Nice Content News

Seja você alguém que faz as malas uma semana antes do previsto ou alguém que fica acordado até altas horas para fazê-lo no último minuto, a decepção que sentimos quando descobrimos que nosso voo foi cancelado é a mesma.

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem após saberem do cancelamento de voo internacional é: 

“Se meu voo for cancelado, recebo algum reembolso”?

E nós podemos responder isso para você. De acordo com o Regulamento da UE nº. 261/2004, para voos internacionais, os passageiros aéreos têm direito ao reembolso do bilhete ou à substituição do voo em caso de cancelamento de voo.

Em alguns casos, os passageiros também têm direito a uma compensação por cancelamento de voo internacional.

O que este artigo aborda:

Cancelamento de voo internacional: Como posso ser indenizado?
Cancelamento de voo internacional: Como posso ser indenizado?
Pin It

O que acontece quando o voo é cancelado?

Tem direito a um reembolso do bilhete ou a um voo de substituição.

Você pode reivindicar uma compensação se a companhia aérea o informou do cancelamento com menos de 14 dias antes da data do seu planejamento.

O valor da compensação varia por passageiro, dependendo da distância do voo.

Você tem direito a receber refrescos e bebidas durante longos períodos de espera.

Quais são minhas ações se o voo for cancelado?

Peça à companhia aérea para colocar o motivo do cancelamento de voo internacional por escrito.

Recolher provas: passagens aéreas de substituição, recibos de despesas, vouchers.

Quando recebo compensação por um voo cancelado?

Antes de entrarmos neste tópico, é importante entender que reembolso de passagens e compensação são duas coisas distintas.

Se o seu voo for cancelado pela companhia aérea, você terá direito a receber um reembolso total do bilhete ou um novo voo.

Se o voo for cancelado depois de já ter chegado ao aeroporto, também tem direito a assistência. 

Isso inclui duas chamadas telefônicas gratuitas, mensagens de fax ou e-mails, bem como bebidas em uma relação razoável com o tempo de espera e acomodação em hotel quando o cancelamento exigir uma pernoite.

Além do reembolso do bilhete e da assistência, existem certas circunstâncias em que um passageiro aéreo também pode ter direito a uma compensação por um voo cancelado.

Se a companhia aérea não o informou sobre o cancelamento do voo internacional pelo menos 14 dias antes da data de partida programada do seu voo.

Além disso, se a companhia aérea não tivesse tomado todas as medidas razoáveis, ela poderia ter sido responsabilizada pelo cancelamento do voo internacional.

Dica:  recomendamos que você verifique a pasta “spam” ou “desordem” da sua caixa de entrada de e-mail antes de solicitar uma compensação, pois as notificações da companhia aérea às vezes acabam aqui.

Por quanto tempo são válidas as reivindicações de compensação?

Cada país tem suas próprias regras, quando se trata de quanto tempo você tem para reivindicar uma compensação, com isso é sempre importante ao realizar uma viagem internacional, seja para Europa ou outro continente, entender como funciona o procedimento no local.

Na Alemanha, por exemplo, as reivindicações devem ser executadas dentro de três anos. O período de três anos começa a partir do final do ano em que o incidente ocorreu.

Isso significa que se o seu voo foi cancelado em 01.01.2022, você tem até o final de 2023 para fazer valer sua reclamação, são quase três anos.

Se a companhia aérea com a qual você voou estiver sediada no Reino Unido, você terá ainda mais tempo para fazer valer sua reclamação: seis anos!

O país a ter em atenção é a Suécia, onde os clientes têm  apenas dois meses para apresentar uma reclamação contra a companhia aérea. 

Por mais que todos realizem voos internacionais, cada país tem uma regra diferente, é importante ficar atento a todos esses períodos caso você compre passagem nesses lugares. 

Não apenas perda de conexão por motivos de atraso de voo ou cancelamento, mas também bagagem extraviada são pontos que podem gerar algum tipo de indenização por extravio.

A ResolVoo é especialista em resolver estes problemas. De forma rápida e simples, atua diretamente para resolver seus problemas e indenizar você!

Por fim, se você quiser saber mais sobre o cancelamento de voo internacional, veja o vídeo do canal Viajando com Luiz.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse