Nice Content News

Mas afinal, como saber se a bateria do carro está ruim e pedindo para ser trocada? 

Saber identificar os sinais de que a sua bateria de carro está precisando ser trocada é crucial para a sua segurança, além de prevenir surpresas desagradáveis no futuro. 

Para entender mais sobre o assunto e ficar atento aos mínimos sinais que o seu carro está dando, confira abaixo como saber se a bateria do seu carro está ruim. 

O que este artigo aborda:

Como saber se a bateria do carro está ruim
Como saber se a bateria do carro está ruim
Pin It

O que pode causar o desgaste da bateria de carro 

O desgaste da bateria de carro é algo natural que vai acontecer ao longo dos tempos, mas, por outro lado, existem alguns fatores que podem acelerar esse processo de desgaste. 

Como por exemplo: 

  • Temperaturas extremas: a exposição a temperaturas extremas pode acelerar o processo de desgaste da bateria do carro, reduzindo a sua capacidade de carga. 
  • Falhas elétricas: falhas em componentes no sistema elétrico do carro podem ocasionar um maior uso de carga na bateria, o que pode levar ao desgaste da mesma. 
  • Excesso de cargas: o uso excessivo de componentes e dispositivos modernos que são encontrados nas baterias, geram um maior desgaste da mesma devido sua carga.
  • Má manutenção: a falta de manutenção e revisão de seu veículo, pode contribuir para o seu desgaste precoce. Portanto, esteja sempre com a sua manutenção em dia para evitar qualquer problema na bateria do seu veículo.
  • Falta de uso: a inatividade por um longo período de tempo pode resultar em uma descarga total ou parcial da bateria, o que leva a falhas em sua capacidade de reter carga.
  • Vibrações excessivas: as vibrações que ocorrem com bastante frequência, principalmente em estradas irregulares, causam danos internos à bateria, acelerando seu processo de desgaste.

Como saber se a bateria do carro está ruim

Entender a importância de saber quando a bateria do carro está ruim, é essencial para uma maior confiabilidade nas estradas.

Abaixo, confira alguns sinais notórios que a bateria apresenta quando está em péssimas condições: 

Dificuldade ao iniciar

Quando o veículo começa a apresentar sinais de dificuldade ao dar partida, você precisa ficar atento! 

A lentidão ao dar um arranque, é um dos sinais mais claros de bateria fraca. 

Caso seu motor esteja girando devagar e impedindo a velocidade, esse pode ser o sinal que você precisava para trocar de bateria. 

Iluminação fraca

Quando os seus faróis apresentam menos intensidade e suas luzes internas se tornam fracas, pode ser sinônimo de pouca carga.

Para identificar se esse realmente é o problema por trás das falhas em seus faróis, consulte uma ajuda técnica que pode ser encontrada em oficinas, postos de gasolina ou em lojas de pneus em Curitiba

Desta maneira, você conseguirá resolver o problema de uma forma mais direcionada.

Mau cheiro

Se você sentir um forte cheiro de ovo podre em seu veículo, esse também pode ser um indicativo de problemas com a sua bateria.

Esse mau cheiro ocorre devido ao vazamento de gás de enxofre que vem da bateria, causando um forte odor. 

Painel de controle

Outra forma mais fácil e rápida para identificar problemas com a sua bateria, é através do painel de controles. 

Muitos veículos modernos alertam sobre dificuldades na bateria através de luzes pelo painel de controle.

Conclusão

Como saber se a bateria do carro está ruim pode ser uma tarefa um tanto quanto minuciosa, mas através dos detalhes apresentados neste artigo, esse trabalho se torna descomplicado. 

Desde a idade da bateria até condições climáticas, são vários os motivos que causam o desgaste da bateria.Quando sua carga está ficando mais fraca, é comum que a mesma apresente sinais de alerta em seu funcionamento, como por exemplo: baixo rendimento e velocidade, alterações no motor, dificuldades no arranque, presença de odor e até mesmo sinalizações no painel do carro.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse