segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 17:29:33
Nice Content News

Os telefones celulares se tornaram parte integrante de nossa sociedade. Nós vasculhamos a internet através de nossos telefones celulares e é por isso que é importante que o seu site seja claramente visível para os usuários móveis. Neste artigo, explicamos o que significa tornar o seu site ‘responsivo’.

Por que é tão importante adaptar seu site ou loja online de calçado masculino aos usuários móveis? Porque muitas pessoas hoje pesquisam na internet pelo smartphone. Como consumidor, você costumava folhear uma revista de publicidade ou andar pelas ruas de compras quando estava procurando por algo.

Essa imagem (frequentemente) não é mais verdadeira. Os consumidores podem ser encontrados online em seus celulares. Uma pesquisa da empresa de dados AC Nielsen, encomendada pelo Google, mostra que os consumidores passam 15 horas por semana procurando informações em seus telefones celulares (Mobile Path to Purchase: Five Key Findings, novembro de 2013).

O que este artigo aborda:

Site otimizado para celular

Portanto, é inteligente que você, como proprietário de um site, preste mais atenção à versão móvel do seu site. A partir da pesquisa realizada pela pesquisa Ruigrok NetPanel mostra que compras são metade dos negócios em 2020 por meio do smartphone (What ‘s Happening Online 2020?, Junho de 2020). É por isso que é importante tornar seu site responsivo.

O que exatamente significa se seu site for responsivo? Seu site então se adapta à tela na qual o visitante visualiza seu site, por exemplo, por meio de um monitor de desktop, tablet ou celular. Ao prestar muita atenção ao web design responsivo, você torna seu site mais compatível com dispositivos móveis.

Um notebook com um editor em HTML aberto

Leia também: SEO digital: O que é e como fazer?

Design flexível

Como exatamente você faz isso? Existem várias maneiras de tornar um site compatível com dispositivos móveis. A primeira forma é o design responsivo. O site então se adapta automaticamente às dimensões da tela que o visitante está olhando, resultando em um design flexível.

Para isso você tem que ir até a Folha de Estilo CSS do seu site, lá você pode definir regras de estilo no que diz respeito, por exemplo, aos diferentes tamanhos de tela.

Uma segunda opção é criar versões diferentes do seu site, para que os visitantes recebam informações diferentes por meio de seus celulares e por meio de um laptop.

Isso é chamado de design adaptativo. Portanto, você leva em consideração o dispositivo e não apenas o tamanho da tela em que a página é visualizada. Essa opção geralmente significa mais trabalho, mas garante a melhor experiência do usuário para os usuários. Eles encontram conteúdo diferente em dispositivos diferentes e são mais bem atendidos para suas necessidades de informação.

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Você pode testar o nível de compatibilidade do seu site com dispositivos móveis com o chamado ‘Teste de compatibilidade com dispositivos móveis’ do Google. O teste analisa a facilidade com que os visitantes podem usar uma página por meio de seu smartphone. A ferramenta também reconhece erros em relação à usabilidade móvel. A loja vocca.com.br é completamente responsiva. Você pode acessar e conferir todas as páginas. Você também deseja começar a tornar seu site compatível com dispositivos móveis?

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

Como Vender Online? Confira essas dicas!

Como Vender Online? Confira essas dicas!

7 melhores dicas de como encantar o cliente

7 melhores dicas de como encantar o cliente

O que é consultoria de marketing digital?

O que é consultoria de marketing digital?

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?