segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 19:55:42
Nice Content News

Como saber o IP do celular? Essa procura tem aumentado, principalmente nessa era em que o número de aparelhos celulares está cada vez maior. Assim, frequentemente, surge a necessidade de saber o endereço IP do aparelho.

Desse modo, dentre as razões para saber o endereço IP do celular estão: tornar possível o acesso de um computador a outro, saber se o aparelho está devidamente conectado à internet, e em alguns casos, para detectar possíveis fraudes. Pois o endereço IP é exclusivo em cada celular, o que torna possível identificá-lo numa rede de internet ou mesmo numa rede local.

Por isso, preparamos este tutorial para ajudar você aprender a encontrar o IP do seu celular e utilizá-lo para seus devidos fins.

O que este artigo aborda:

O que é endereço IP

Antes de irmos ao nosso tutorial, vamos entender o que é endereço IP.

A sigla IP vem do inglês “internet protocol anddress”, o que no nosso idioma significa “endereço de protocolo de internet”. O endereço de IP constitui-se como um número exclusivo que é atribuído a cada celular ou computador mediante um protocolo de internet. Assim, a função de um endereço IP é tornar possível a identificação de um computador em uma rede.

Como saber o IP do celular

Já que o IP, trata-se do identificador o qual permite que todas as informações sejam enviadas entre dispositivos que estão conectados a uma rede. Já que no IP ainda estão as informações de localização e tem a capacidade de tornar acessível para a comunicação.

Um bom exemplo para tornar possível entender o que é endereço de IP é comparando com o CPF, pois sabemos que CPF é um cadastro único e insubstituível que permite identificar as pessoas, ou seja, cada pessoa possui um. Do mesmo modo os aparelhos possuem o IP que o identifica.

Endereço IP interno e externo: diferenças.

Muitas vezes as pessoas confundem o IP interno com o IP externo. Assim para não haver equívocos vamos entender um pouco sobre as diferenças entre os dois.

O IP local também conhecido como IP interno, é basicamente o conjunto de protocolos os quais estabelecem uma conexão local. Desse modo, ele é o responsável por estabelecer a comunicação entre aparelhos que estão em uma mesma rede.

Por isso é o IP interno que possibilita a realização de tarefas entre dispositivos conectados a uma mesma rede. O que pode acontecer de modo orgânico e interligado. Um exemplo são as impressoras. Pois elas não precisam ser conectadas a um cabo USB a apenas um computador. Pode-se configurar a comunicação mediante uma rede, o que torna a impressora possível de ser acessada pelos computadores locais. Outro exemplo é a possibilidade de enviar arquivos entre computadores por meio das pastas compartilhadas de rede.

Já um IP externo é útil para a identificação de dispositivos presentes na rede mundial de computadores. É o IP externo que pode ser comparado ao CPF, como vimos anteriormente.

Pois cada aparelho, seja celular ou computador possui um único que o identifica. Por exemplo, suponhamos que um candidato à prova do Enem que seja muito nerd em tecnologia entre no sistema e descubra o tema da redação Enem 2022 para estudar, então é possível saber qual aluno foi. Porque graças ao IP é possível identificar as ações feitas dentro da internet e saber qual a origem, assim é possível chegar ao computador ou celular dele rastreando o seu IP.

Você já sabe o que é IP, seus tipos e para que serve, agora vamos para o tutorial.

Confiras as dicas rápidas e práticas.

Como saber o endereço de IP do celular?

Confira os passos que são necessários para saber o IP de um celular Android:

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Rede e Internet”;
  3. Role a página para encontrar a opção “Preferências de Wi-Fi;
  4. Por fim clique em “Avançado”.

Finalmente seu endereço IP e outras informações importantes aparecerão. Pois bem, viu como é fácil!

Como saber o endereço de IP no iPhone?

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Clique em Wi-Fi;
  3. Pressione sobre a rede Wi-Fi em que seu dispositivo está conectado.

Assim, o número do seu endereço IP aparecerá! Bem simples!

Conclusão

Como vimos o endereço de IP é muito importante para a identificação do aparelho, para tornar possível a conexão e até mesmo para a sua segurança. 

Assim é imprescindível a sua exclusividade para cada aparelho seja computador seja celular, o que torna possível identificá-lo numa rede de internet ou mesmo numa rede local. É por isso que existem dois tipos de IP os: externos e internos. Pois como pode notar cada um tem uma função a desempenhar.

Mas nem sempre as pessoas sabem como encontrar o endereço IP. Desse modo, esse tutorial do Nice Content News buscou ajudar a facilitar como saber o IP do celular. Felizmente pode-se perceber que é muito mais fácil do que imagina. Portanto aproveite nosso tutorial e as informações a respeito do assunto que abordamos neste artigo.

Espero que este tutorial tenha lhe ajudado!

O conteúdo "Como saber o IP do celular no Android e iPhone. Passo a passo" foi feito por Diego Augusto e distribuído por Nice Content News na categoria Tecnologia em . Conteúdo atualizado em .

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Como atualizar o Instagram no celular Android e Iphone?

Como atualizar o Instagram no celular Android e Iphone?

Mundo mais digital? Como será o pós-pandemia

Mundo mais digital? Como será o pós-pandemia

Como surgiu a inteligência artificial? Saiba agora!

Como surgiu a inteligência artificial? Saiba agora!

O que significa ld no WhatsApp? Veja qual é o significado

O que significa ld no WhatsApp? Veja qual é o significado

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos

Como ver conta privada no Instagram sem seguir?

Como ver conta privada no Instagram sem seguir?