Nice Content News

Quanto tempo demora para uma casa ficar pronta? É necessário mais do que 6 meses para ter a casa pronta ou somente em um ano todo o processo é finalizado?

Como estimar o período necessário de construção para ter a residência pronta como no projeto de engenharia?

Justamente como dito acima, tudo depende do projeto de engenharia civil feito pelo profissional técnico responsável pela obra. Por exemplo, uma casa com dois pavimentos pode demorar mais do que uma casa de um único pavimento, naturalmente, devido ao número de materiais adicionais que são utilizados e instalados, como a própria fundação.

Porém, o inverso também é verdadeiro: uma casa com 20 metros de fundo, mas apenas um pavimento, pode demorar mais ou igual ao tempo de construção de uma casa de dois pavimentos, mas com apenas 10 metros de fundo. Portanto, tudo depende, principalmente, da mão de obra que você contratou para a obra.

Leia também: Lista de materiais para construção de casas de madeira!

No conteúdo de hoje, trouxemos informações interessantes para você entender melhor sobre o período que demora para uma casa ser construída. Portanto, caso queira saber em quanto tempo uma casa é construída, leia com a gente até o final da matéria e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que este artigo aborda:

Em quanto tempo uma casa é construída?
Em quanto tempo uma casa é construída?
Pin It

Em quanto tempo uma casa é construída?

Como mencionamos, o período depende muito do projeto residencial construído. Através deste documento, é possível não somente ter uma ideia, como ter uma data correta – estimada – de que sua casa esteja realmente finalizada. Por isso a importância de contratar um profissional – engenheiro civil – de qualidade.

De toda forma, por mais que você já tenha essa informação em seu projeto, deixamos um pequeno guia com o período que cada fase da construção demora. Neste exemplo, usaremos uma casa simples, com apenas 1 pavimento e 100 metros quadrados (10×10). Leia:

Fundação

A fundação é uma das partes mais importantes de toda a construção. É através dela que sua casa ficará segura para ser utilizada sem medo, sem riscos de cair, quebrar, evitando fissuras, possíveis deslizamentos de terra e outros problemas relacionados à segurança da casa e das pessoas que ali vivem.

Dependendo da quantidade de pavimentos de sua casa, ou então do local onde vai ser construída, pode ser necessário cavar bastante até encontrar um local sólido para instalar a fundação. Neste caso, podemos dizer que do início ao fim, a fundação pode demorar cerca de um mês para ficar pronta.

Levantando a casa, paredes, telhados, etc.

Chegamos então à parte principal da construção da casa, onde as paredes são levantadas, as vigas inseridas juntamente com os pilares. Novamente, o tempo de construção depende propriamente do tipo de casa que você deseja construir. Neste exemplo, estamos falando de uma casa “pequena”, com 100m².

Porém, ainda há mais uma informação que você deve saber: o tipo de construção será convencional ou estrutural? No primeiro exemplo, são usadas vigas e pilares para sustentar o peso da casa, fazendo com que as paredes internas possam ser derrubadas ao longo do tempo, sem comprometer toda a estrutura da residência. Dessa forma, você pode mudar os cômodos como bem entender com o passar dos anos.

Por outro lado, na construção estrutural, as paredes servem como estrutura para suportar o peso exercido pela casa. Dessa maneira, é necessário que a planta baixa já esteja de acordo com o desejo do proprietário, visto que, caso uma parede seja derrubada, há grandes chances de toda a estrutura ceder. Essa fase da construção demora, em média, mais 1 mês.

Acabamento

Por fim, temos a fase do acabamento. Nesta fase, está tudo aquilo que você vê na parte externa da casa, ou seja, sem blocos de concreto, sem tijolos, sem contrapiso: aqui você vê a tinta, as janelas, as portas já instaladas, o forro bem feito, o piso de cerâmica escolhido com antecedência, entre várias outras finalizações necessárias.

Muitas pessoas subestimam essa fase e acabam separando menos dinheiro do que é realmente necessário para o acabamento. Porém, em comparação com a fase 2 que citamos, o valor pode até mesmo ser superior, visto que a mão de obra de um pintor, por exemplo, está bem alta no mercado em geral.

Novamente, essa fase demora cerca de 1 mês para ser finalizada, desde que todos os dias sejam trabalhados em busca da finalização da residência.

Conclusão

E afinal, em quanto tempo uma casa é construída? Somando-se todas as partes e fases da construção mencionadas, temos um total de 3 meses de construção. Obviamente, esse período pode se estender por mais duas ou três semanas, mas nada além disso – desde que claro, a construção seja contínua, sem pausas.

Neste exemplo, podemos então dizer que uma casa de 200m² dura 6 meses para ser construída, uma casa de 300m² demora 9 meses, uma casa de 400m² demora 12 meses (1 ano), e assim sucessivamente.

Por fim, se você quer saber mais em quanto tempo uma casa é construída, veja o vídeo do canal Marcelo Akira.

Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha alguma pergunta para realizar, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse