Nice Content News

Neste artigo vamos te explicar como utilizar o CRM com integração whatsapp de uma forma que agilize a comunicação com os clientes, e devido a isso (e outras estratégias) aumente os lucros. Continue a leitura e conheça as dicas e estratégias que selecionamos para usar essa incrível plataforma CRM ao máximo!

O que este artigo aborda:

CRM com integração whatsapp: Agilize Sua Comunicação e Aumente Seus Lucros
CRM com integração whatsapp: Agilize Sua Comunicação e Aumente Seus Lucros
Pin It

CRM com integração WhatsApp: qual a importância e diferencial

O grande diferencial em utilizar o whatsapp para a comunicação da sua empresa com o cliente está no potencial que o whatsapp se tornou no Brasil. Segundo dados da Sensor Tower, o Whatsapp foi o aplicativo mais baixado na Play Store e App Store, chegando a quase 58 milhões de downloads.

Agora imagine todos esses milhões como oportunidade de comunicação e venda para a sua empresa. Isso torna o app uma grande oportunidade a ser investida pela sua empresa. Além de ser um dos aplicativos mais baixados, o whats conta com o diferencial de se comunicar com diferentes idades, ou seja, diferente do tradicional e-mail e da modernidade das redes sociais, o whatsapp é aceito e utilizado por diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos.

Essa aceitação de milhares de pessoas, as quais olham o app centenas de vezes por dia, faz do whatsapp uma oportunidade única de comunicação e conexão da sua marca com o cliente.

Como utilizar o WhatsApp para as vendas

O whatsapp, como lemos anteriormente, é uma potência para a comunicação da sua empresa, mas para aproveitar desse aplicativo ao máximo e de forma assertiva é preciso cuidar alguns pontos, como estratégia, frequência e organização.

Estratégia de captação de leads

Um dos pontos fundamentais para aproveitar todos os benefícios do whatsapp é ter com quem falar, ter para quem vender. Assim, é preciso criar uma estratégia de captação de leads.

Leads são pessoas que ainda não realizaram nenhuma compra na sua empresa, mas que por meio de alguma ação de marketing deixaram um contato, seja ele número de telefone, e-mail ou outra forma de comunicação.

Assim, a estratégia de captação de leads são ações que promovem algum ganho para o lead ao ponto que ele aceite deixar um contato para a sua empresa. Por exemplo, a equipe de marketing faz um e-book com o tema relacionado aos seus serviços e ao público alvo. Essa curiosidade sobre o conteúdo gratuito do e-book irá atrair o lead que deixará um contato para receber aquele e-book.

Outro exemplo são feiras corporativas onde a entrada é franca, mas para entrar o visitante precisa fazer um cadastro, dessa forma, todas as empresas que participaram da feira recebem aqueles contatos e adicionam os que fazem sentido com o público alvo na base de leads.

As formas de atrair leads são diversas, seja de forma presencial ou digital, o importante é saber qual é o perfil de cliente ideal é investir na atração desse público, oferecendo um conteúdo valioso (que demonstra expertise e exclusividade) em troca de um contato.

Como captar leads pelo whatsapp

A captação de leads pode ser feita por diferentes redes, o que vale é que o contato pedido no formulário de captação seja o número do whatsapp, pois assim, a sua empresa poderá realizar a nutrição dos leads pelo app.

Algumas formas de como captar leads pelo whatsapp:

  • adicionar botão para whatsapp no site
  • ter no link da bio do instagram o link direto para o whats
  • utilizar botão para whatsapp nos e-mails
  • link para whatsapp nos anúncios, parte de meta ads
  • produção de conteúdos digitais para conversão, como ebooks e infográficos
  • direcionar todo o contato da empresa para o whatsapp, assim, se a pessoa quiser entrar em contato com a empresa, automaticamente fará pelo whats

Esses são apenas alguns exemplos de como a sua empresa pode captar leads para o whatsapp.

Nutrição dos leads pela etapa do funil

Após atrair e captar os leads é o momento de nutrir eles pelas etapas do funil de compra. O objetivo de ter o número do whats de várias pessoas é ter mais chances de vendas, mas uma comunicação mais agressiva de fundo de funil pode afastar o lead.

Portanto, quando criar a estratégia de captação de lead, crie estratégias para as três etapas do funil: topo, meio e fundo. Isso irá direcionar a comunicação futura com cada lead, pois os leads que converteram na estratégia de topo receberão conteúdos desde o topo, e os que converteram nas estratégias de meio do funil, receberão conteúdos relacionados a meio e depois a fundo do funil.

Ou seja, saber em qual estratégia o lead converteu mostra em qual etapa da compra ele está, essa informação é crucial e irá direcionar a montagem do fluxo de mensagens.

Recapitulando: a sua empresa irá mostrar estratégias de captação de leads para as três etapas do funil de compra, e também irá criar um fluxo de mensagens para cada etapa. Assim, os leads que converteram no topo receberão determinados conteúdos, os que converteram no meio receberão outros, e os que estão no fundo outro.

Essa organização dos fluxos de mensagem para cada etapa pode ser feita de forma fácil e automatizada pelo CRM. Ao converter um software de CRM, busque um completo, com integração com whatsapp.

Organização e frequência no contato

Com os conteúdos feitos de forma direcionada para cada etapa do funil, é hora de definir o tempo entre cada mensagem. Isso também é feito com o auxílio de um CRM, pois no momento de montar os fluxos é possível definir o intervalo de tempo entre uma mensagem e outra.

Ao definir essa frequência do contato da sua empresa com o lead lembre-se de não ser muito espaçado e nem tão frequente. O lead precisa lembrar da sua empresa e criar essa conexão com a marca, mas mensagens frequentes podem tornar a sua empresa o famoso “chato do whatsapp” que envia mensagem quase todos os dias, irritando o lead e correndo o risco de ser bloqueado.

Utilizar um CRM Whatsapp facilita todo o processo de atração, captação e nutrição dos leads. E isso afeta positivamente as vendas da sua empresa, e como consequência a porcentagem de lucro.

O whatsapp é um aplicativo que vale a pena investir, possui muitos recursos e gera conexão mais rápido com o lead e cliente. Aproveite todas as dicas e aplique no seu negócio.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse