Nice Content News

A correria do dia a dia pode nos deixar no modo automático quando o assunto é cuidar dos fios. É importante avaliar periodicamente a saúde do nosso cabelo para identificar os possíveis danos e adotar hábitos mais saudáveis.

Durante o dia, nosso cabelo é exposto a muitas variáveis, como sol, chuva, poluição, fontes de calor e outros. Isso contribui para que os fios percam nutrientes e também para a desconstrução da fibra, deixando-a opaca.

Assim, alguns cuidados são necessários para manter a saúde e beleza dos fios, afinal de contas, quem não gosta de ter um cabelo macio e sedoso, não é mesmo? Entre eles, a hidratação profunda, com um creme reconstrutor capilar e um protetor térmico, por exemplo.

O que este artigo aborda:

Como identificar danos no cabelo e restaurar a saúde dos fios
Como identificar danos no cabelo e restaurar a saúde dos fios
Pin It

Como identificar um cabelo danificado?

Um cabelo saudável apresenta leveza no movimento, vitalidade, maciez e brilho. É o tipo de cabelo que não fica embaraçado com facilidade e tem aspecto uniforme porque suas cutículas estão alinhadas. O cabelo danificado, por sua vez, apresenta outras características, como:

  • Quebra excessiva: durante a escovação, o cabelo quebra facilmente;
  • Pontas duplas e quebradiças: é um sinal evidente de dano e indicam que a cutícula está desfeita;
  • Frizz e textura áspera: isso se dá devido à falta de nutrientes e da umidade nos fios;
  • Elasticidade diminuída: fios perdem a elasticidade e se rompem com facilidade;
  • Cabelo opaco e sem brilho: a camada externa do cabelo fica prejudicada e não reflete a luz.

Esse é o roteiro para saber se os seus fios estão danificados ou não. Se você identificar algum sinal, é importante redobrar os cuidados e fazer tratamentos específicos, que vão devolver aos fios os nutrientes e a hidratação de que eles precisam.

Causas do cabelo danificado

Quando o cabelo fica danificado e sem vida, é importante identificar o que causou os danos para remover esse hábito, assim, fica mais fácil evitar esse problema. Existem diversos fatores que podem contribuir para danificar os fios, como:

  • Usar fontes de calor em excesso: usar muita chapinha e secador sem proteção faz com que o cabelo sofra com altas temperaturas e perca água. Por isso, invista em um protetor térmico antes da chapinha, modelador de cachos ou secador;
  • Usar água quente para lavar os cabelos: evite temperaturas extremas para lavar os cabelos, porque isso deixa os fios ressecados. A água quente remove a oleosidade natural dos fios e deixa as cutículas expostas;
  • Abusar de produtos químicos: procedimentos químicos em excesso podem quebrar os fios e deixar as pontas ressecadas. Evite também fazer vários procedimentos químicos ao mesmo tempo para não sobrecarregar a fibra.

Como tratar o cabelo danificado?

Para devolver o brilho e a maciez para o cabelo, é importante seguir uma rotina de cuidados. A melhor escolha é fazer em casa o cronograma capilar. Esse método consiste em escolher produtos para cada uma das fases:

  • Hidratação: ajuda a repor a água na fibra capilar. Ela repõe a água perdida pelos fios e prepara as fibras capilares para receber os demais nutrientes de que ela precisa;
  • Umectação: essa fase trabalha para devolver a nutrição ao cabelo. Ela repõe os lipídeos, que fazem parte da barreira de proteção natural do cabelo, e sela a hidratação, o que reduz significativamente o frizz e confere mais brilho;
  • Reconstrução: essa fase é muito significativa para os cabelos danificados, pois repõe a queratina e as proteínas dos fios, deixando a estrutura do cabelo mais forte e resistente.

O cronograma capilar deve ser feito com os produtos certos, com nutrientes indicados para a necessidade do cabelo. Em cada fase, um tipo de produto diferente é aplicado. Para a hidratação, você pode fazer uso de máscaras concentradas, que contenham ativos, como pantenol, glicerina na formulação, frutas e álcoois graxos.

Para a nutrição, aposte em produtos que tenham óleo de coco, manteiga de karité ou de cacau na composição do produto. Por fim, para a reconstrução, prefira tratamentos com queratina, arginina, ceramidas, óleo de rícino ou creatinina na fórmula.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse