Nice Content News

No Brasil, o uso de chuveiros elétricos é muito comum, superando os que são movidos a gás.

Friamente pensando, a ideia de utilizar um objeto elétrico, que funciona para fornecer água, parece um tanto perigosa. Esse funcionamento, porém, se dá a partir de uma peça chamada resistência.

A resistência fica no interior de chuveiros e duchas e seu mau funcionamento pode se dar devido a muitos outros fatores. 

Para te ajudar a descobrir o porquê de suas duchas queimarem, listamos alguns desses motivos. Acompanhe a seguir e aprenda, inclusive, a como tentar evitar essas situações, afinal, ninguém merece que o chuveiro queime no meio do banho.

O que este artigo aborda:

Chuveiro ligado
Chuveiro ligado
Pin It

Resistência

A resistência é responsável por aquecer a água que sai do chuveiro. Ela entra em contato com a água, absorvendo a energia elétrica e, por meio de um curto-circuito controlado, transforma essa energia em calor.

A água é fundamental nesse aspecto, para que o curto-circuito que gera o calor aconteça. Quanto maior o fluxo de água, mais difícil conseguir converter a energia em calor de uma única vez. 

No entanto, abrir pouco o chuveiro para a água sair mais quente faz com que a resistência não entre em contato com a água, e assim ela queima. 

Por isso, no inverno, quando se tomam mais banhos quentes, os chuveiros costumam parar de funcionar.

Quando a resistência queima, há duas possibilidades: trocar a resistência ou trocar o chuveiro. Cabe avaliar qual terá o melhor custo-benefício, haja vista que há modelos de chuveiros no mercado bastante caros.

Disjuntores

O disjuntor é uma peça-chave para a segurança do sistema elétrico de uma casa. Ele tem o papel de desarmar para evitar que haja uma pane ou queime eletrodomésticos ou eletroeletrônicos em caso de queda de energia, por exemplo.

Mas qual a relação com os chuveiros? Bom, se o disjuntor ligado ao seu equipamento estiver superaquecendo ou sobrecarregado, ele pode acabar desarmando com frequência e, por consequência, queimar o chuveiro.

O desarme do disjuntor é uma ação protetiva. Então, você não deve impedi-lo, mas verificar o porquê de ele estar desarmando. 

Há quem faça pequenas gambiarras, como colar fita isolante para impedir que o disjuntor desarme, mas isso pode colocar você e as pessoas dentro do imóvel em risco.

O superaquecimento pode vir do desgaste dos fios, que possam estar produzindo zinabre ou pode haver algum fio derretido. O melhor caminho é chamar um eletricista para investigar e avaliar o caso.

Clima da cidade em que mora

Sim, sua cidade pode ser uma das causas para o seu chuveiro queimar. 

O banheiro é um cômodo bastante úmido. Por isso, se sua casa estiver localizada em alguma região igualmente úmida, como litoral ou perto de matas fechadas, essa umidade poderá causar curto-circuito.

Esse curto poderá derreter os fios, fazendo com que peguem fogo e, consequentemente, queimem o chuveiro.

O ideal é que não se emende os fios com fitas isolantes ou demais artigos não recomendados. Existem conectores que você pode adquirir em casas de materiais para construção, feitos com o propósito de atender a esse tipo de equipamento.

Lembre-se de que cuidar bem da parte elétrica da sua casa é cuidar da segurança, sempre. Estar com o corpo molhado durante o banho e de repente o chuveiro entrar em curto pode ser um risco à vida.

Como evitar que o chuveiro queime?

Primeiramente, estar sempre de olho nas instalações elétricas da casa, garantindo que esteja tudo em ordem.

No dia a dia, é importante evitar banhos longos. Além de economizar água e energia elétrica, você ajuda a aumentar a vida útil do seu chuveiro, pois ele não será sobrecarregado ao produzir o calor que aquece a água.

Seguir o rito de abrir o chuveiro, molhar o corpo, desligar, ensaboar, ligar novamente e se enxaguar é o melhor caminho. 

Em dias quentes, prefira a opção verão, pois manter sempre na função inverno também aumenta a sobrecarga. No mais, mantenha esses cuidados e desfrute de um relaxante banho.

Por fim, se você quer saber mais o porque o seu chuveiro está queimando com frequência, veja o vídeo do canal John Leaf.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse