Descubra soluções simples, econômicas e eficientes para aquecer sua casa no inverno sem quebrar paredes nem gastar muito
Com a chegada do inverno, muitas pessoas começam a sentir os efeitos das baixas temperaturas dentro de casa. Ambientes frios e pouco aconchegantes podem impactar diretamente o conforto e até a saúde dos moradores, especialmente em regiões onde o frio é mais intenso.
A boa notícia é que, com algumas adaptações simples, é possível tornar os espaços internos mais quentes e acolhedores sem precisar investir em reformas estruturais ou enfrentar grandes obras. Quem busca por casas para alugar em Curitiba, por exemplo, sabe que o inverno na capital paranaense pode ser rigoroso. Por isso, é fundamental considerar soluções práticas que ajudem a manter o calor no ambiente.
E o que você pode fazer para tornar seu novo lar mais quentinho? Descubra agora dicas acessíveis e funcionais para enfrentar o frio com mais tranquilidade — sem precisar quebrar paredes ou gastar muito.
O que este artigo aborda:
- Invista em cortinas térmicas
- Coloque tapetes felpudos
- Prefira iluminação quente
- Tenha mais mantas e cobertores
- Vede janelas
- Aposte em aquecedores portáteis

Invista em cortinas térmicas
As cortinas são ótimas aliadas para diminuir a sensação de frio e deixar o cômodo mais quente. Para espaços onde é necessário um ambiente mais aconchegante, prefira investir em cortinas térmicas ou termo acústicas. Elas deixam quartos e salas mais quentinhos e, em alguns casos, diminuem até o barulho externo.
Esses modelos também são blackouts e deixam o espaço mais escuro, ou seja, são ótimos para se preparar para o sono. A ideia é manter o vento bem longe e garantir um inverno mais confortável.
Coloque tapetes felpudos
Casas com pisos de madeira tendem a ser mais quentes, enquanto as que possuem porcelanato podem ser mais geladas. Em ambientes alugados, nos quais não é possível fazer grandes reformas, uma alternativa para deixar o espaço mais aquecido são os tapetes felpudos.
Eles são ótimos para deixar no quarto, ao lado da cama, e na sala, perto de sofás e poltronas. Assim, ao se levantar descalço, você não toca diretamente o piso, mas sim o tapete.
Prefira iluminação quente
Quando for instalar as lâmpadas nos cômodos, em abajures e luminárias, prefira as mais quentes, entre 1.000 k e 4.000 k. O tom amarelado transmite aconchego, o que pode influenciar a sensação de calor no ambiente, mesmo que a temperatura real não mude significativamente.
Também pode ser indicado instalar algumas lâmpadas halógenas, que, além de converterem a energia elétrica em luz, liberam um pouco de calor no ambiente. Nos abajures, por exemplo, esse tipo de lâmpada pode ser a melhor opção.
Tenha mais mantas e cobertores
Mantas e cobertores também são ótimos para se aquecer e dar a sensação de um ambiente mais aconchegante. No outono e inverno, lembre-se de deixar os dois perto de sofás e camas.
Mesmo durante o dia, enquanto não há ninguém deitado, deixe a cama arrumada e com uma manta ou cobertor estendido por cima. Assim você já deixa o espaço quentinho para a hora de dormir.
Vede janelas
Muitas vezes a causa do frio na casa são pequenos vãos em janelas. Veja se há algo que precisa de reparo profissional ou se a questão pode ser resolvida com a escolha das cortinas certas.
Também é válido usar veda frestas e outras fitas encontradas à venda. Ainda assim o quarto permanece frio? Experimente instalar cortinas de painel, que ficam coladas nos batentes da janela e vão manter o ambiente mais quente.
Aposte em aquecedores portáteis
Os aquecedores portáteis são úteis nos dias mais gelados do inverno. Podem ser levados para diferentes cômodos da casa e aquecem o ambiente. Existem diferentes modelos à venda, desde os clássicos até os halógenos.
Os aparelhos halógenos contam com lâmpadas que irradiam calor para objetos e pessoas próximas e são indicados para ambientes menores. Já os comuns funcionam melhor em espaços maiores e são bastante silenciosos. Se possível, invista no modelo 3 em 1, que aquece, circula e desumidifica o ar.
Artigos relacionados: