Nice Content News

A escrita acadêmica exige que os alunos comuniquem efetivamente suas ideias e argumentos de maneira clara e eficaz.

Uma habilidade importante para conseguir isso é a capacidade de reescrita de frases de forma eficaz.

Dominar a habilidade de parafrasear não apenas aprimora as habilidades de escrita, mas também promove uma compreensão mais profunda de conceitos complexos.

No entanto, pode ser uma tarefa desafiadora para alguns alunos se tornarem mestres dessa técnica útil. Este artigo explorará algumas estratégias eficazes de reescrita de frases para alunos em redação acadêmica.

O que este artigo aborda:

Estratégias de reescrita de frases para alunos
Estratégias de reescrita de frases para alunos
Pin It

O que é parafrasear?

Parafrasear é reafirmar o texto de outra pessoa em suas palavras sem alterar seu significado ou intenção original. É uma habilidade útil na redação acadêmica, pois permite que os alunos expliquem com eficiência conceitos/tópicos acadêmicos complexos, utilizando suas próprias palavras.

Parafrasear envolve entender o texto original e, em seguida, expressar esse texto com mais clareza usando suas próprias palavras.

Ao utilizar a habilidade de reescrita de frases na redação acadêmica, os alunos podem experimentar uma série de benefícios. Esses benefícios incluem uma maior compreensão de tópicos complexos, habilidades de escrita aprimoradas e risco reduzido de plágio.

Então, agora que você entendeu o que realmente é parafrasear. Passemos às estratégias que os alunos podem adotar para parafrasear seu trabalho acadêmico de forma eficaz.

Estratégias de reescrita de frases para os alunos utilizarem na redação

Sinonímia

A sinonímia refere-se à alteração de palavras e frases no texto original com seus sinônimos apropriados/relevantes. É uma estratégia de paráfrase eficaz para os alunos.

Isso porque permite que os alunos descrevam informações usando suas próprias palavras sem alterar a intenção/significado original. Isso os ajudará a mostrar ao professor/instrutor que eles têm um bom entendimento dos tópicos.

Além disso, ao criar sinônimos, os alunos se familiarizarão com novos sinônimos, o que contribuirá ainda mais para o aprimoramento do vocabulário. E ter um vocabulário forte pode simplificar o processo de parafrasear para os alunos.

Agora, a maioria dos alunos estará pensando em como eles podem usar estratégias de sinonímia para parafrasear seu trabalho acadêmico. Seja paciente, porque vamos explicar isso com um exemplo em tempo real.

  • Frase original: Segundo pesquisadores, a internet revolucionou a forma como o ser humano se comunica.

Agora, vamos parafrasear esta frase usando a estratégia de sinonimização.

  • Versão da paráfrase: Os cientistas afirmam que a internet transformou os métodos de comunicação das pessoas.

Neste exemplo, substituímos “ Pesquisadores ” por seu sinônimo apropriado “ Cientistas ”, e esse procedimento continua pelo restante da frase.

Alterando a estrutura da frase

Além de sinonimizar, alterar a estrutura da frase do texto original também é uma estratégia eficaz de reescrita de frases. Alterar a estrutura da frase envolve mudar a voz da frase de ativa para passiva ou passiva para ativa sem danificar o significado original.

Essa estratégia não apenas permitirá que os alunos parafraseiem de maneira eficaz, mas também tornará sua escrita mais clara e direta.

Além disso, alterar a estrutura da frase para parafrasear o trabalho acadêmico também pode tornar a escrita dos alunos interessante, livre de plágio e variada.

Para fornecer uma ideia melhor sobre como os alunos podem alterar a estrutura da frase. Confira o exemplo abaixo:

  • Frase original: A pesquisa constatou que os alunos que estudam no exterior têm níveis mais elevados de competência cultural do que aqueles que não o fazem.

Agora, vamos parafrasear a frase acima, alterando sua estrutura de frase.

  • Frase da paráfrase: Estudantes que não estudam no exterior normalmente não têm o mesmo nível de competência cultural daqueles que o fazem, de acordo com a pesquisa.

Na segunda frase, alteramos a ordem das palavras, colocando “ Alunos ” no início e “ Pesquisa ” no final da frase.

Fazer isso não apenas permitirá que os alunos parafraseiem sem cometer plágio, mas também permitirá que eles criem uma versão clara do texto de entrada.

Quebrar/juntar frases

Quebrar e juntar frases envolve dividir frases longas ou complexas em outras mais curtas e simples e vice-versa.

Essa estratégia de reescrita de frases também pode ser útil para os alunos na redação acadêmica, pois permite que eles apresentem informações complexas de maneira eficiente usando suas próprias palavras.

Ao quebrar ou juntar frases, os alunos podem evitar usar a mesma estrutura de frase do texto original, o que pode ajudá-los a evitar o plágio. Não apenas isso, pode ajudar os alunos a trazer clareza à sua escrita, tornando-a mais fácil de entender.

Por exemplo, abaixo, escrevemos um exemplo de frase longa.

  • Frase original: Além dos benefícios fisiológicos do exercício, como melhora da saúde cardiovascular e aumento da força muscular, a atividade física regular demonstrou ter efeitos positivos sobre os resultados da saúde mental, incluindo sintomas reduzidos de depressão e ansiedade e melhor qualidade de vida geral .

Agora vamos parafrasear utilizando a estratégia de quebra de sentenças.

  • Versão parafraseada: A atividade física regular demonstrou ter efeitos positivos nos resultados da saúde mental. Esses resultados incluem sintomas reduzidos de depressão e ansiedade e melhor qualidade de vida geral. Além disso, o exercício também proporciona benefícios fisiológicos, como melhora da saúde cardiovascular e aumento da força muscular.

Então, é assim que os alunos podem usar a quebra ou junção de frases para parafrasear efetivamente seu trabalho acadêmico.

Obtenha ajuda do parafrasear texto online

Por último, mas não menos importante, obter ajuda de ferramentas on-line também é uma estratégia de paráfrase útil na redação.

Existem várias ferramentas de reescrita de frases disponíveis na Internet que permitem aos alunos parafrasear com eficiência seu trabalho acadêmico em segundos.

Essas ferramentas são equipadas com algoritmos avançados que analisam o texto de entrada e, em seguida, fazem alterações por sinonímia e reestruturação de frases. Isso economizará tempo e esforço para os alunos, permitindo que eles se concentrem em outras tarefas acadêmicas.

Não apenas isso, a paráfrase manual sempre contém uma chance de que os alunos cometam erros não intencionais. Esses erros podem resultar em texto parafraseado fora de contexto ou texto mal parafraseado. 

Felizmente, esse não é o caso das ferramentas de reformulação de frases online. Eles fornecem uma versão de saída precisa, mas eficaz, do texto de entrada.

Para explicar melhor, vamos explicar. Vamos usar uma ferramenta de parafrasear confiável do Editpad para este exemplo.

Vamos fornecer uma frase aleatória para a ferramenta para ver qual saída ela fornece.

  • Exemplo de Frase: O objetivo deste estudo é investigar os efeitos do uso de mídias sociais na saúde mental de adolescentes.
  • Resultado de saída: O objetivo deste estudo é descobrir os efeitos do uso das mídias sociais na saúde mental dos jovens.

Portanto, é assim que os alunos podem aproveitar a paráfrase on-line com rapidez e precisão.

Conclusão

A reescrita de frases é uma habilidade essencial para os alunos na escrita acadêmica. Ele permite que os alunos demonstrem sua compreensão do material e criem uma versão mais clara do texto original.

Ao usar estratégias para revisão de texto eficazes, os alunos podem reafirmar as informações com suas próprias palavras, criar uma redação coesa e original e, por fim, melhorar seu desempenho acadêmico.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de reescrita de frases, veja o vídeo do canal Estratégia Concursos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse