Nice Content News

Você já pensou em contratar um seguro de vida? Se já, você está consciente de seu papel fundamental no cuidado de seus entes queridos e de sua família? Sabia que há um prazo para acionar seguro de vida? Se não, aqui está a informação que você precisa.

Os seguros de vida são uma forma eficaz e segura de proteger sua família e seus entes queridos.

Um seguro de vida beneficia a sua família ou os segurados caso ocorra um evento inesperado que cause lesão, enfermidade grave ou até mesmo a morte de um segurado.

Neste artigo, você terá informações significativas sobre o prazo para acionar seguro de vida.

O que este artigo aborda:

Qual é o prazo para acionar seguro de vida?
Qual é o prazo para acionar seguro de vida?
Pin It

O que acontece se você não acionar a apólice dentro do prazo?

O seguro de vida protege a sua família caso ocorra algum acidente fatal ou de saúde, e muitas vezes o segurado terá que acionar a apólice em um determinado período de tempo após o evento acontecer.

Se você não acionar dentro desse prazo, então a apólice não cobrirá o custo ou o pagamento da reclamação.

Você também pode perder os direitos que um seguro de vida oferece, tais como: indenização para cobrir despesas médicas não reembolsáveis, compensação por quaisquer despesas funerárias e benefícios adicionais que se apliquem ao seguro de vida.

Qual o prazo para acionar seguro de vida?

A maioria dos seguros de vida oferecerá um prazo de até dois meses para fazer uma reclamação após a data do evento, mas isso pode variar dependendo da seguradora.

Mas é importante esclarecer todas essas dúvidas na hora da contratação do seguro e, ainda, informar algum familiar ou parente mais próximo sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de alguma necessidade. 

É possível prorrogar o prazo em alguns casos?

Sabemos que é sempre um momento muito delicado para toda a família na hora da perda de um ente querido, mas não podemos deixar de lado a parte burocrática da situação, para garantir que todos os direitos do segurado sejam preservados. 

Ainda que seja possível prorrogar o prazo de acionamento de alguns seguros de vida, isso é decidido pela seguradora e não é garantido.

Sendo assim, é recomendado discutir com a seguradora a possibilidade de prorrogar o prazo, entretanto, é importante lembrar que o tempo é de extrema importância.

Como você pode manter os seus entes queridos informados sobre o seu seguro de vida?

Se você está gozando de plena saúde ou se está doente, em ambas as situações, é sempre imprescindível que você comunique alguém de confiança sobre o seu seguro de vida. 

Deve-se manter os seus entes queridos ou alguém de confiança atualizado sobre o seu seguro de vida para evitar um atraso no processo de acionamento.

É importante que eles saibam onde estão as informações do seguro, como a data e o número da apólice.

Se possível, deve-se fornecer à pessoa responsável cópia do nome e do número do seguro, bem como documentos médicos e informações sobre a apólice à qual foi contratada de forma a tornar o processo de acionamento mais simples e rápido.

Embora um seguro de vida seja uma forma eficaz e segura de proteger sua família e entes queridos, é importante observar que existe um prazo para acionar o seu seguro de vida.

Se você não acionar dentro desse prazo, a apólice não cobrirá o custo ou o pagamento da reclamação.

Portanto, fique atento ao prazo para acionar seguro de vida e mantenha sempre seus familiares mais próximos ou alguém de confiança informado sobre o seu seguro de vida.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse