Nice Content News

Quando o assunto é mercado imobiliário, a região de Balneário Camboriú (BC), no litoral de Santa Catarina, se destaca como uma das cidades brasileiras que registram ótimos números. Entre 2021 e 2022, o setor apresentou um crescimento de quase 25%, segundo dados da FipeZAP. Expansão essa que caminha junto ao desenvolvimento econômico do município, segurança, investimentos em infraestrutura e qualidade de vida da população.

Neste artigo, falaremos sobre o mercado imobiliário de Balneário Camboriú, que registrou bons índices nos últimos dois anos, dos quais levaram a região a conquistar o primeiro lugar em valorização de propriedades em março de 2022. Além disso, listaremos os motivos que contribuem para que a cidade litorânea esteja entre os melhores lugares para se viver no país. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Valorização do mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Valorização do mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Pin It

Balneário Camboriú: 1º lugar em valorização imobiliária no país

Para quem atua no setor imobiliário, sabe que Balneário Camboriú tem sido palco para grandes investimentos residenciais e o sonho de consumo de vários brasileiros que desejam morar em uma região com bons indicadores de qualidade de vida. 

Justamente por isso, em menos de um ano, alguns empreendimentos na cidade tiveram uma valorização de 90%, o que a colocaram no topo da lista das regiões que mais registraram um aumento nos valores dos imóveis. Esse título foi dado à Dubai brasileira por meio de um levantamento realizado pela FipeZAP. Em 2021, ela ocupava a quarta posição no ranking, em dezembro do mesmo ano, subiu para o terceiro lugar e, em 2022, alcançou a primeira posição.

Outra grande surpresa foi a expansão do município de Itapema (SC) que, no ranking, fechou em quarto lugar, atrás apenas de Balneário Camboriú, São Paulo e Rio de Janeiro.

Assim, como consequência positiva desse título de m² mais valorizado do país, a expectativa para a cidade litorânea catarinense é que os investimentos, sobretudo de imóveis de alto padrão, continuem se expandindo de modo cada vez mais significativo.

Mercado imobiliário em Balneário Camboriú

Os dois últimos anos foram muito promissores para o mercado imobiliário em Santa Catarina. O Índice FipeZAP apontou que, em 2022, quatro cidades se destacaram como umas das que possuem o metro quadrado mais valorizado do país. São elas: Balneário Camboriú, Florianópolis, Itapema e Itajaí. Essas, continuam em ascensão no setor, principalmente, no de luxo.

Em BC, tema do nosso artigo, os números surpreendem ainda mais. Em maio de 2022, o preço médio do m² foi de R$10.021, com uma valorização imobiliária de 0,30% no mês; 1,04% em abril; 6,57% no primeiro semestre do ano e 24,77% nos últimos 12 meses.

Já em linhas gerais, a região registrou um crescimento de quase 25% no segmento, de dezembro de 2021 a agosto de 2022. Assim, esses números nos mostram que o mercado imobiliário deve se manter estável e aquecido pelos próximos meses.

O que justifica essa ascensão do mercado imobiliário em Balneário Camboriú, afinal?

São vários os motivos que levaram à expansão do mercado imobiliário em Balneário Camboriú. Podemos atribuir, por exemplo, ao fato de que a cidade está entre as mais belas do Brasil, com paisagens naturais e praias paradisíacas, que atraem turistas do mundo todo. Mas, além disso, há outras razões para que as propriedades na Dubai brasileira estejam entre as mais valorizadas e desejadas pelos consumidores.

Infraestrutura completa

É impossível falar da cidade no litoral catarinense sem mencionar a sua infraestrutura urbana, que aprimora a cada ano. Há melhorias na mobilidade urbana, paisagismo, pavimentação, saneamento, construção de novos pontos turísticos e muitos mais.

Dessa forma, os investimentos municipais e estaduais realizados na região visam adequá-la às necessidades dos moradores, turistas e consumidores. Afinal, são eles os responsáveis por fazerem com que a economia gire e o município cresça, tornando-o uma referência não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Cidade turística

O turismo em BC é consistente. Segundo o censo de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui cerca de 149.227 habitantes. No entanto, durante a temporada de verão, ela recebe mais de um milhão de turistas, entre dezembro e março.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2022, visitaram a região quase meio milhão de turistas, um aumento de 29,95%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Assim, a união entre as belezas naturais, a infraestrutura e os pontos turísticos diferenciados, faz com que BC seja um dos locais mais procurados por investidores que buscam empreendimentos, sobretudo, os de alto padrão.

Grandes centros de lazer

Outro fator que contribui para que o mercado imobiliário de Balneário Camboriú estivesse em ascensão é a grande oferta de centros de lazer. Na região, é possível encontrar parques, praias, museus, restaurantes e outros ambientes que agradam a diversos públicos. Dentre os lugares mais conhecidos, podemos citar: Beto Carrero World, Parque Unipraias, Morro do Careca, o aquário Oceanic Aquarium, Classic Car Show e muitas outras atrações ideais para um passeio em família.

Maiores índices de segurança do país

No quesito segurança, o município também não fica atrás. Em 2021, BC esteve entre as principais posições no Ranking Connected Smart Cities, que a elegeu como a cidade mais segura do país, entre as que possuem de 100 a 500 mil habitantes. Um ano antes, em 2019, ela também ocupou o primeiro lugar.

Já em 2021, Balneário esteve entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, além de ter apresentado bons índices de governança e com o maior efetivo de segurança policial do estado.

Sabemos que esse é um aspecto prioritário de muitos consumidores, que procuram por lugares seguros para morar com a família. Por apresentar indicativos positivos, a Dubai brasileira é escolhida por muitos, o que também justifica a expansão do mercado imobiliário no município.

Alargamento das faixas de areia

O alargamento das faixas de areia na Praia Central, de Balneário Camboriú, também contribuiu para que houvesse uma valorização nas propriedades localizadas na região. De acordo com especialistas, essa foi uma mudança que trouxe possibilidade de melhor infraestrutura turística ao município, uma vez que, antes do alargamento, os prédios faziam muita sombra na praia, deixando-a menos atrativa.

Depois de ler este texto, não restam dúvidas de que o mercado imobiliário de Balneário Camboriú está entre os mais promissores do Brasil, não é? Se investir em uma propriedade na cidade que, além de belezas naturais, oferece infraestrutura, segurança e lazer, estiver nos seus planos, nós temos uma ótima opção para você: o empreendimento Hamptons Village, localizado na região litorânea. Os apartamentos proporcionam tudo o que há de melhor para você e sua família: luxo, conforto, diversão e bem-estar.  

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse