Nice Content News

Contagem com certeza é uma das melhores cidades de Minas Gerais, e temos diversas sugestões do que elaborar na cidade. Dicas de lazer, e turismo local.

O que este artigo aborda:

O que fazer em contagem? 14 Sugestões perfeitas!
O que fazer em contagem? 14 Sugestões perfeitas!
Pin It

O que fazer em contagem?

Conheceremos as melhores opções de lazer na cidade de Contagem, MG. São dicas importantes para você aproveitar ao máximo a cidade e seus pontos turísticos.

Uma das opções mais baratas para conhecer toda a cidade de Contagem é procurar um ônibus no horario 101a, lá você encontra todos os horários disponíveis entre os principais bairros da cidade.

Agora conheça os principais pontos turísticos da cidade.

1. Igreja Matriz de São Gonçalo

A igreja foi originalmente construída no estilo Barroco, porém, com sucessivas reformas, exibindo o estilo neoclássico.

É uma excelente opção para os turistas religiosos visitarem uma igreja com 340 anos de história.

2. Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Outro local para turismo, é uma edificação construída no século XVIII, conhecida como Casa do Registro.

Antes de tudo, a casa é considerada a mais antiga e um dos núcleos de origem da antiga “Contagem das Abóboras”.

3. Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges

A fim de atrair turistas religiosos, a igreja foi inaugurada em 1943 e possui valor simbólico para a comunidade.

Contudo, a preservação da capela se deu, pelo fato, da representação de cenas com aparições de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.

Portanto, os vitrais foram confeccionados em vidros encomendados da Itália pela Casa Conrado de São Paulo.

4. Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos

É um conjunto arquitetônico formado por dois casarões do estilo colonial, em meados do século XIX a XX. Dessa forma, o Centro Cultural foi restaurado, em 1998, para abrigar a galeria de arte, teatro, salas multiuso e salas de aulas para cursos de artes e artesanatos.

5. Feira de Arte e Artesanato

A exposição de arte e artesanato em Contagem conta com tendências variadas e praça de alimentação.

É o principal cartão de visita da cidade por 35 anos, como também, foi reestruturada a partir do dia 20 de janeiro de 2018.

6. Feira de Artesanato e Alimentação do Bairro Amazonas

O intuito da feira é divulgar artes e artesanatos, bem como, comidas e bebidas típicas da região.

7. Cine teatro Municipal de Contagem

Com efeito, a história do Cine Teatro Municipal inicia no século XIX. Com o fim de um novo teatro, graças ao mutirão feito pela comunidade.

Em outras palavras, o local tem capacidade para 450 pessoas, com camarins, foyer nos dois pavimentos e palco.

8. Parque Municipal de Contagem

Assim sendo, o parque foi inaugurado em 5 de junho de 1991, o Parque Gentil Diniz tem uma área de 24.000 m² e conserva um casarão do século XIX.

Todavia o parque está no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, espaço onde o Conselho de Meio Ambiente se reúne.

Além disso, apresenta exemplares do cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas. Pois cerca de 80% de seu terreno é coberto por árvores como as jabuticabeiras, símbolo da cidade, mangueiras, goiabeiras e jambeiros centenários. Assim também, as nascentes do Córrego das Acácias contribuem para a represa de Vargem das Flores.

De tal forma que a riqueza histórica, cultural e ambiental, é bastante procurada para pesquisas acadêmicas.

9. Parque Municipal Gentil Diniz

Por conseguinte, o Parque Gentil Diniz dá a sensação de que está passeando numa floresta em meio a uma cidade. Já que o local é área ecológica ideal para caminhadas, contemplação e também para voltar ao tempo.

Portanto, o trecho faz parte do circuito da Estrada Real, ligando Santa Quitéria, atual esmeralda, ao Estado do Rio de Janeiro.

A sede da fazenda, ainda preservada, tem 162 anos, como uma linda vegetação remanescente do cerrado e com mais de 80 jabuticabeiras.

Em conclusão, a jabuticabeira é o símbolo que ilustra o Brasão da Cidade. Abriga três nascentes e dois lagos artificiais, cortados pelo córrego das Acácias.

Em 1985 foi inaugurado e tombado pelo Decreto 10.695, no dia 6 de dezembro de 2000. Possui um anfiteatro ao ar livre para manifestação de caráter cultural, político, social, religioso e outros eventos.

11. Casa dos Cacos

Foi construído a partir de 1963 e reaberto para o público, contribuindo para o resgate de uma antiga tradição cultural local.

Desta forma, a Casa dos Cacos durou duas décadas, por pequenos pedaços de louças e cerâmica se juntando e formando uma moradia inusitada. Tornando-se patrimônio com arquitetura própria.

12. Quatro chaminés e prédio administrativo da Itaú

As chaminés foram construídas nas décadas de 1940, 1950 e 1960, no século XX na Companhia de Cimento Portland Itaú. Elas têm cinquenta e sessenta metros de altura.

E a fábrica foi desativada na década de 1970 no século XX.  Apenas preservaram o prédio administrativo que abrigava os escritórios da fábrica.

13. Fazenda Vista Alegre

Edificação rural construída no século XVIII para ser utilizada como sede da fazenda do Coronel João Teixeira Camargos. Em sua área, havia produção de farinha de mandioca e polvilho.

14. Várzea das Flores

A barragem Vargem das Flores é um reservatório de água potável que abastece boa parte da região metropolitana.

Também se constitui em bonito recurso paisagístico entre os municípios de Betim e Contagem.

Se divide em duas partes, sendo uma delas a Lagoa da Pampulha, ocupando uma área de 15,8 quilômetro. 

O local é interessante apenas para passeios, ao redor da represa existem casas de campo e propriedade locais.

Uma curiosa história sobre o nome da cidade de Contagem. É que  faz referência à contagem das cabeças de gado, de escravos taxadas no posto de fiscalização. Tornando-se município, em 30 de agosto de 1911, devido à expansão Industrial no Brasil, escolhida como polo industrial do Estado.

Por fim, se você quer saber mais sobre o que fazer em Contagem, veja o vídeo do canal Cidades do Mundo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse