Nice Content News

As portas e portões automáticos são muito populares em casas, indústrias, comércios e outros estabelecimentos que desejam investir em segurança e praticidade no dia a dia. 

Por terem acionamento remoto e funcionamento rápido, esses dispositivos diminuem a janela de tempo para abordagem de bandidos e também o risco de acidentes que poderiam acontecer em operações manuais. 

Assim, cada vez mais pessoas optam pela instalação desses equipamentos, que estão disponíveis no mercado nos mais diversos modelos, materiais e opções de montagem. 

Dois dos modelos mais populares são as portas de enrolar e as seccionadas, que se destacam pela modernidade, praticidade e, principalmente, por serem soluções perfeitas para locais com limitação de espaço. 

Mas você sabe dizer as diferenças entre elas e qual modelo é o mais adequado para o seu projeto?

Abaixo, vamos apresentar as principais características desses dois produtos e as vantagens e usos ideais para cada um. Acompanhe este conteúdo do Nice Content News e veja como fazer a escolha ideal!

O que este artigo aborda:

Portas de enrolar
Portas de enrolar
Pin It

Como é a porta de enrolar?

Também conhecidas como portas de rolo, as portas de enrolar são um dos modelos mais populares para a automatização.

Como dito anteriormente, essa solução não precisa de grande espaço para montagem, o que as torna mais vantajosas do que os modelos basculantes e de correr, em que o vão precisa ser maior. 

O funcionamento da porta de rolo se dá por meio de um sistema composto por um eixo tubular superior, em que o perfil da porta – folha metálica responsável pelo fechamento do espaço – se enrola para abrir e desenrola para fechar.

O acionamento desse mecanismo ocorre por controle remoto ou botões instalados próximos ao dispositivo, sem exigência de esforços físicos e exposição a riscos desnecessários. 

Existem diversos modelos de perfil para portas de enrolar, cada um indicado para um uso específico. 

As chapas maciças, por exemplo, se caracterizam por serem completamente fechadas, ideais para espaços externos, sejam residenciais, comerciais ou industriais. 

Existe também a opção de grade, em formato de tijolinho, com aberturas espaçadas e também as chapas transvision, que têm microperfurações, que oferecem visibilidade do ambiente interno e externo sem comprometer a segurança. 

Em todos os casos, o material mais indicado para a confecção das portas de enrolar é o aço galvanizado, que tem ligas de zinco em sua composição, tornando o material leve e resistente a intempéries, tentativas de invasão, impactos e agentes oxidantes. 

Além disso, as portas de rolo contam com guias laterais, que conduzem a chapa metálica no processo de abertura e fechamento, garantindo o bom funcionamento e evitando escapes. 

Também é possível instalar outros dispositivos nas portas e portões de enrolar automáticos, como sensores antiesmagamento, sistema de destravamento para acionamento manual, entre outros, que tornam o uso muito seguro. 

O que é a porta seccionada?

As portas seccionadas – ou seccionais – são uma certa novidade no Brasil, mas muito populares nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1970. 

O modelo, assim como as portas de rolo, não precisa de grande espaço para ser instalado e é muito encontrado em armazéns, empresas especializadas em logísticas e indústrias. 

Entretanto, por ter qualidades estéticas e fino acabamento, as portas seccionadas também passaram a ser instaladas em ambientes residenciais, especialmente em condomínios.

Além das características visuais, esses dispositivos também são silenciosos, o que torna seu uso ainda mais confortável e atrativo. 

O funcionamento das portas seccionais é proporcionado pela movimentação de molas de torção, roldanas de alumínio e cabos de aço, que puxam as placas de metal verticalmente para que o espaço seja aberto ou fechado. 

O material mais recomendado para esse tipo de porta também é o aço galvanizado que, além das vantagens apresentadas anteriormente, ainda pode ser pintado e customizado da maneira que o cliente desejar. 

As folhas galvanizadas utilizadas na confecção das portas são também preenchidas com poliuretano (PU) injetável, polímero flexível que torna o material resistente a altas temperaturas, fazendo com que possa ser utilizado em ainda mais lugares. 

Qual escolher?

Como é possível observar, tanto as portas de enrolar quanto as seccionadas têm inúmeras vantagens.

Ambas são resistentes, têm ótimo custo benefício e não aumentam significativamente os gastos com energia elétrica, uma vez que o material utilizado na confecção é leve e os motores funcionam com muita facilidade. 

Por isso, para escolher entre os modelos, é preciso analisar onde a porta será instalada. 

Em comércios internos, portas de enrolar com perfil transvision podem ser mais interessantes. Já para estabelecimentos externos, é melhor optar por modelos que garantam mais discrição e privacidade quando fechados. 

Em armazéns e locais com fluxo intenso de pessoas e mercadorias de grandes dimensões, a porta seccional provavelmente oferecerá mais vantagens, já que ela permite bom aproveitamento do espaço e é resistente em ambientes com variações de temperatura, como indústrias. 

Por isso, considere as características do seu espaço e tire as suas dúvidas com profissionais e empresas especializadas que, além de oferecerem os melhores produtos para seu projeto, podem também sanar suas questões. 

Depois disso, é só fazer seu orçamento, contratar a instalação e aproveitar toda facilidade que as portas automatizadas – sejam elas de enrolar ou seccionadas – proporcionarão para seu dia a dia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse