Nice Content News

Quando se trata de acessórios de informática, muitas pessoas têm uma dúvida em comum na hora da escolha: headphone ou headset? Nesse artigo vamos tirar suas principais dúvidas, mostrar as diferenças e qual escolher.

O headphone e o headset são muito parecidos, mas têm objetivos e funções diferentes. Por exemplo, o headset é mais procurado por pessoas que precisam se comunicar através do microfone, como os gamers, call center ou até mesmo no telemarketing. 

Já o headphone é muito bom para quem quer ouvir músicas com qualidade superior, fora dos ruídos do ambiente e com som encorpado. Essa também é uma boa opção para quem gosta de se exercitar ou até para levar em uma viagem. Esses acessórios contam com pequenas almofadas, que se adaptam com facilidade nas orelhas.

Se esse assunto te interessa, leia todo o conteúdo e saiba qual o melhor equipamento para as suas necessidades!

O que este artigo aborda:

Headphone ou headset: diferença e qual escolher?
Headphone ou headset: diferença e qual escolher?
Pin It

Diferença entre headphone e headset

A diferença entre headphone e headset são poucas, por isso alguns usuários acabam se confundindo. 

A principal diferença entre os dois, é que o headset vem com o microfone embutido em um dos lados. Esse microfone pode ou não ser removível, sendo muito prático. Esse acessório pode ter um ou dois fones, sendo que alguns modelos são perfeitos para atendimento de telemarketing. 

Já boa parte dos headphones não conta com o microfone, mas nem por isso deixa de ser um acessório bom, pois possui muita qualidade de som. Também dá para adaptar e usar em qualquer dispositivo, smartphone, tablet, notebook ou computador, com o cabo USB ou bluetooth. 

A depender da marca e do modelo, os dois acessórios são muito resistentes e possuem boa qualidade. Para não se confundir basta se lembrar que o headset é um acessório para ouvir e se comunicar. Já o headphone serve para quem quer mais concentração. 

Qual a melhor opção headphone ou headset?

Para você escolher uma boa opção, primeiro tem que ver qual a sua prioridade no momento. Se você quer um aparelho para trabalho, onde precise estar o tempo todo se comunicando, ou então jogar partidas com os amigos, a melhor opção é comprar será um headset. 

Mas se você quer uma boa opção para ouvir suas músicas ou assistir aquele filme concentrado, opte por um headphone.

Mas não se preocupe, qualquer um que você optar, a depender de sua necessidade, vai ser vantajoso pois são acessórios de alta qualidade, e o melhor, tem uma variedade de preços. 

Como escolher um bom headset e headphone?

Para você escolher um bom headset ou headphone, deve prestar atenção em alguns detalhes do aparelho. Leve em consideração o que você está precisando no momento, um fone pra trabalho, pra jogar, se exercitar, viajar, etc. Veja abaixo alguns requisitos para se comprar um bom fone de ouvido.

Qualidade de som 

A principal preocupação de quem está procurando um bom fone de ouvido é a qualidade sonora do aparelho. Então ao buscar um bom fone de ouvido, procure um que ofereça uma alta qualidade de áudio, que seja limpo, com graves e agudos na medida. 

Se desejar um fone para ouvir música opte por um fone com mais graves. Se deseja um fone para trabalho, opte por um fone com som mais nítido, onde permita ouvir os menores ruídos. Muitos modelos hoje é possível equalizar através de aplicativos, deixando do jeito que você quiser.

Design 

O design do aparelho diz muito sobre as funções do mesmo. Cada fone foi desenvolvido com uma finalidade, então existem vários modelos. Com fio e sem fio, intra-auriculares e muitos outros. Muita gente precisa usar o fone por horas, então ao procurar um fone de ouvido, priorize o conforto, durabilidade e alta qualidade. 

Com fio ou sem fio?

O fone com fio, geralmente trazem melhor qualidade sonora, pois são adaptados para isso. Mas esse detalhe não quer dizer que o fone sem fio seja ruim, pois essa diferença de qualidade é mínima, os sem fio ainda podem trazer mais mobilidade e conforto para usar em todo lugar. 

Então é mais uma questão de gosto pessoal, para suprir suas necessidades. 

Melhores opções de headphone no mercado 

Atualmente, entre os melhores headphones Bluetooth disponíveis no mercado, existem opções com preços acessíveis. Podemos citar o  JBL Tune 710BT, o Sony WH-CH710N e vários outros modelos.

Esses aparelhos são muito famosos pelas suas características e funções que proporcionam um melhor custo benefício e fazem jus à fama. Além do conforto, suas almofadas deixam os usuários bem confortáveis, podendo ouvir suas músicas por mais tempo. 

Outro aparelho muito bom é o headphone Beats Wireless, ele custa um pouco mais que os dois anteriores, mas tem uma qualidade excepcional.

Melhores opções de headset no mercado 

No mercado temos a linha de headset gamer HyperX Cloud, que é bastante conhecida. Pois esse aparelho entrega muita qualidade, com ótimo design e custo benefício. Além de que também tem um sistema anti ruídos, que ajuda bastante quem gosta de fazer uma live ou gravações. 

Mas atualmente o melhor headset barato é o JBL Quantum 100. Além da qualidade sonora, usufrui de um microfone boom direcional, com almofadas fofas e macias. Onde você vai ter conforto e qualidade em um único aparelho.

Confira também: Iphone é melhor que Android?

Conclusão 

Como vimos acima, tanto o headphone quanto o headset são aparelhos muito úteis, confortáveis e resistentes. Existem poucas diferenças entre os dois, como exemplo o headset possui um microfone em um dos lados do fone, enquanto boa parte dos headphones não possui. 

Mas preste atenção na hora de comprar seu fone, pois existem várias opções no mercado, então priorize um que suas funções ajude mas suas necessidades. Atualmente existem fones para gamer, para trabalho, para viagem e muitas outras opções. Então, escolha o modelo que mais atenda ao seu perfil.

Por fim, se você ainda está com dúvida entre headphone ou headset, veja o vídeo do canal Lobo Import.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse