Nice Content News

O Instagram já foi uma das redes sociais mais populares do mundo. Apesar de hoje em dia estar dividindo espaço com outras plataformas, ela se mantém muito utilizada pelos brasileiros, e qualquer um que deseja ser influencer ou deixar a marca próxima dos consumidores precisa ter uma presença nessa rede social.

Para entender quais são as melhores estratégias para melhorar seu engajamento no Instagram, é importante saber o que pode ser classificado como engajamento na plataforma. De maneira simples, o engajamento acontece quando os usuários realizam ações na sua página.

Medir o engajamento é muito importante, pois a rede classifica como o seu público interage com você através de comentários, compartilhamentos, curtidas, aumento de seguidores, menções, hashtags, DMs e cliques.

O engajamento mostra que a sua estratégia de mídia está dando certo, mas, além disso, ele é essencial porque faz o algoritmo do Instagram reconhecer que o seu conteúdo é relevante e passa a ser exibido para mais pessoas.

Isso garante uma maior exposição para marcas e pessoas que desejam vender um espaço em seu feed para fazer as conhecidas #publis – publicações para divulgar marcas ou produtos.

Para que você tenha resultados melhores em suas publicações e estratégias de Instagram, separamos algumas dicas interessantes de como aumentar o engajamento no Instagram.

O que este artigo aborda:

Como aumentar o engajamento no Instagram? 9 dicas
Como aumentar o engajamento no Instagram? 9 dicas
Pin It

Pense na qualidade do seu conteúdo

As suas publicações precisam ser feitas com qualidade, ainda que a proposta seja algo simples. As pessoas gostam de ver conteúdos divertidos, informativos ou que acrescentem algo a elas.

Por isso, é importante pensar nesse conteúdo, desde se debruçar sobre ideias do que pode gerar engajamento até a execução.

Experimente e analise os resultados

Se você está começando e não tem muita ideia do que fazer, não desanime: estar no início é uma excelente oportunidade para experimentar diversos formatos e tipos de conteúdos para descobrir qual é a melhor opção ao seu público.

Por isso, comece estudando as várias opções e se dedique também a pensar em formas de melhorar o que já vem sendo feito, dando um toque ainda mais especial e exclusivo ao que você tem para oferecer.

Depois de postar, continue acompanhando o engajamento e tente entender o que deu certo e os motivos para isso, a fim de replicar para outros conteúdos no futuro.

Divulgue promoções, concursos e sorteios

Uma das melhores formas de gerar engajamento é promover concursos e sorteios em que o próprio engajamento é uma maneira de se inscrever.

Para isso, as pessoas devem curtir, comentar ou compartilhar nos stories a sua publicação, ajudando a divulgar ainda mais sua marca ou seus produtos.

No momento de decidir o prêmio, preste atenção aos desejos do seu público-alvo. Afinal, ao oferecer algo que está distante do universo dessas pessoas, você poderá atrair quem não têm relação com a sua marca e que depois não se interessarão pelo que você tem a oferecer na rede.

Além disso, os sorteios devem ser feitos respeitando as regras da plataforma e do país. No Brasil, alguns sorteios e concursos precisam estar cadastrados e ser auditáveis, a fim de garantir a idoneidade do processo.

Mantenha um cronograma de publicações

Um dos segredos para ter mais sucesso no Instagram é manter uma frequência nas publicações. Páginas que postam apenas de vez em quando podem ter sua visibilidade diminuída pelo algoritmo da rede social, fazendo com que seu engajamento caia e perca cada vez mais espaço.

Por isso, tenha um cronograma de publicações e tente manter seu público bem alimentado com os conteúdos mais interessantes que puder.

Nem toda publicação precisa ser genial e trazer os melhores resultados da sua rede. Algumas podem servir apenas como uma maneira de manter seu público minimamente antenado.

Elabore legendas interessantes

Para ter o melhor resultado no Instagram, não basta apenas pensar no conteúdo visual da imagem ou vídeo. É necessário também pensar nos textos que acompanham essas imagens.

Ao escrever uma legenda, pense nas palavras que melhor definem o seu conteúdo e poderiam ajudar a encontrá-lo na rede. Afinal, o algoritmo também faz uso desses recursos para recomendar os conteúdos a outras pessoas interessadas naquele tema.

Além disso, utilize frases que indiquem a ação que você deseja que o usuário tenha. Isso é chamado de “call-to-action”, ou, em português, “chamado para a ação”. Por isso, se você quer que as pessoas comentem, utilize verbos que representam isso, como “comente”, “responda”, “escreva”, por exemplo.

Use hashtags interessantes ao seu conteúdo

As hashtags são recursos que ajudam outras pessoas a encontrarem conteúdos de seus interesses. Na hora de elaborar a legenda para sua foto ou vídeo, utilize as hashtags que ajudariam as pessoas interessadas a chegarem ao seu perfil.

As hashtags também podem ser utilizadas em stories, que têm alta taxa de engajamento e também levam mais visibilidade ao seu perfil.

Procure os melhores horários para as suas publicações

Há diversos estudos que mostram quais são os horários mais quentes do Instagram, de acordo com o público e o objetivo. Quando for planejar o seu cronograma de publicações, já considere um horário mais adequado, de acordo com as características dos usuários que você deseja alcançar.

Alguns dias da semana, por exemplo, podem ser menos indicados, assim como horários que não são propícios ao seu nicho.

Por esse motivo, é muito importante compreender quem você deseja impactar e então estudar quais são os comportamentos dessas pessoas no Instagram.

Interaja com seus seguidores e outros criadores de conteúdo

Essa dica é um dos métodos mais importantes de conseguir conquistar um público maior e mantê-lo fiel ao seu conteúdo.

Quando você responde comentários, DMs e publica as menções feitas a você ou sua marca, as pessoas criam uma relação mais próxima com o que você oferece e, além de engajamento, você cria uma noção de comunidade.

Qualidade de vídeo

Fotos e vídeos filmados com celulares de maior qualidade, como o iPhone 13 Pro, podem ter uma aparência tão boa quanto aqueles conteúdos produzidos com equipamentos profissionais. Por isso, vale a pena investir em smartphones que trazem essa credibilidade ao seu trabalho.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como aumentar o engajamento no Instagram, veja o vídeo do canal Ecommerce na Prática.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Wagner Santos

Apaixonado por “marketing” e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse