Nice Content News

Tá achando que é apenas de cadernos e livros que se vive um estudante? Se acredita que sim, errou feio. 

Para conseguir o máximo possível de rendimento nos estudos é fundamental que a pessoa conte com um espaço acolhedor, aconchegante e motivador e todos esses pré-requisitos passam justamente pela escolha correta da mesa de estudo para utilizar no quarto.

Esse móvel comum contém a chave do sucesso nos estudos. 

Tem dúvidas disso? 

Então leia esse post conosco que vamos lhe apresentar a importância de planejar e optar com todo carinho do mundo a mesa de estudo para quarto.

O que este artigo aborda:

Projeto de uma mesa de estudo para quarto
Projeto de uma mesa de estudo para quarto
Pin It

Qual o motivo para ter mesa de estudo no quarto?

Preste atenção na seguinte pergunta: onde o aluno fica mais focado e concentrado no momento de estudo? Deitado na cama ou sentado em uma mesa de estudo? Acertou quem disse sentado em uma mesa de estudo.

Estudos são unânimes ao dizer que a capacidade de aprendizado cresce quando a pessoa se posiciona em uma postura e em um espaço direcionado para esse fim. 

E essa questão até mesmo a neurociência explica, sabia disso? 

Isso pois o nosso cérebro associa a postura “deitado” como uma hora de descanso e relaxamento. E o que acontece com ele? Nos prepara para dormir. Percebeu porque diversas vezes você começa uma leitura na cama e logo depois está dormindo ou com cochilando?

Logo, esse é a primeira razão para você adquirir uma mesa de estudo no seu quarto.

O segundo motivo para você ter uma mesa de estudo é para ter uma boa organização do seu material. Sim, a organização é um fator de grande importância para quem quer alcançar seus objetivos nos estudos. 

E uma boa mesa para estudar no quarto vai conseguir te ajudar a organizar livros, cadernos, porta lápis e outros matérias essenciais para o seu aprendizado.

Quer mais uma razão? Então vamos lá. 

A mesa de estudo dá um toque especial para a decoração do seu quarto, já reparou nisso? Além de ter um canto organizado e motivador, você ainda pode ter um ambiente muito bonito e cheio de estilo. Que tal?

Pensando além, você pode contratar um bom marceneiro para fazer a mesa ideal, e de quebra, ainda projetar móveis planejados para o seu quarto. Assim você fica com o ambiente perfeito para estudar e se organizar.

Medidas para a mesa de estudo ideal

Agora que você já sabe da importância de obter uma mesa de estudo no seu quarto, é relevante também entender que tipo de mesa mais apropriada para você e seu ambiente. Isso se remete a dois pontos fundamentais: tamanho e proporção.

O tamanho ideal para uma mesa de estudo deve ter no mínimo 90 cm de largura e 50 cm de profundidade. 

Esse é o tamanho ideal para conseguir colocar na mesa todos os materiais que necessita, além de ter espaço suficiente para abrir e fechar seus cadernos e livros.

Outra medida que não pode ser esquecida é a altura. Para mesas de estudo para crianças de até 7 anos, o mais indicado é uma altura de até 65 cm. Já para os maiores, incluindo adultos, a altura adequada é entre 73 e 82 cm.

Confira também a proporção da mobília em relação ao espaço, de forma que ele fique bem posicionado no espaço, garantindo uma boa circulação em volta.

Mais algumas sugestões para se considerar

Cadeira

O par ideal da mesa de estudos é uma boa cadeira, e ela também deve obter o conceito de ergonomia. Isso é, escolha cadeiras com encosto e assento confortáveis e nas medidas apropriadas para você. 

Uma excelente pedida são as cadeiras de estudo com regulagem tanto de altura como inclinação. Já para as crianças menores, escolha cadeiras sem rodinhas. 

Pois elas acabam se tornando um brinquedo e sem dúvidas uma fonte de distração para criança;

Iluminação

A iluminação na mesa de estudo também é um fator muito importante. Sempre que possível deixe a mobília perto de uma janela, de modo que a luz natural entre completamente no ambiente. 

Mas, se não for possível, invista em uma fonte de iluminação artificial ideal. E, mesmo para quem tem uma luz natural, é importante ter uma luminária para direcionar a luz durante os estudos, principalmente no período da noite.Se você tem pouco espaço dentro do quarto, não fique aflito. Hoje em dia existem as mesas de estudo dobráveis. Esse tipo de móvel pode ser recolhido depois de terminar os estudos, deixando livre a área útil do quarto.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse