina organizacional do ambiente, além de deixar as coisas sempre no lugar.

Dicas extras para tornar as tarefas mais fáceis e prazerosas

Por fim, dentre as mais diversas dicas extras acerca de uma rotina de limpeza, para torná-la ainda mais prazerosa, e não uma missão impossível, o aconselhado é que você coloque uma música que te acalma, para que o serviço desenrole mais rápido, assim como reservar um momento para isso, mas, a cada meia hora, dar uma pausa, para não cansar tanto.

Você também pode escolher os melhores objetos para fazer a sua organização e, como exemplo, podemos citar: bons jogos de cama, bonitos tapetes, produtos de limpeza de qualidade etc. Isso, pode parecer que não, mas dá um gás diferenciado na hora de limpar.

Ao fazer isto por, pelo menos, 21 dias, mantendo a constância da rotina prazerosa, com vontade de cuidar da sua casa, sem que se torne um peso, você terá criado um hábito e verá como sua vida ficou ainda mais leve!

Conclusão

Portanto, nesse artigo, você pode conferir, em uma breve leitura, e de forma prática e simples, como otimizar a rotina de limpeza do seu espaço e, ainda, os impactos que isso pode vir a surtir na sua vida e no seu próprio bem-estar pessoal. 

Afinal, o nosso interior impacta, e muito, a nossa vida exterior e como conseguimos lidar com tudo ao nosso redor com ainda mais leveza.

Logo, seguindo as dicas acima, você verá como a sua vida ficará ainda mais facilitada e como pequenas ações do dia a dia permitirão que você tenha mais liberdade para curtir novos momentos e colecionar novas histórias e memórias, sem se preocupar com a limpeza, que já estará feita!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse