Nice Content News

Um backup consiste no salvamento de cópias de arquivos. Eles podem ser de qualquer ordem, desde documentos de texto, passando por músicas e chegando até às imagens e vídeos. Após a sua realização, o arquivo é duplicado, ficando salvo em dois lugares distintos.

O backup é usado tanto em contextos pessoais quanto profissionais, a fim de garantir a segurança de informações importantes. Não é incomum que danos físicos, falhas humanas ou vírus façam com que máquinas sejam comprometidas e arquivos acabam sendo perdidos.

Buscando evitar que esse cenário catastrófico se concretize, é importante entender sobre o backup, especialmente os seus tipos. Nesse texto nós vamos falar sobre o backup incremental, o diferencial e explicar como utilizar um software de backup para salvar arquivos.

O que este artigo aborda:

Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?
Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?
Pin It

O que é backup incremental?

O backup incremental costuma ser a maneira mais frequente de realizar o processo, especialmente em alguns serviços de hospedagem em nuvem. Basicamente, trata-se do salvamento de partes de arquivos em diferentes momentos, de acordo com sua modificação.

Suponhamos que você faça o backup de um arquivo de texto. No dia seguinte, você decide editá-lo, criando uma nova versão. O backup incremental salvará somente as alterações feitas no arquivo, já que o documento original teria seus dados já guardados previamente.

Naturalmente, existem prós e contras nesse método de backup. Pelo lado positivo, o espaço ocupado é bem menor, já que não existem cópias de arquivos com informações parecidas. Por outro lado, o backup incremental requer que backups anteriores não sejam apagados.

O que é backup diferencial?

Comparado com o backup incremental, o backup diferencial ocupa um maior espaço, mas simplifica o processo de restauração de um arquivo salvo previamente. Os prós e contras não são melhores ou piores do que os do processo anterior, apenas servem a outros propósitos.

No backup de arquivos diferencial o cenário é o mesmo: um arquivo é salvo e posteriormente editado. Ao invés de salvar somente as novas informações, esse método salva o arquivo completo, considerando as alterações que foram feitas. Arquivos inalterados são mantidos.

Naturalmente, o backup diferencial não requer um backup anterior completo para que o arquivo seja executado, já que ele possui todos os dados em si. É importante considerar somente que, apesar dessa característica, esse método ainda não é o chamado backup full. 

Ao contrário dos backup incremental e diferencial, o backup full (também conhecido como backup completo) faz uma cópia de todos os arquivos, sem considerar as alterações. Ou seja: os arquivos ainda serão salvos integralmente, mas um espaço muito maior será consumido.

Como fazer um backup com o UBackit?

Compreendidas as diferenças entre o backup incremental e o diferencial (e o full!), é chegada a hora de aprender como fazer um backup. Para essa tarefa, o programa mais recomendado é o Wondershare UBackit, o qual permite o salvamento de discos completos ou partições.

Faça o download e instale o programa

Os primeiros passos para o backup utilizando um programa consistem no download e na instalação do software. No caso do UBackit, o arquivo de instalação pode ser baixado no site oficial. É importante mencionar que o programa funciona no sistema operacional Windows.

Assim que a extensão .exe tiver sido baixada, basta clicar duas vezes e aguardar a instalação, a qual não deve demorar mais do que alguns segundos. Quando ela for concluída, a janela do UBackit mostrará a mensagem “iniciar agora”, indicando que o usuário pode começar.

Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?

Escolha os arquivos (ou partições) que irá fazer o backup

Fotos, vídeos, imagens, documentos… As possibilidades de salvamento de arquivos são muitas! Você pode optar por salvar todo o conteúdo de uma máquina ou somente algumas partes. Tudo isso deve ser decidido previamente, a fim de facilitar o seu uso do software.

É possível inclusive criar partições no disco rígido do seu computador, salvando os arquivos importantes dentro dessa subdivisão. Independentemente de qual seja a escolha, é preciso ter em mente que o backup salvará apenas as áreas que forem escolhidas por você.

Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?

Selecione a opção desejada no UBackit

Ao abrir o UBackit pela primeira vez, será necessário fazer um login ou criar uma conta. O objetivo dessa etapa é garantir que o usuário utilize um mês grátis para testar a eficácia do programa. Siga os passos indicados pelo programa e poderá começar o evento principal!

Clique em “crie um novo” e decida entre as opções “backup de arquivo” ou “backup de disco”, de acordo com as suas necessidades. Na mesma janela, você deverá escolher os itens que deseja salvar e onde pretende que eles fiquem guardados. Escolha com atenção.

Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?

Por fim, basta somente que clique em “fazer backup”. O tempo para a finalização do processo dependerá do tamanho dos arquivos ou partições que está salvando. Quanto maior for o espaço ocupado pelos itens, mais tempo irá demorar. E é só isso! O backup estará pronto.

Independentemente da maneira como um backup é realizado, o mais importante é que exista garantia de segurança para o usuário e seus arquivos. Embora conhecimentos mais aprofundados auxiliem na tarefa, backups com UBackit não requerem experiências na área.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse