Nice Content News

Surgiu a dúvida se precisa pré aquecer a airfryer antes cozinhar a refeição? Confira se há necessidade dessa etapa no preparo de algumas receitas

Já unânime que a air fryer traz comodidade para a vida de diversas pessoas. Porém, muita gente ainda tem dúvidas com relação a melhor forma de preparar alimentos na panela. 

A panela é muito desejada tendo em vista que elimina a necessidade de utilizar óleo para fritar muitos alimentos que sem os quais não vivemos. Hambúrgueres, por exemplo, bolinhos de carne ou de queijo, pastéis, quibes, frangos, batatas, dentre muitas outras opções que enchem a boca de água.

Antes as dúvidas eram como consumir esses alimentos sem se preocupar com a gordura das frituras. Depois que a air fryer chegou, e que permite fritar ou assar os alimentos apenas com o calor, outras dúvidas surgiram.

Uma destas dúvidas constantes é se precisa pré aquecer a airfryer antes de usar. Antes de responder a esta dúvida, é preciso entender o que é possível fazer com a air fryer.

O que este artigo aborda:

Precisa pré aquecer a airfryer antes de usar?
Precisa pré aquecer a airfryer antes de usar?
Pin It

O que se pode fazer com a fritadeira elétrica? 

Uma das vantagens da airfryer é o fato de poder preparar vários tipos de alimentos. É possível preparar por exemplo aves, carnes, peixes e legumes, além de pães, bolos e até mesmo um delicioso brigadeiro

Agora, o mesmo não vale para macarrão, queijo, folhas e molhos, uma vez que estes itens podem vazar pelo cesto e danificar o aparelho, grudando em seu circuito interno e no sistema de aquecimento.  

Precisa pré aquecer a airfryer antes de usar?

Sim, contudo, isto depende da receita que se optar por fazer. Dependendo do prato escolhido, o pré-aquecimento da airfryer otimiza o preparo da receita e torna o alimento muito mais saboroso. 

Seria o mesmo que pré-aquecer o forno antes de utilizá-lo, para assar uma carne vermelha, um frango ou peixe por exemplo, ou mesmo preparar um bolo ou um pão diferente.  

Se a pessoa tem o interesse de assar um pão, por exemplo, ao deixar a massa na airfryer pré-aquecida, a mesma vai assar de forma homogênea, isto é, sem que um pedaço da massa esquente mais do que o outro.  

Com relação às carnes, quando a airfryer é pré-aquecida, o famoso “choque térmico” permite selar a carne no instante em que a mesma entra no cesto da panela. 

Com isso, pode-se deixar a carne no ponto que se quiser, tornando o alimento mais gostoso e mais nutritivo. 

E se não aquecer a airfryer antes de usar?

Não tem problema também. Nestes casos, a ideia é utilizar a airfryer com alimentos congelados, mas é preciso prestar atenção no que a receita pede. 

No caso de pães, bolos, tortas e outros, não pré-aquecer a panela pode resultar em uma receita menos satisfatória ao paladar. Isso porque a massa pode passar do ponto. 

É como preparar as refeições utilizando um forno comum do fogão. 

Como pré-aquecer a airfryer?

A temperatura máxima do cesto da air fryer durante o preparo dos alimentos, pode variar de 180ºC a 200ºC conforme o tipo de panela. 

Como a fritadeira é elétrica, ao contrário do forno a gás, a temperatura se eleva mais rápido, em um tempo de 3 a 5 minutos. 

Depois disso, basta colocar os alimentos no cesto e esperar o tempo que a receita pede para que comecem a cozinhar. 

Vale lembrar que a receita precisa ser seguida à risca quanto ao tempo que se deve deixar o alimento na fritadeira. Caso esse tempo ultrapasse o período sugerido na receita, o alimento pode ser queimado e seu sabor, bem como os nutrientes, comprometidos. 

Por fim, se você quiser saber mais se precisa pré aquecer a airfryer, veja o vídeo do canal Maurício Rodrigues.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse