Nice Content News

Uma rede Mesh é um tipo de rede de computadores que fornece várias vantagens e desvantagens para usuários domésticos, corporativos e militares.

As redes Mesh têm se tornado cada vez mais populares devido à sua simplicidade de implementação e ao custo relativamente baixo, mas há muitas nuances para considerar antes de decidir se essas redes são o melhor caminho para o seu ambiente de rede.

Nesta análise, você entenderá melhor quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia Mesh, para que possa decidir com consciência se é ou não a melhor escolha para o seu ambiente.

O que este artigo aborda:

Tecnologia mesh: Vantagens e desvantagens
Tecnologia mesh: Vantagens e desvantagens
Pin It

Vantagens de uma Rede Mesh

Um dos principais benefícios de uma Rede Mesh é o seu custo. Porque essa infraestrutura de rede é tão simples de implementar e configurar, os custos são muito mais baixos do que aqueles associados a outros tipos de redes.

Outra importante vantagem da tecnologia Mesh é que elas fornecem conectividade de longo alcance.

Porque as redes Mesh usam vários pontos de acesso para expandir a conectividade, elas podem passar por edifícios, paredes e outros obstáculos que podem impedir o sinal de outros dispositivos, como pontos de acesso Wi-Fi tradicionais e antenas de celular.

Além disso, as redes Mesh são razoavelmente seguras, já que são criptografadas para impedir a interceptação de informações.

Desvantagens de uma Rede Mesh

No entanto, existem algumas desvantagens para considerar antes de implementar uma tecnologia Mesh.

Por exemplo, a velocidade da rede tende a ser mais lenta do que outros tipos de redes, pois a conexão é dividida entre vários pontos de acesso.

Além disso, as redes Mesh não oferecem a mesma flexibilidade que outros tipos de redes, pois exigem que você planeje e implemente uma configuração de rede muito específica.

Isso significa que o posicionamento de cada dispositivo deve ser minuciosamente planejado para garantir o melhor desempenho da rede.

Outra limitação da Rede Mesh é que ela possui um alcance limitado. Em locais grandes, elas podem não cobrir toda a área desejada.

Qual a vantagem do roteador mesh?

Usar um roteador Mesh é uma maneira confiável de garantir que todos em sua casa tenham uma conexão de internet estável e rápida.

A tecnologia Mesh é ideal para quem mora em casas maiores ou com vários andares ou pisos, onde o sinal Wi-Fi pode não ser capaz de garantir internet em todos os níveis.

O roteador mesh funciona colocando vários dispositivos interconectados juntos para formar uma rede mesh.

Cada dispositivo mesh trabalha em conjunto para expandir a cobertura do sinal Wi-Fi por toda a casa.

Isso significa que todos terão uma conexão forte a qualquer hora, independente de onde estiverem na casa.

Além disso, graças à tecnologia Mesh, é mais fácil manter as configurações e gerenciar a rede, pois cada dispositivo está interligado entre si.

Também há a vantagem de priorizar a conexão dos usuários mais exigentes, fazendo com que o sinal Wi-Fi seja ainda mais rápido.

Como resultado, o roteador Mesh é a melhor maneira de aproveitar ao máximo seu serviço de internet, oferecendo a toda a família, e para todos os aparelhos, uma conexão Wi-Fi ideal.

As redes Mesh podem oferecer custos mais baixos e um alcance mais longo em comparação com outras soluções de rede, mas também apresentam algumas limitações.

Devido a sua simplicidade de implementação, elas podem ser uma ótima escolha para usuários domésticos, mas as empresas e militares precisam considerar cuidadosamente se as redes Mesh são o caminho a seguir para o seu ambiente de rede.

Fique atento ao que as vantagens e desvantagens de uma tecnologia Mesh significam para você e avalie se elas podem ser a solução mais adequada para o seu ambiente de rede.

Com a informação certa, você poderá tomar a melhor decisão para garantir a segurança, velocidade e confiabilidade do seu ambiente.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a tecnologia Mesh, veja o vídeo do canal Intelbras.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse