Nice Content News

Quando se trata da decoração de quarto, muitas pessoas ficam sem ideia de como começar. Afinal, o quarto é não só um ponto importante da casa, mas um lugar sagrado, onde se deseja deixar todos problemas lá fora para repor as energias. Então é preciso ter um capricho especial ao escolher a decoração.

Continue a leitura deste artigo do Nice Content News para descobrir mais sobre a importância de cuidar da decoração desse ambiente e como mudar a decoração dele de forma fácil.

O que este artigo aborda:

Quarto decorado
Quarto decorado
Pin It

Por que é importante ter um quarto bem decorado?

Mesmo que você passe o dia fora de casa e só entre no quarto na hora de dormir, esse é um momento extremamente importante para a sua saúde física e mental. Ele deve ser o seu refúgio, o seu cantinho para relaxar e descansar. Se o seu quarto não estiver decorado de acordo às suas necessidades, você pode acabar não se sentindo confortável nele e não sinta o relaxamento merecido depois de um dia duro de trabalho e estudo.

Dicas práticas para decoração de quarto

Para decorar não precisa envolver uma grande obra, basta ter atenção com os detalhes. Por isso, preparamos 11 dicas práticas que você pode pôr em ação de forma fácil para mudar o visual do seu quarto. Confira!

1. Escolha um tema para a decoração de quarto

Como ponto de partida, uma das maneiras mais fáceis de decorar o seu quarto é escolher uma temática e seguir com ela. Isso lhe dará um foco e ajudará a manter as coisas organizadas.

Por exemplo, se você gosta de natureza, um tema floral ou natural pode ser uma ótima escolha para o seu quarto. Se você prefere um ambiente mais urbano, considere uma decoração com tema de cidade, e assim por diante.

2. Criatividade no uso de cores

Aqui vale unir o seu gosto pessoal a uma pesquisa sobre cores e o que elas podem proporcionar ao ambiente. Existem cores indicadas para quem busca trazer uma atmosfera de tranquilidade ao quarto, como o azul claro e o lilás, enquanto outras como o vermelho trazem mais energia e vibração.

Então você pode usar vários tons da mesma cor em diferentes pontos, como as paredes, almofadas e jogo de cama. Ou então aposte no contraste entre cores, escolhendo itens específicos para dar uma explosão de cor.

3. Textura nas paredes

Outro item que você pode usar para dar uma cara diferente à pintura das paredes é a textura. Existem tipos diferentes de texturas que podem ser usadas tanto em todas as paredes como só em uma delas, ou até mesmo no teto.

Caso queira manter o quarto em uma cor mais clara, você pode criar um destaque de cor e textura somente em uma parede, trazendo mais ousadia ao ambiente.

4. Use quadros e espelhos

Quadros e espelhos imediatamente trazem mais personalidade ao quarto. Você gosta de animais, de praia, da vida noturna? É fã do impressionismo ou do modernismo? Tudo isso pode ser colocado no ambiente por meio dos quadros, refletindo muito do que você é.

Já os espelhos fazem um jogo de luz e profundidade, dando até a impressão de que o ambiente é maior do que é na realidade, além de darem um toque de requinte.

5. Prefira móveis confortáveis

Na decoração de quarto não deixe de lado o conforto. A ideia é que ao entrar no quarto, você se sinta plenamente relaxado e descansado, então escolha peças que além de bonitas, são funcionais e confortáveis.

Para isso, aposte em uma cama e colchão na medida certa para o seu repouso, e caso você tenha espaço, uma confortável poltrona para leitura ou pufes para relaxar.

6. Crie um ambiente aconchegante

Almofadas e mantas são perfeitas para adicionar aquele toque acolhedor com muito estilo ao quarto, além de permitirem um jogo de cores e estilo.

Assim, depois de escolher as cores e o padrão para as almofadas e mantas, coloque-as sobre a cama, ou mesmo sobre poltronas e cadeira, caso haja, e veja a diferença que esses elementos vão fazer ao trazer uma sensação mais aconchegante ao ambiente.

7. Escolha uma iluminação adequada

A iluminação indireta dá um tom de relaxamento e introspecção ao quarto e até ajuda a dormir melhor, já que a meia luz vai preparando o corpo para o sono. Mas se você não pode fazer um projeto de iluminação completo no momento, utilize luminárias e abajures para criar esse ambiente mais intimista.

Um abajur na mesa de cabeceira ao lado da cama ou uma luminária sobre uma mesinha deixam o quarto mais acolhedor do que com uma luz fria geral que inunda o ambiente.

8. Utilize plantas

As plantas trazem vida, frescor e renovam as energias do local, e não seria diferente quando falamos de decoração de quarto.

Sim, é possível usar plantas no quarto, apenas verifique se é um tipo de planta mais resistente, que precisa tomar mais sol, receber mais rega, enfim, e tome os cuidados necessários para que ela continue viçosa.

Para decorar, você pode usar vasos pequenos de plantas sobre prateleiras ou colocar um vaso grande de chão com uma planta grande e exuberante.

9. Aproveite o espaço vertical

Para criar mais espaço de armazenamento, facilitar a organização e dar mais possibilidades de decoração, aproveite o espaço vertical usando prateleiras e nichos na parede. Isso é especialmente importante em quartos pequenos, pois você otimiza o ambiente sem enchê-lo de móveis que diminuiriam a sensação de espaço.

Nas prateleiras e nichos você pode colocar livros, caixas organizadoras, porta-retratos, plantas e objetos decorativos variados que vão dar um charme maior ao seu quarto.

10. Valorize a limpeza e organização

Já prestou atenção em como os ambientes organizados têm uma aparência muito mais sofisticada e agradável? E não é só. Casas sujas e bagunçadas dificultam a concentração, o relaxamento e causam uma sensação de baixa energia. O que dizer então quando se trata da decoração de quarto!

Por isso, mantenha o quarto limpo e organizado. Nada de excessos, mas guarde as roupas e sapatos dentro do guarda-roupa, deixe os itens pequenos dentro de gavetas, de modo que sejam fáceis de encontrar e deixe sua cama bem arrumada.

A limpeza e a organização são importantes para manter a energia do quarto positiva, e são essas pequenas atitudes que vão aumentar muito o seu bem-estar quando estiver dentro do quarto e ainda contribuir para a decoração.

11. Mostre sua personalidade

Seja você mesmo. Escolha aqueles elementos que melhor representam a sua personalidade e estilo, para criar um quarto que seja verdadeiramente seu.

Vale coleção de canecas, lembranças de viagem, fotos, enfim, aquele toque que vai dar a sua cara na decoração do seu quarto. Afinal, é o seu espaço e nada mais justo do que colocar um pedaço de você ali.

Seguindo essas dicas práticas, você vai ter um quarto muito mais bonito e aconchegante. Lembre-se de escolher a decoração de quarto que melhor te representa e que te faça sentir bem. E nada disso precisa ser caro ou complicado. Você pode aproveitar itens em promoção ou eventos como a black friday para compor o ambiente.

O mais importante é transformá-lo em um lugar feito para relaxar e descansar, então escolha uma decoração que te ajude a ter essa sensação e curta muito o seu espaço.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse