Nice Content News

A gravidez é um momento incrível na vida de uma mulher. As mudanças que ocorrem no corpo de uma mulher são nada menos que milagrosas. Uma das mudanças mais significativas que ocorre durante a gravidez é o aumento do corrimento vaginal. Isso acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a vagina e à produção de muco cervical.

É importante que uma mulher saiba qual tipo de corrimento indica gravidez e o que não é. Um aumento no corrimento vaginal é normal durante a gravidez. Ele pode ser branco, cremoso e com cheiro suave. É causada por um aumento nos níveis de estrogênio e ajuda a manter a vagina limpa e livre de infecções.

O que este artigo aborda:

Qual tipo de corrimento indica gravidez?
Qual tipo de corrimento indica gravidez?
Pin It

Qual tipo de corrimento pode ser gravidez?

A gravidez é muitas vezes um momento de alegria e emoção, mas também pode ser um momento de preocupação e estresse. Uma das coisas que pode ser preocupante para as mulheres grávidas é a alta. O corrimento é normal durante a gravidez, mas também pode ser um sinal de algo mais sério.

Se você estiver grávida e tiver corrimento, é importante falar com seu médico ou parteira sobre isso. Eles saberão dizer se o corrimento é normal ou se pode ser um sinal de algo mais sério.

Se você quiser retardar a gravidez, leia também: Congelamento de Óvulos.

Corrimento durante a gravidez: O que é normal e o que não é?

Quando você está grávida, você pode notar mais corrimento do que o normal. Isso ocorre porque seu corpo está produzindo mais estrogênio, o que faz com que o revestimento da vagina engrosse e aumente o fluxo sanguíneo para a área. O aumento do fluxo sanguíneo também pode tornar sua vagina mais lubrificada.

A descarga durante a gravidez é geralmente fina, branca, leitosa e com cheiro suave. Não deve coçar ou causar queimação. Se tiver algum destes sintomas, contacte o seu médico.

O corrimento normal durante a gravidez pode aumentar de semana para semana à medida que a gravidez avança. Quando você estiver com 36 semanas de gravidez, poderá estar perdendo até uma xícara de secreção por dia. Isso é normal e ajuda a manter sua área vaginal limpa e livre de infecções.

5 Tipos de corrimento durante a gravidez + quando se preocupar

Existem seis tipos de corrimento durante a gravidez, e saber quando se preocupar com eles pode ser um desafio. Aqui está um resumo dos diferentes tipos de descarga e quando você deve se preocupar:

1. Corrimento marrom

O corrimento marrom geralmente não é motivo de preocupação e é simplesmente sangue velho que foi misturado com o corrimento normal. No entanto, se você notar uma grande quantidade de corrimento marrom, ou se for acompanhado de cólicas ou outros sintomas, pode ser um sinal de infecção ou problema placentário e você deve entrar em contato com seu médico.

2. Corrimento rosa

O corrimento rosa também pode ocasionalmente ser normal, especialmente no início da gravidez. No entanto, se for acompanhada de cólicas ou outros sintomas, pode ser um sinal de gravidez ectópica e você deve procurar atendimento médico imediatamente.

3. Corrimento claro ou branco

Este é o tipo mais comum de corrimento durante a gravidez e geralmente não é motivo de preocupação. Pode aumentar à medida que a gravidez avança devido ao aumento dos hormônios em seu corpo.

4. Corrimento amarelo ou verde

Esse tipo de corrimento pode ser um sinal de infecção, por isso é importante consultar seu médico se você o sentir.

5. Corrimento vermelho

Isso geralmente é um sinal de infecção e deve ser verificado pelo seu médico imediatamente.

Causas de corrimento vaginal durante a gravidez

Sintomas na menstruação são comuns, mas em se tratando de corrimento vaginal durante a gravidez você precisa ser orientada. É causada pelo aumento do fluxo sanguíneo para a vagina e o colo do útero. O fluxo sanguíneo extra torna a vagina mais úmida e causa a descarga. A secreção geralmente é branca ou transparente, mas também pode ser amarela, verde ou marrom.

A causa mais comum de corrimento vaginal durante a gravidez é um aumento no fluxo sanguíneo para a área. Isto é devido ao aumento do volume de sangue no corpo durante a gravidez. O fluxo sanguíneo extra torna a vagina mais úmida e causa o aumento.

Outra causa comum de corrimento vaginal durante a gravidez é um aumento nos níveis de estrogênio. O estrogênio é um hormônio que ajuda a manter o revestimento da vagina. Durante a gravidez, os níveis de estrogênio aumentam, o que pode causar um aumento no corrimento vaginal.

Por fim, as infecções vaginais são uma causa comum de corrimento vaginal durante a gravidez.

4 maneiras de evitar o aumento do corrimento na gravidez

O corrimento da gravidez é uma ocorrência normal e esperada durante a gravidez. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar que isso aconteça. Aqui estão 4 maneiras de evitar o aumento do corrimento na gravidez:

  • Beba bastante líquido: ao longo do dia para se manter hidratado. Isso ajudará a diluir o muco que pode causar corrimento.
  • Evite usar roupas apertadas: que não respirem bem. Isso pode prender a umidade e as bactérias contra a pele, o que pode levar a infecções e irritações.
  • Use roupas íntimas de algodão: para permitir que sua pele respire e evite tecidos sintéticos que possam reter a umidade.
  • Evite usar duchas: ou sprays vaginais, perfumes ou pós, pois eles podem atrapalhar o equilíbrio natural das bactérias boas na vagina e causar irritação e infecção.

Conclusão

O corrimento gestacional é uma ocorrência normal e comum. No entanto, se você estiver preocupado com a quantidade, a cor ou o cheiro do corrimento, é importante falar com seu médico. Eles podem ajudar a determinar se é normal ou se há uma infecção. Seguindo estas dicas simples, você pode ajudar a gerenciar a alta da gravidez e manter-se saudável.

Por fim, se você quer saber mais sobre qual tipo de corrimento indica gravidez, veja o vídeo do canal Saúde da mulher com Dra Laura Lucia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse