sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 20:53:08
Nice Content News

Desde os anos 1990, o tema de design e sustentabilidade tem sido cada vez mais discutido, e empresas que não abraçam esse compromisso tendem a se mostrar obsoletas. Especialmente para as novas gerações, o respeito ao meio ambiente é um fator determinante no momento de escolher um produto, uma marca ou até mesmo uma vaga de emprego.

Por isso, cada vez mais empresas buscam alternativas verdes para seus processos, diminuindo a liberação de carbono e evitando o desperdício de recursos. Da reciclagem à mudança nas matrizes energéticas, há muito o que se fazer para deixar uma empresa mais sustentável.

Para que uma empresa seja considerada sustentável, é importante que ela adote atitudes éticas, tanto em relação ao meio ambiente quanto às questões sociais, com práticas que ajudem seu crescimento econômico, sem prejudicar o desenvolvimento da sociedade.

Especialmente nos escritórios, é importante rever alguns hábitos e adotar novos comportamentos para garantir um dia a dia mais sustentável e seguro para todos. Descubra aqui algumas dicas de design e sustentabilidade.

O que este artigo aborda:

1. Reciclagem

A reciclagem é uma das principais atividades quando o assunto é tornar uma empresa mais sustentável. Em alguns lugares, reciclar se trata de uma política pública, com incentivo do governo para que pessoas e organizações comecem a reutilizar materiais, evitando o descarte inadequado e o desperdício de recursos.

Design e sustentabilidade no escritório: 5 dicas
Pin It

Foto: Pexels

Ainda que muitas casas e prédios já tenham um sistema de coleta seletiva, há muito o que as empresas podem fazer para garantir uma reciclagem adequada de seus materiais.

O primeiro passo para implementar essa ideia é buscar a estrutura adequada, que inclui desde uma parte material (com lixeiras bem sinalizadas) até uma questão educacional, preparando os colaboradores a participarem desse processo.

Conscientizar os funcionários da empresa é essencial para que a reciclagem seja adequada. Isso pode ser feito a partir de treinamentos e uma melhor comunicação e indicação quanto aos materiais que podem ser reciclados e como isso deve ser feito.

Normalmente, já é possível adquirir lixeiras específicas para a separação de materiais como plásticos, vidros, papéis, entre outros. Também é importante explicar qual é a condição adequada dos descartes que poderão ser reciclados e quais devem ser colocados em um lixo comum, de materiais não-recicláveis.

Muitas vezes, a reciclagem pode ser feita dentro do próprio escritório e de uma forma que traz mais economia no dia a dia: o reaproveitamento de papéis e folhas que seriam descartados, especialmente para rascunhos.

2. Fragmentadora de papel

Nos escritórios, é comum que diversos papéis sejam utilizados, incluindo alguns com informações confidenciais. Para que essas folhas possam ser reutilizadas ou recicladas, é necessário garantir que essas informações estejam seguras. Por isso, é importante utilizar uma fragmentadora de papel.

A fragmentadora é um equipamento que ajuda a cortar ou triturar diversos tipos de documentos, incluindo alguns outros materiais, como cartões, CDs, entre outros. O uso da fragmentadora é bastante comum nos escritórios, especialmente para garantir a segurança da informação, seja para a reciclagem que é feita no local ou em indústrias específicas.

A utilização da fragmentadora ajuda a trazer alguns benefícios para o seu escritório e o meio ambiente, diminuindo os resíduos que seriam descartados nos aterros sanitários, além de proteger e economizar recursos naturais.

3. Matriz energética

Também é importante pensar no tipo de energia que é utilizado para a realização das atividades dentro de um escritório. Especialmente em tempos de escassez de chuva, é essencial que o escritório busque por alternativas que não sobrecarregue o meio ambiente, além de proteger suas atividades em possíveis apagões.

Uma das formas mais comuns de conseguir uma energia limpa, renovável e sustentável é a partir da instalação de painéis fotovoltaicos. Porém essa não é a única forma, já que hoje em dia também é possível investir em alternativas que são tão econômicas e eficientes quanto a própria produção de energia.

A energia solar por assinatura, por exemplo, é uma dessas opções mais econômicas e sustentáveis. Com isso, a empresa pode pagar um valor fixo mensal para usar o equipamento, o que torna o preço da conta de luz mais econômico do que o pagamento feito às concessionárias de energia elétrica mais tradicionais. Além disso, o uso da energia solar produz menos impactos no ambiente do que outras fontes de energia.

O Brasil é um país em que a energia solar pode ser utilizada em toda a sua extensão territorial, graças a sua localização privilegiada com alta incidência de luz solar durante todo o ano. Isso tem feito com que muitas empresas optem por essa mudança.

4. Espaços verdes dentro e fora do escritório

Uma maneira de deixar o escritório mais sustentável é investir em áreas verdes, tanto dentro quanto fora do escritório.

Algumas pesquisas apontam que um pouco de verde nos ambientes pode ser o suficiente para estimular algumas áreas do cérebro que estão ligadas a sensação de satisfação e de qualidade de vida. Isso também ajuda a concentração e melhora a percepção da qualidade do ar. Por isso, em ambientes fechados, o uso de plantas na decoração pode trazer melhorias para a vida das pessoas.

Já em áreas abertas, as plantas podem ajudar na fotossíntese, com a liberação de oxigênio na atmosfera e na absorção de gases tóxicos. Dependendo de algumas características do jardim, ele também pode absorver mais água, evitando alagamentos na região e ajudando a preservar os lençóis freáticos.

5. Opte por equipamentos com eficiência energética alta

Na hora de comprar os equipamentos, de lâmpadas a computadores, por exemplo, escolha os modelos que tenham uma melhor eficiência energética. Isso quer dizer que eles conseguem apresentar um bom desempenho com um menor consumo de energia elétrica, algo que influencia diretamente na sua conta de luz, além de evitar o desperdício.

Os escritórios costumam ter vários equipamentos, sejam aqueles utilizados diretamente nos trabalhos ou aqueles que ajudam a deixar o ambiente mais confortável, como aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores. Por isso, no momento de adquirir esses itens, preste atenção às recomendações do Inmetro para ter mais economia.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de design e sustentabilidade, veja o vídeo do canal Natalí Garcia.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse