Nice Content News

Landing Page é um site de uma página que incentiva o visitante a agir: comprar, registrar, deixar um pedido, assinar.

Uma Landing Page é usada em marketing para anunciar e vender um produto ou serviço, coletar detalhes de potenciais compradores (leads) e verificar a demanda provável.

A landing page apresenta o produto, remove objeções e conduz o usuário à ação alvo.

O que este artigo aborda:

Um desenho representando uma landing page
Um desenho representando uma landing page
Pin It

Como funciona uma Landing Page?

O usuário segue o link e chega ao site. Na primeira tela, ele vê um título com uma oferta clara e específica. Se a oferta for interessante, o visitante rola a página para baixo com o movimento usual. Cada bloco subsequente desperta o interesse no produto e remove as objeções. Na última tela, o usuário realiza uma ação direcionada: compra um produto ou deixa seus contatos (nome, e-mail, telefone) para obter algo de graça.

Tipos comuns de Landing pages

Landing page do produto

Uma Landing Page de produto incentiva o visitante a comprar um produto específico ou se inscrever para um test drive. A Landing Page do produto tem uma descrição do produto, fotos, comentários, preço.

Ao contrário de um cartão em uma loja online, uma Landing Page pede uma compra. Para isso, são aplicados motivadores (oferta limitada, preço especial), objeções e medos são removidos (garantia de retorno e preço baixo, recomendações de uso).

Uma Landing Page do produto é adequada para promover um único produto ou uma pequena linha. Se a empresa tiver vários cargos, você precisará criar uma página separada para cada um.

Landing page dos serviços

Uma Landing Page que promove serviços é semelhante a uma página de produto. A ação alvo de tal página é marcar uma consulta, ligar para um consultor, etc.

Nessas Landing pages, eles descrevem detalhadamente todas as etapas da prestação de serviços, publicam relatórios fotográficos e avaliações de clientes satisfeitos. O mais importante é dizer quais problemas o serviço ajudará a resolver e como.

Página de assinatura

A ação alvo da página de assinatura é a assinatura de um boletim informativo temático. Com sua ajuda, você coletará rapidamente um banco de dados de clientes em potencial interessados ​​no produto.

É mais fácil para um visitante do site decidir sobre uma assinatura do que sobre uma compra. 

Esta Landing Page indica claramente o benefício que o cliente receberá em troca de informações de contato. É tentador obter uma consulta gratuita, um desconto ou um período de teste.

Landing page da marca

Uma landing Page de marca é uma apresentação de uma empresa ou produto. É adequada para promover um novo serviço ou produto sem vender na página de destino. Esses bens são vendidos através de redes de varejo, distribuidores ou lojas online parceiras. O Landing Page da marca cria demanda diferenciada, anuncia, aumenta o interesse e a confiança em um novo produto. A ação de destino nas Landing Pages da marca geralmente está ausente.

Qual a diferença entre landing page e site?

Um site regular é multifuncional e projetado para diferentes segmentos de público. Existem muitas seções, um grande catálogo de mercadorias. No site, o visitante pode facilmente se distrair, seguir o link e esquecer a compra.

Uma landing page é criada com um propósito específico para um público específico. Esta é uma página única com uma hierarquia clara de blocos semânticos, na qual não há links e informações desnecessárias. O visitante, como um piloto conduzindo uma aeronave pela pista, rola a página até o final, sem virar ou se distrair, e realiza uma ação direcionada. Um botão de chamada para ação e um formulário de inscrição são elementos-chave de uma Landing page.

Quais os benefícios de uma landing page?

Alta conversão. A principal vantagem de uma landing page é uma conversão maior em relação aos sites tradicionais, ou seja, uma grande proporção de visitantes atinge a meta definida na página de destino.

Começo rápido. Um one-pager não requer o desenvolvimento de um design complexo e arquitetura de site. Com modelos prontos, você pode lançar uma landing page em poucas horas.

Flexibilidade. A capacidade de criar um número ilimitado de páginas ao mesmo tempo, realizar testes A/B para identificar pontos fracos e fortes da página de destino e fazer alterações rapidamente.

Limites da Landing pages

A principal limitação de uma Landing Page é um foco estreito. Ela promove um produto ou serviço específico, para uma nova tarefa você precisa fazer sua própria landing page.

As Landing Pages não são adequadas para promoção de SEO. Eles geralmente são criados por um curto período de tempo, de uma semana a vários meses, e contêm pouco texto que pode ser adaptado às palavras-chave de pesquisa. One-pagers não competem com sites grandes nos resultados de pesquisa para consultas de alta frequência.

O formato da Landing Page não permite colocar muitas informações. Se o produto for tecnicamente complexo, informações adicionais deverão ser publicadas em um site regular. O mesmo se aplica ao serviço de suporte dos clientes atuais.

Assim, a Landing Page não é adequado para:

  • Lojas online;
  • Empresas com uma vasta gama de bens e serviços;
  • Produtos complexos com um longo ciclo de tomada de decisão;
  • Sites corporativos.

Para que serve a landing page?

As Landing Pages são projetadas para promover um único produto ou serviço. Portanto, é incorreto usá-los em vez de sites com várias páginas apenas para economizar dinheiro. Uma página pode ser necessária para uma empresa que não possui um site ou se precisar de uma página por separado destinada para apresentar um produto específico.

Com a ajuda de Landing com uma página, uma empresa ou um empresário privado leva os visitantes a uma ação específica – comprar um produto, solicitar um serviço, assinar. Uma landing page pode ser temporária: pode ser criada para reservar lugares para um evento ou durante uma venda sazonal de mercadorias.

Como não fazer?

Seu produto ou serviço deve estar em alta demanda no mercado. Se cair, você não deve fazer um Landing, não trará o resultado desejado. Você precisa esperar ou escolher outro produto para publicidade, ou criar um site regular de várias páginas e oferecer vários tipos de produtos nele.

Você não precisa esperar uma boa conversão se não investir em promoção. Tente usar todos os métodos eficazes de promoção – publicidade contextual, listas de discussão, postagens em redes sociais.

Não tente economizar dinheiro e peça algo mais simples de freelancers. Seu one-pager deve ser único e pensado nos mínimos detalhes. Se você usa um construtor de sites, tente tornar seu Landing Page o mais diferente possível das páginas da Web de seus concorrentes. Mantenha sua identidade corporativa e tente não sobrecarregar o site com recursos de design.

Em que deve consistir uma Landing Page?

Aqui estão alguns ingredientes importantes:

  1. Conteúdo visual. Com ele, você pode despertar emoções agradáveis ​​nos usuários. A imagem na primeira tela da Landing Page deve ser de alta qualidade, positiva e motivadora. Você pode adicionar animação ou um vídeo curto;
  2. Títulos cativantes e espaçosos. Eles devem refletir sua vontade de resolver o problema do visitante, de ajudá-lo de alguma forma. É melhor se os títulos forem concisos;
  3. Chamada à ação. O olhar do usuário após o título geralmente recai imediatamente sobre o botão, mesmo antes de ele ler o texto acima dele. O botão deve ser claramente visível e tentador clicar nele;
  4. Texto explicativo. Isto é apenas o que está acima do botão. Tente listar todos os benefícios da sua oferta. Ele precisa ser curto, mas claro;
  5. Bloco final. Resuma o benefício para o visitante da forma mais concisa e colorida possível. Isso vai dissipar as últimas dúvidas e empurrar a pessoa para comprar.

Antes da conclusão, muitas empresas também adicionam um bloco com avaliações. Se eles são confiáveis ​​é outra questão. Mas você precisa fazer todo o possível para isso – publique apenas comentários genuínos, adicione comentários em vídeo dos compradores.

Mais algumas dicas

Tente fazer a Landing Page de forma que os olhos do visitante “peguem” imediatamente no seu produto para que não haja desfocagem da atenção. Não adicione links desnecessários a outras páginas, caso contrário o usuário se perderá e não alcançará a ação. Adapte a página para telas de diferentes tamanhos, pois muitas pessoas agora visitam as landing pages exclusivamente pelo smartphone.

A fonte deve ser bem legível, sem decorações desnecessárias. Certifique-se de dividir o texto em parágrafos curtos. Todos os elementos devem ser claros, o leitor não deve ficar com dúvidas. Tente olhar para sua oferta pelos olhos de um cliente e não escreva sobre suas vantagens – é melhor destacar as vantagens para o visitante de trabalhar com você.

Não esqueça do SEO para Landing Pages

As técnicas de SEO também são importantes em uma Landing Page, já que aumentam o tráfego e, consequentemente, a conversão.

Deixar a sua Landing Page otimizada significa que o seu futuro lead precisará de menos passos até realizar a conversão, o que é lucrativo para ambas as partes.

É fundamental lembrar que as técnicas de SEO devem andar juntas com o material rico. Não adianta ter um bom SEO se o conteúdo não é relevante e útil para o usuário.

Página de destino – Benefícios

Por fim, gostaríamos de apresentar os benefícios de ter uma landing page bem preparada.

Lembrando sua marca

A página de destino tem uma estrutura simples, esquemática e geralmente repetível. Isso o torna muito memorável e permite que as pessoas se identifiquem com sua marca. Use um determinado esquema de construção que seja exclusivo da sua marca. Você pode aparecer na Internet com muita facilidade e se destacar da concorrência.

Medindo a meta definida

Nas landing pages, o usuário tem apenas um objetivo a cumprir – preenchimento de formulário ou compra. Graças a isso, podemos facilmente medir e contar as ações realizadas. Isso, por sua vez, nos permitirá calcular o custo de aquisição de um cliente/dados e determinar o orçamento necessário para campanhas subsequentes.

Oferta de vendas clara com call-to-action

Os consumidores são atacados de todos os lados com publicidade e atividades promocionais por muitas empresas. Uma landing page apresentando uma oferta única e levando “pela mão” ao objetivo pode ser mais eficaz do que a mesma oferta apresentada no site de toda a empresa.

Várias maneiras de usar uma página de destino

Podemos liberar um pouso bem elaborado no email, direcionar a oferta para um grupo específico de clientes e aumentar o número de visitas ao nosso site. Podemos postar uma subpágina nas mídias sociais, em uma campanha no Facebook ou no LinkedIn. Com sua ajuda, podemos coletar dados e aumentar as vendas.

Landing page como seu cartão de visita

Para freelancers, artistas e candidatos a emprego. Através de uma landing page bem elaborada, você apresentará seu trabalho ou sua candidatura. Você pode colocar seus dados, portfólio e a capacidade de contatá-lo rapidamente lá. Um CV preparado desta forma irá certamente distingui-lo de outros candidatos e aumentar significativamente as hipóteses de encontrar emprego. E em muitas indústrias (fotografia, gráficos, programação) confirmará imediatamente suas habilidades.

Capacidade de duplicar

Uma vez que um site é criado, ele pode ser duplicado e soluções individuais podem ser criadas para cada campanha. Isso economizará  tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, fornecerá ferramentas que efetivamente conquistam clientes e geram vendas.

Vale a pena manter cada uma dessas subpáginas, incluindo estatísticas de compra/visita. Isso pode ser útil ao planejar suas próximas campanhas.

Lembre-se de que cada página de destino tem uma finalidade diferente e um arranjo diferente de elementos. Não existe uma solução única para todos. Verifique seus objetivos, público-alvo, estratégia e campanha de marketing e crie sua página de carregamento de acordo. Depois que sua campanha for iniciada, execute vários testes para ver como cada elemento funciona e ajuste a interface inicial e os cabeçalhos. Então teste novamente e melhore.

Por fim, se você quer saber mais sobre landing page, veja o vídeo do canal Darlan Evandro.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse