Se a cozinha é o “coração da casa”, a sala de estar, certamente, se encaixa como a “cara” do lar. Isso porque funciona como um dos ambientes em que se mais passa tempo e onde são feitos encontros e reuniões com familiares e amigos. Por isso, costuma ser valorizado nos projetos de decoração, especialmente no que se refere à iluminação.
A luz desempenha a importante função de compor o ambiente de maneira geral. Isso porque, além de causar um impacto visual tangível, devido aos objetos utilizados, também é responsável por destacar os demais móveis. Especialistas defendem que, nos ambientes dedicados ao bem-estar, deve-se priorizar fontes de luz amareladas.
Nesse sentido, em uma sala de estar, que precisa passar uma sensação acolhedora, recomenda-se o uso de lâmpadas mais mornas ou quentes. O estilo decorativo da iluminação pode variar de acordo com as preferências do morador, mas é inegável que um belo lustre ou pendente deixa o ambiente ainda mais charmoso.
O que este artigo aborda:
- Qual a diferença entre lustres e pendentes?
- Lustre candelabro
- Lustre aranha
- Lustre vintage e moderno
- Lustre de madeira
- Lustre escandinavo
- Pendente com cúpula
- Pendente metalizado
- Pendente de vidro transparente
- Pendentes iguais em diferentes níveis
- Pendentes em trilho
Qual a diferença entre lustres e pendentes?
Mesmo que parecidos, as propostas desses dois objetos são distintas. O lustre é um utensílio clássico e sofisticado, que possui pequenas estruturas laterais para o uso de dezenas de lâmpadas. O pendente, por sua vez, é moderno e versátil, com formatos, cores e tamanhos distintos, geralmente utilizado com apenas uma lâmpada.
As duas versões transformam uma sala de estar, elevando o seu nível de requinte. A indicação, no entanto, é observar o tamanho da peça em comparação ao espaço da casa, e posicioná-la de maneira centralizada, para melhor difusão da luz. Aqui, você encontrará 5 propostas para cada tipo de decoração, que seguem as principais tendências do momento.
Lustre candelabro
Por ser o mais associado ao modelo clássico, tem uma elegância atemporal. É composto por cristais verdadeiros, e exige um amplo espaço de exposição.
Lustre aranha
Tendência na decoração, esse estilo combina com salas modernas que buscam o equilíbrio entre designs clássicos e contemporâneos.
Lustre vintage e moderno
Quando o clássico incorpora elementos da modernidade, o resultado é único e cheio de personalidade, igual aos lustres que misturam materiais como metal e cristais.
Lustre de madeira
Rústicos, esses lustres combinam com quem aposta em uma decoração coerente com o tema, onde se tem um sofá de couro e móveis feitos de madeira.
Lustre escandinavo
Quem aprecia decorações mais discretas, provavelmente, pode se encantar com a proposta escandinava e suas encantadoras formas geométricas, com cores sóbrias.
Pendente com cúpula
Apesar de parecer um lustre, esse modelo permite ser criado a partir de diferentes materiais, como tecido ou plástico, e garante boa iluminação do ambiente.
Pendente metalizado
Ideal para quem tem uma sala moderna, esse pendente potencializa a proposta de uma iluminação quente, o que torna o ambiente ainda mais aconchegante.
Pendente de vidro transparente
Neste modelo, a grande estrela é a lâmpada escolhida. A transparência passa um ar moderno, ao mesmo tempo que valoriza o material incandescente.
Pendentes iguais em diferentes níveis
A versatilidade dos pendentes possibilita uma decoração criativa e jovial, que coloca peças idênticas em posições mais baixas ou altas, em comparação às outras.
Pendentes em trilho
Se você prefere alinhamento, esse modelo se encaixa perfeitamente, pois oferece uma decoração próxima ao industrial, sem perder o charme moderno.
Independentemente do modelo escolhido, é possível criar um ambiente com personalidade e elegância, basta balancear a peça (lustre ou pendente) com o restante da decoração.
Artigos relacionados: