Nice Content News

Com o Brasil sendo considerado um dos países mais empreendedores do globo, entender ao certo o que são as aceleradoras acabou se tornando um dever para todo empreendedor, seja ele iniciante ou não, que busca crescer seu negócio. É possível dizer que a importância de entender o que são aceleradoras é a mesma que um investidor de criptoativos possui para entender as funcionalidades dos Bitcoins, sendo então um conhecimento indispensável.

Dito isso, no cenário empresarial contemporâneo, o termo “aceleradora” tem ganhado destaque e se firmado como um pilar fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de startups e empresas em todo o território nacional e no mundo. Essas organizações desempenham um papel crucial no ecossistema empreendedor, proporcionando uma série de recursos e oportunidades que podem alavancar negócios de diferentes setores.

O que este artigo aborda:

Você sabe o que são aceleradoras?
Você sabe o que são aceleradoras?
Pin It

Entendendo o que são aceleradoras

De forma resumida, as aceleradoras são entidades que se concentram em auxiliar startups e empresas iniciais a alcançar seu potencial máximo em um curto período de tempo. Elas oferecem programas de aceleração que geralmente incluem mentorias, financiamentos, acessos a redes de contatos, treinamento e espaço de trabalho compartilhado, o que pode ser muito bom, por sinal. O objetivo é acelerar o crescimento dessas empresas, preparando-as para atingir o sucesso no mercado.

Com isso, a influência desses órgãos para acelerar o crescimento de um negócio é notável. Oferecendo toda a orientação especializada, é possível que a empresa evite erros iniciais que poderiam, muitas vezes, levá-las até mesmo à falência. Somente em território nacional, centenas de empresas e startups estão com aceleradoras sob comando de suas atitudes, e dizer que elas já estão colhendo os frutos que as aceleradoras têm a oferecer é algo que não dá para negar.

Aceleradoras do ponto de vista de um especialista

Um especialista em aceleradoras, Pedro Teixeira, sócio e diretor de uma das grandes empresas de aceleração, diz que essas empresas são incrivelmente benéficas para quem está iniciando, pois oferecem benefícios desde investimentos  até conteúdos relevantes, como mencionado.

Geralmente as aceleradoras acabam sendo pagas com um percentual da empresa acelerada, e seus preços variam dependendo da localização geográfica.

Por exemplo, nos EUA, o percentual acaba atingindo até 10%; já no Brasil, é possível variar de 5 até 20%.

Aceleradoras ou incubadoras

Muitas pessoas que não possuem conhecimento sobre as aceleradoras acabam confundindo essas organizações com incubadoras, que podem, em primeira instância, parecer a mesma coisa, porém, ao se aprofundar no assunto, é possível ver nitidamente as diferenças.

As aceleradoras são organizações que possuem o foco em um impulso rápido no crescimento de empresas. As incubadoras, por outro lado, têm um foco mais amplo e a longo prazo.

Elas são projetadas para auxiliar no desenvolvimento de startups desde as fases iniciais, quando a ideia de negócio está sendo concebida. As incubadoras oferecem suporte em termos de espaço de trabalho, consultoria, acesso a recursos e, em alguns casos, financiamento. O principal objetivo das incubadoras é fornecer um ambiente propício para o crescimento orgânico da empresa.

Por isso, diferente das aceleradoras, as incubadoras acabam trabalhando com foco a longo prazo, trazendo benefícios interessantes para as empresas que aceitam ser “incubadas”. Ambas modalidades de aceleração de crescimento são válidas para as empresas brasileiras que possuem pouco recurso, e nenhum conhecimento sobre como gerir 100% um negócio.

Claro que para escolher uma dessas duas modalidades de crescimento, o dono do empreendimento terá que pensar muito bem nessa escolha, pois ela dependerá exclusivamente do que a empresa precisa no momento. Será que ela precisa crescer rápido? Ou crescer devagar e consistente? Essa resposta somente ele terá, pois o futuro do negócio dependerá dessa escolha.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse