Nice Content News

Aprenda como usar Air fryer para cozinhar de forma saudável. Afinal, se você chegou até aqui é porque acabou de comprar uma ou está pensando em fazer isto em breve.

Então, se este é o caso, você faz bem em querer aprender a forma correta de utilizá-la.

As Air Fryers que aqui no Brasil também são chamadas de fritadeiras sem óleo, se tornaram populares nos últimos anos, graças à sua capacidade de cozinhar alimentos de forma saudável, sem o uso excessivo de óleo.

Essa inovação na cozinha oferece uma alternativa mais saudável para fritar, assar e grelhar uma ampla variedade de alimentos, desde batatas fritas crocantes até peixes suculentos e bolos deliciosos.

Se você ainda não tem a sua, nossa primeira recomendação é que pesquise qual a melhor air fryer custo benefício ,desta forma conseguirá comprar o modelo perfeito para você e sua cozinha!

O que este artigo aborda:

Como usar Air Fryer: Aprenda como cozinhar de forma saudável
Como usar Air Fryer: Aprenda como cozinhar de forma saudável
Pin It

Como usar Air Fryer?

Neste artigo, vamos explorar o uso correto de uma Air Fryer e compartilhar dicas e truques para você aproveitar ao máximo essa incrível invenção que facilita nossa vida na cozinha.

1. Leia o manual

Antes de começar a usar sua air fryer, é essencial ler e entender o manual do usuário fornecido pelo fabricante.

Cada marca e modelo pode ter recursos e configurações diferentes, e o manual fornecerá instruções específicas para utilizar sua airfryer da forma correta a fim de cuidar bem dela.

Familiarize-se com as funções, os controles e as recomendações de segurança para garantir um uso seguro e eficiente, assim você evitará de fazer qualquer coisa errada que possa prejudicar sua fritadeira.

2. Prepare os alimentos corretamente

Ao usar uma air fryer, é importante preparar os alimentos corretamente antes de cozinhá-los.

Corte os legumes em pedaços uniformes, seque bem as carnes e tempere de acordo com suas preferências.

Algumas receitas podem sugerir a aplicação de uma camada fina de óleo nos alimentos antes de colocá-los na fritadeira, mas isso pode variar dependendo do resultado desejado.

3. Pré-aqueça a Air Fryer

É muito importante pré-aquecer a air fryer antes de usar, isto ajuda a cozinhar os alimentos de forma uniforme.

Ou seja, você vai conseguir resultados melhores ao fazer isto.

O processo de pré-aquecimento é muito simples, na maioria das vezes você vai precisar apenas ligar a air fryer a 180° ou 200°C e deixar de 3 a 5 minutos.

4. Não sobrecarregue o cesto antiaderente

O cesto da Air Fryer tem um tamanho específico e uma capacidade máxima recomendada.

Evite sobrecarregá-la enchendo ela com muitos alimentos, pois isso pode prejudicar o fluxo de ar quente e resultar em um cozimento irregular.

Se for preparar uma quantidade de comida maior do que sua fritadeira comporta, então é melhor fazer duas levas de comida do que tentar fazer tudo de uma vez.

5. Agite ou vire os alimentos durante o cozimento

Durante o processo de cozimento, agite ou vire os alimentos regularmente. Isso ajuda a garantir que todos os lados sejam cozidos de maneira uniforme.

Além disso, ao mexer os alimentos, você pode evitar que grudem no fundo da cesta ou que venham a queimar.

6. Ajuste as configurações de temperatura e tempo

Cada receita pode exigir configurações de temperatura e tempo diferentes. É importante seguir as instruções específicas da receita ou do manual do fabricante para obter os melhores resultados.

Se sua airfryer veio sem manual, basta dar uma pesquisada na Internet que certamente você vai encontrar a receita que deseja fazer informando o tempo e temperatura que devem ser usados.

7. Experimente diferentes alimentos e receitas

Uma das melhores coisas sobre a airfryer é a versatilidade na cozinha. Experimente diferentes alimentos e receitas para explorar o potencial da sua airfryer. 

Além de alimentos como batatas fritas e frango crocante, você pode preparar legumes assados, camarão empanado, bolinhos de queijo, empanadas, tortinhas, cupcakes, bolos e muito mais. 

Há uma infinidade de receitas gratuitas disponíveis na Internet em sites especializados.

8. Acompanhe o cozimento de perto

Embora as airfryers sejam convenientes e permitem um cozimento mais autônomo, é importante acompanhar de perto o processo.

Verifique os alimentos regularmente para garantir que não fiquem excessivamente cozidos ou queimados.

Isso também permite que você faça ajustes nas configurações de temperatura e tempo, se necessário.

9. Atenção a limpeza e manutenção

Após cada uso, lembre-se de limpar sua air fryer da forma correta para preservar bem ela, caso contrário você pode danificar o Teflon por exemplo.

Para limpar desligue a fritadeira da tomada, remova o cesto e lave ele com água morna e detergente utilizando a parte macia da esponja (nunca use a parte verde/áspera).

A maioria das airfryers possuem peças removíveis e laváveis na máquina de lavar louça, mas é importante verificar as instruções do fabricante para ver se a sua permite que isto seja feito.

Limpe o interior do air fryer somente com um pano úmido ou uma esponja macia. Evite o uso de produtos químicos abrasivos, pois podem danificar a superfície dela.

Dicas extras

  • Use papel manteiga ou tapetes de silicone no cesto para facilitar a limpeza e evitar que os alimentos grudem;
  • Para obter uma textura mais crocante, você pode borrifar um pouco de óleo nos alimentos durante o cozimento;
  • Experimente diferentes temperos e marinadas para adicionar sabor aos seus pratos.

Conclusão

A air fryer é um eletrodoméstico excelente que com certeza vai facilitar sua vida na cozinha e te ajudar a preparar diversas comidas gostosas de uma forma bem mais saudável.

Sabendo usar da forma correta, seguindo as dicas mencionadas acima, você pode desfrutar de refeições deliciosas, crocantes e saborosas de maneira rápida e prática.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse