Nice Content News

Quer saber mais sobre os documentos necessários para morar fora do Brasil? Então confira o que temos a dizer nesse texto e confira todos os documentos necessários para conseguir morar fora do país.

O que este artigo aborda:

Todos os documentos necessários para morar fora do Brasil
Todos os documentos necessários para morar fora do Brasil
Pin It

Quais são os documentos necessários para morar fora do Brasil? 

Sabemos que a mudança para um país novo pode ser uma experiência enriquecedora e também emocionante. Em contrapartida, o processo para se chegar até lá pode ser burocrático e, muitas vezes, até estressante. 

E é por isso mesmo que estar de antemão com os seus documentos em ordem pode ser de grande ajuda nessa hora.

Porém, é preciso ter em mente que os documentos podem variar, conforme o país escolhido. Ainda assim, existem alguns documentos universais que são exigidos independente do destino escolhido. 

Sendo assim, saiba que os documentos básicos para morar no exterior incluem: 

  • Passaporte válido: Esse é um documento super necessário e serve como documento de identificação oficial em muitos casos de estrangeiros que moram no exterior. 
  • Visto de residência: o visto de residência é o documento que permite e oficializa, dentro da legalidade, a sua condição de morador de outro país. Sendo assim, fique atento a legislação do país desejado para saber se esse é um dos requisitos para morar nele. 
  • Carteira de motorista internacional: Esse pode ser considerado básico se dirigir for imprescindível quando você for morar em outro país. Sendo assim é necessário verificar como conseguir a CNH internacional antes de viajar. 
  • Seguro de saúde: esse pode ser considerado um requisito básico, ainda mais se considerarmos que muitos países não contam com um sistema de saúde público. 

Esses acima são apenas alguns dos documentos necessários para morar fora do Brasil, sendo que a relação de documentos pode variar conforme o país de destino e até mesmo a situação na qual você está indo residir fora do Brasil . Mas como saber quais são exatamente esses documentos? Confira logo abaixo. 

Como saber quais são todos os documentos para morar em outro país?

Para quem está se preparando para morar fora, saber quais são todos os documentos necessários podem ser uma tarefa nada fácil, pois como já ressaltamos mais acima, essa lista pode variar conforme o país.

Porém, existem alguns meios que você pode utilizar para ter acesso aos documentos necessários exigidos aos imigrantes brasileiros segundo o governo de cada país. 

Sendo assim, o primeiro passo para saber quais são todos os documentos necessários para morar no exterior é acessar o site da embaixada do país desejado. Esses sites geralmente disponibilizam uma lista de documentos e procedimentos necessários para conseguir um visto de residência ou de trabalho naquele país. 

Caso essa opção não seja o suficiente, você pode contratar o serviço de um advogado especializado em imigração para o país de destino. Esse profissional pode ajudá-lo a ficar a par de todos os requisitos e documentos necessários para que você consiga morar no exterior. 

Você também pode tentar entrar em contato com pessoas que já moram no país em questão a fim de saber mais sobre quais foram os documentos que foram necessários, além de conseguir informações e dicas que podem tornar esse processo mais fácil de alguma maneira. 

Quais são os outros documentos para morar no país? 

Aqui falaremos sobre algumas informações gerais sobre os documentos necessários para morar fora do Brasil, que também podem incluir, além do passaporte válido e do visto de residência ou de trabalho,  certificado de antecedentes criminais, comprovante de vacinação, laudos médicos e outros documentos. 

Vale lembrar que em alguns desses documentos podem ser solicitados através de serviços de cartório online, para ter acesso a esse tipo de facilidade, basta digitar na ferramenta de pesquisa do seu smartphone, “cartório online brasil”, “cartório online” seguido pelo nome da sua cidade. 

Dicas para conseguir os documentos para morar fora do país

Finalizando o nosso texto, daremos algumas dicas para quem pretende morar fora, afinal essa pode ser uma tarefa extremamente cansativa, porém com o devido planejamento e organização, essa tarefa pode ser feita de maneira muito eficiente.

Sendo assim, confira alguns passos que vão te ajudar a conseguir os documentos para morar no exterior de maneira muito mais fácil: 

  • Comece com antecedência: se morar em outro país já está nos seus planos, então comece a coletar e a preparar os documentos desde já. Lembre-se que algumas embaixadas podem levar semanas, e até mesmo meses para processar solicitações e emitir, por exemplo, vistos de residência ou de trabalho. Sendo assim, procure dar entradas nessas solicitações com pelo menos seis meses de antecedência. 
  • Faça pesquisas: pesquise e se informe sobre todos os documentos necessários para residir no país desejado.  Verifique também se existem prazos para solicitações e entregas para que você consiga cumpri-los e evite atrasos. 
  • Verifique a validade dos documentos: para conseguir morar fora país é preciso que os seus documentos estejam atualizados, então verifique se eles estão atualizados e ainda são válidos para serem utilizados. Por exemplo, no caso de passaportes, eles precisam ter no mínimo seis meses de validade restantes para que você consiga utilizá-lo como documento de viagem. 
  • Encontre um advogado de imigração: como já dissemos mais acima, uma das maneiras de conseguir todos os documentos necessários para morar fora do país é contar com o serviço de um advogado especializado em imigração. Eles podem tornar todo o processo mais simples e você poderá ter a certeza estar morando fora do país.
  • Mantenha-se organizado: A organização é indispensável  e garantirá que você tenha os documentos necessários para viajar e morar fora de maneira muito mais fácil e sem grandes dores de cabeça. 

Essas são algumas dicas simples que podem te auxiliar a conseguir os documentos para morar em outro país. Se você gostou do nosso texto e quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as nossas publicações.

Por fim, se você quiser saber mais sobre os documentos necessários para morar fora do Brasil, veja o vídeo do canal da Taíssa Sousa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse